Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:

  • A. Os livros didáticos de História que têm circulado nas escolas brasileiras sempre foram e continuam sendo influenciados pelo paradigma positivista.
  • B. A prática pedagógica dos professores de História no cenário atual brasileiro não tem sido mais fundamentada nos conteúdos dos livros didáticos, mas no uso das tecnologias e das mídias digitais.
  • C. Após o período de redemocratização do Brasil, os livros didáticos que passaram a circular e serem adotados nas escolas foram marcantemente influenciados pelo paradigma marxista, indo de encontro à herança do ensino positivista que fazia apologia aos heróis nacionais e contribuía para a reprodução de alunos passivos e acríticos.
  • D. Considerando-se a estreita relação que há entre o ensino de história na universidade e o ensino de história nas escolas da educação básica, é visível a forte influência dos livros didáticos que são sugeridos pelos professores da educação superior na escolha dos livros que são adotados nas escolas.
  • E. Todos os livros didáticos que estão sendo aprovados pelo PNLD apresentam narrativas históricas influenciadas pela nova história cultural francesa.

Considere a frase abaixo.

Muito teremos feito em breve tempo se conseguirmos libertar-nos da importação de artefatos de ferro, nacionalizando a indústria siderúrgica. (Getúlio Vargas, em 1931)

A concretização das pretensões do autor da frase ocorreu, durante a Segunda Guerra Mundial, quando usou a importância do Brasil no contexto geopolítico da América do Sul e

  • A. acertou com os Estados Unidos o apoio às forças aliadas em troca da construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
  • B. ampliou o raio de atuação do Estado e de suas formas de intervenção econômica nas áreas sul-americanas de interesse dos Estados Unidos.
  • C. criou empresas privadas, que se revelaram fundamentais para a industrialização e a independência econômica do país, como as da Petrobras.
  • D. manteve uma posição de neutralidade em relação aos Estados Unidos para conseguir financiamento externo para a siderurgia nacional.
  • E. enfraqueceu a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado por regimes fortes.

Desde o advento das reformas empreendidas por Deng Xiaoping — a partir de 1978 —, a China experimenta uma inserção crescente, ampla e contínua na economia global, em termos de crescimento econômico, inovação, investimentos, expansão de infraestrutura, geração de energia, ampliação de mercados e diversificação de exportações. A respeito da expansão dos interesses e da diplomacia econômica chinesa, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A China, empenhada em adotar um novo padrão de crescimento econômico, baseado em indústrias menos intensivas na emissão de gás carbônico, vem buscando restringir investimentos em atividades poluidoras tanto em nível doméstico quanto internacional e, junto com os EUA, comprometeu-se recentemente a retirar gradativamente subsídios a atividades econômicas mantidas à base da queima de combustíveis fósseis.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desconhecimento da história da Paraíba, por parte de seus moradores contribui para o processo de reprodução da memória oficial celebrativa. Em se tratando de falar das revoluções paraibanas, é consensual no discurso local, a referência à Revolução de 30, porque está associada à reprodução do mito João Pessoa, que inclusive gerou a mudança do nome da cidade Parahyba para João Pessoa. A Revolução de 1817 é uma experiência de movimentos sociais que faz parte da memória silenciada pela historiografia tradicional celebrativa. Alguns pesquisadores locais têm dado visibilidade aos outros sujeitos históricos e às outras revoluções paraibanas, nesta virada epistemológica da narrativa histórica crítica os estudos mostraram que a Revolução de 1817 representou:

I) Um movimento protagonizado exclusivamente pela elite agrária paraibana e pernambucana.

II) Uma resposta à conjuntura de recessão da economia local paraibana no século XIX.

III) Um movimento social pouco relevante, uma vez que teve a participação popular e chegou a proclamar a República, a Paraíba aderiu à revolução e instituiu sua própria república em 15 de março de 1817.

IV) A recuperação de uma memória de liderança e resistência paraibanas, por meio da imagem de militantes como: Amaro Gomes Coutinho, Antônio Pereira de Albuquerque, Francisco José da Silveira, Inácio Leopoldo de Albuquerque Maranhão e José Peregrino de Carvalho, todos foram enforcados, esquartejados e tiveram suas mãos e cabeças expostas publicamente na capital da Paraíba.

V) A relação entre movimentos sociais populares e a valorização do patrimônio edificado da cidade, uma vez que a pesquisa gerou um processo de recuperação das placas com os nomes das vítimas das forças militares que se encontram expostas no centro da cidade de João Pessoa.

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A. I, II, e IV.
  • B. I, III, e V.
  • C. I, II e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. II, III e IV.

