Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as propostas de integração econômica de países do continente americano que foram apresentadas desde as últimas décadas, encontram-se

  • A. A ALCA, Área de Livre de Comércio das Américas, projetada para ser o maior bloco econômico mundial e que originalmente pretendia englobar todo o continente mas encontrou grande resistência por parte do governo dos Estados Unidos, que alegou a questão da grande disparidade econômica.
  • B. O Mercosul, Mercado Comum do Sul, zona de livre comércio entre os países do Cone Sul que não se concretizou ou firmou acordos bilaterais tendo em vista as dificuldades de relacionamento econômico entre a Argentina e o Brasil, países que competem em diversos setores.
  • C. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), acordo que implantou a eliminação das barreiras alfandegárias e passe livre para os americanos da região norte trabalharem ou abrirem negócio em qualquer um de seus países membros.
  • D. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas), organização intergovernamental criada por ocasião da realização de uma cúpula de chefes de estado em Brasília e formada por doze países sul-americanos com objetivos de integração e cooperação em diversos níveis.
  • E. A Comunidade Andina de Nações, grupo de países identificados ao bolivarianismo, com fortes divergências políticas em relação ao imperialismo econômico norte-americano, que firmaram o Pacto Andino e tem sua sede atual na Venezuela.

Nos governos de Gaspar Dutra (1946-1951) e de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil teve de se posicionar em relação à nova realidade mundial determinada pela Guerra Fria. No que se refere à política externa brasileira no período mencionado, julgue (C ou E) os itens seguintes. Na IV Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores das Américas, em 1951, o chanceler brasileiro defendeu a necessidade de promoção do desenvolvimento como melhor forma de impedir o avanço da ideologia comunista na América Latina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A memória musical do movimento estudantil do passado foi reacendida pelos estudantes da educação básica de escolas públicas paulistas. Ao som de Geraldo Vandré e Chico Buarque, esses estudantes em novembro de 2015 não se calaram diante da precariedade da educação pública paulista. Esse momento histórico representou:

I) Uma negação do sentimento patriótico nacional, uma vez que esses estudantes agiram como baderneiros movidos exclusivamente por seus interesses individuais.

II) Um momento de recuperação da soberania e do exercício da cidadania, tendo em vista o alto nível de mobilização desses estudantes, ao ocuparem 19 escolas em São Paulo, indo de encontro a uma gestão totalmente descompromissada com a educação.

III) Um gesto de desrespeito ao gestor estadual Geraldo Alckmin que estava sendo obrigado a fechar algumas escolas em consequência da crise econômica.

IV) Uma retomada da força juvenil no combate aos desmandos políticos e uma afirmação do senso de coletividade que durante muitas décadas estava anestesiado.

V) A denúncia de políticas estaduais desmontadoras do sistema público educacional paulista, por meio da defesa de duas bandeiras de luta: o acesso e a qualidade da educação. Esse empoderamento dos jovens estudantes foi um exemplo histórico para os brasileiros de todas as gerações.

Estão corretas as alternativas:

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e V, apenas.
  • C. I, IV e V, apenas.
  • D. II, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

A pluralidade de calendários existente ao compararmos as mais diversas culturas, passadas e presentes, demonstram que

  • A. os povos mais evoluídos tendem a desenvolver métodos elaborados de contagem ao contrário de civilizações primitivas que não se preocupam com o registro da passagem do tempo.
  • B. o trabalho industrial transformou completamente a concepção do tempo nas cidades em relação ao campo, que, em qualquer parte, ainda mantém formas de medição que se distanciam radicalmente do padrão urbano.
  • C. o interesse pela medição do tempo pode ser encontrado nos mais diversos povos, que desenvolveram calendários, registros e concepções de tempo intimamente relacionados às suas necessidades, crenças e identidades culturais.
  • D. o conhecimento da matemática e da astronomia resultaram na sofisticação dos calendários e em formas de organização do tempo racionais, desprovidas de sentidos celebrativos, míticos ou religiosos.
  • E. a importância conferida à passagem e à medição do tempo é maior em povos guerreiros, que regram seu cotidiano ao exercerem o domínio sobre os demais e valorizar o comércio em detrimento da agricultura.

Nos governos de Gaspar Dutra (1946-1951) e de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil teve de se posicionar em relação à nova realidade mundial determinada pela Guerra Fria. No que se refere à política externa brasileira no período mencionado, julgue (C ou E) os itens seguintes. Sob a justificativa de que o caso grego seria um reflexo da guerra política desenvolvida pelo comunismo internacional nos diversos países, com o objetivo de dominar o mundo, o Brasil apoiou a intervenção de potências ocidentais na guerra civil grega.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual momento histórico vivenciado no cenário nacional nos convidou a um processo de alfabetização política, bem como a um aprendizado contínuo do exercício de cidadania. O impeachment da presidente Dilma e todo o processo que gerou a sua culminância nos faz avaliar como cidadãos que, EXCETO:

  • A. Há uma absoluta similiaridade com o processo de impeachment do ex presidente Fernando Colllor de Melo, inclusive no que diz respeito aos estudantes universitários que foram às ruas.
  • B. A política de imagem tramada pelas mídias dominantes nos manipulam com uma força simbólica tão profunda que chega a ameaçar a nossa cidadania e o nosso senso crítico.
  • C. Os grupos políticos dominantes no nosso país ainda são as velhas oligarquias conservadoras que se reinventam apresentando na cena pública uma máscara do novo.
  • D. O exercício da cidadania não se encerra nas urnas, mas é um gesto contínuo e coletivo de exercício da criticidade e da soberania, manifestando suas insatisfações por meio de atos públicos, ocupando as ruas da cidade, do estado e do país.
  • E. A ameaça à democracia tem sido um fantasma histórico no território brasileiro, uma vez que os interesses econômicos de alguns grupos dominantes atropelam toda a memória de luta e do processo de redemocratização do Brasil.

Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços negroides desse crânio, contribuiu para

  • A. a formulação de novas interpretações acerca do processo de povoamento de nosso continente e do globo, levando em conta a possibilidade de o Homo sapiens ter se desenvolvido aqui e não na África.
  • B. a confirmação da teoria chamada de Consenso Clóvis, desenvolvida nos Estados Unidos, de que as regiões da África e da América do Sul formavam um só bloco continental, o que facilitava a circulação dos grupos humanos.
  • C. a hipótese de a ocupação ter se iniciado pela América do Sul a partir de fluxos migratórios provenientes da costa africana por terra e por mar, diferentemente das teses sustentadas pela comunidade científica internacional durante décadas.
  • D. o desenvolvimento das pesquisas sobre os paleoameríndios, populações coletoras e caçadoras que não deixaram vestígios e sobre as quais pairam muitas dúvidas e considerações hipotéticas.
  • E. a comprovação de que a ocupação do continente aconteceu a partir da vinda simultânea de grupos de origem mongoloide e negroide pelo estreito de Behring, em um contexto geográfico marcado pelo congelamento das águas.

Nos governos de Gaspar Dutra (1946-1951) e de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil teve de se posicionar em relação à nova realidade mundial determinada pela Guerra Fria. No que se refere à política externa brasileira no período mencionado, julgue (C ou E) os itens seguintes. O Brasil absteve-se na votação da resolução da ONU que, em 1950, declarou ser a República Popular da China culpada pela agressão da Coreia do Norte à Coreia do Sul.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro fevereiro e março. Alô, Alô Realengo, aquele abraço...Alô, alô Teresinha aquele abraço, alô torcida do Flamengo, aquele abraço...Essa música, assim como a Garota de Ipanema e mais 25 canções de grande compositores brasileiros cantam a alma carioca com muita propriedade. Essa alma carioca radiante e contagiante representava até a década de 60 do século XX, a alma de todos os brasileiros. A perda do título de capital do Brasil por parte dos cariocas foi uma mudança paradigmática na nossa identidade nacional, isso foi consequência de:

I) Um processo histórico provocado pelos interesses do populista Getúlio Vargas.

II) Uma ambição narcisista e extremamente ousada do presidente Juscelino Kubistchek na sua administração emblemática dos 50 anos em 5.

III) Uma negação do imaginário brasileiro do passado e a invenção de um novo Brasil planejado, uniforme, moderno e silenciador das diferenças e dos contrastes sociais.

IV) Uma experiência recorrente na história do nosso país, intitulada de mobilidade das capitais, isso se deu sempre em função dos interesses políticos e econômicos de grupos oligárquicos que estavam no poder e queriam imprimir suas marcas narcísicas.

V) Uma consulta democrática direcionada a toda à população brasileira, portanto, Brasília como capital foi a expressão de um desejo coletivo nacional em um cenário republicano.

Estão INCORRETAS apenas as alternativas:

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. I e III.
  • D. I e V.
  • E. II, III e IV.

A Revolução Francesa colocou em cheque os alicerces políticos do Antigo Regime, e sua repercussão além das fronteiras nacionais pode ser percebida

  • A. em várias lutas pela independência na América de colonização ibérica, incluindo revoltas coloniais como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
  • B. na adoção, pela maioria dos países europeus, do lema liberdade, igualdade e fraternidade em suas constituições republicanas formuladas no final do século XVIII.
  • C. na Declaração de Independência dos Estados Unidos, que se inspirou na experiência francesa e reproduziu os Direitos do Homem e do Cidadão.
  • D. na extinção do absolutismo monárquico e de outras formas de autoritarismo governamental na história europeia subsequente.
  • E. em revoluções posteriores que se ampararam ideologicamente nos ideais iluministas, caso da Revolução Haitiana, da Revolução do Porto e da Revolução de Outubro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...