O período entre 1870 e 1914 ficou conhecido na História Contemporânea como o do imperialismo. Esse período

  • A. caracterizou-se pelo fim do intervencionismo do Estado sobre a economia, pela superação da centralização política em torno de uma burocracia, com liberdade do câmbio e do comércio.
  • B. oi um momento de passagem do capitalismo concorrencial, limitado aos mercados europeus, para uma fase monopolista, conquistada com a fusão entre capital industrial e o bancário.
  • C. sustentou-se nos pilares econômicos de incentivo à produção industrial ou manufatureira e na liberdade de concorrência e de conquista econômica de novos mercados europeus.
  • D. foi definido como o ‘fardo do homem branco’ devido aos europeus e norte-americanos tomarem para si a tarefa de levar aos locais mais distantes do planeta o progresso econômico e tecnológico.
  • E. dividiu o mundo em duas áreas de influência bem demarcada: a controlada pelos Estados Unidos, formada pela América e a África, e a controlada pelos europeus, formada pela Ásia e o Oriente Médio.

Desde o advento das reformas empreendidas por Deng Xiaoping — a partir de 1978 —, a China experimenta uma inserção crescente, ampla e contínua na economia global, em termos de crescimento econômico, inovação, investimentos, expansão de infraestrutura, geração de energia, ampliação de mercados e diversificação de exportações. A respeito da expansão dos interesses e da diplomacia econômica chinesa, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Em abril de 2016, a China anunciou programa de exploração de nova rota marítima, na região do Ártico, como forma de expandir suas linhas comerciais no hemisfério norte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos cordéis, na música, na poesia, no cinema e na literatura, por meio de muitas linguagens artísticas, o Cangaceirismo foi representado como uma experiência que contribuiu para a construção de uma imagem e uma identidade nordestina. Sobre esse movimento social é INCORRETO dizer que:

  • A. Lampião, Maria Bonita e o seu bando podem ser considerados ícones na cristalização de uma imagem para o nordeste estereotipada no nosso imaginário nacional.
  • B. Os cangaceiros foram grandes protagonistas da história e assumiram uma identidade de movimento social muito fixa e homogênea, sempre tendo como inimigos, os coronéis.
  • C. A astúcia dos cangaceiros no enfrentamento das relações de poder no auge do coronelismo nordestino foi uma experiência marcante na história dos movimentos sociais brasileiros.
  • D. Os novos paradigmas da história contribuíram para repensar todos os movimentos sociais considerados espontaneístas e pouco valorizados pela historiografia marxista mais radical. Esse novo olhar com relação aos movimentos sociais, pós-crise do marxismo economicista, trouxe para a cena movimentos como o Messianismo e o Cangaceirismo com muita positividade em termos de atuação política.
  • E. Os cangaceiros assumiram uma trajetória de luta multifacetada e difícil de decifrar, uma vez que os coronéis, em alguns momentos apareciam como seus inimigos, em outras cenas históricas, eles se tornavam aliados dos coronéis.

Os acordos a que o texto se refere, realizados pelo governo brasileiro na primeira década do século XXI,

  • A. fizeram parte de arranjos regionais, porém sem maior aprofundamento institucional para que uma maior liberdade de ação fosse garantida aos países participantes, inclusive ao Brasil.
  • B. basearam-se no institucionalismo pragmático, ou seja, acreditava-se que o adensamento da presença internacional do Brasil traria desenvolvimento aos países da América do Sul.
  • C. levaram a conformação de um contexto que possibilitou o desenvolvimento do modelo de autonomia pela participação entre os países da América Latina, e pela criação do Mercosul.
  • D. contribuíram para que o Brasil adquirisse maior credibilidade internacional, e criaram as condições necessárias para o desenvolvimento econômico do país e dos países da América Latina.
  • E. tiveram a função de inserir o Brasil num papel de relevo no cenário mundial, garantindo-lhe o destaque de ser um parceiro estratégico na América Latina e no Hemisfério Sul.

Desde o advento das reformas empreendidas por Deng Xiaoping — a partir de 1978 —, a China experimenta uma inserção crescente, ampla e contínua na economia global, em termos de crescimento econômico, inovação, investimentos, expansão de infraestrutura, geração de energia, ampliação de mercados e diversificação de exportações. A respeito da expansão dos interesses e da diplomacia econômica chinesa, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Não obstante a expansão da oferta chinesa de bens e serviços de alto valor agregado, o país defronta-se com claros limites à expansão de sua competitividade global, diante do estancamento dos seus índices de produtividade do trabalho, desde meados da década passada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No nosso imaginário nacional fomos condicionados a buscar incessantemente o salvador de nossa pátria, isso é consequência do ensino de história positivista apologético que fabricou os chamados e proclamados heróis nacionais, com as respectivas datas comemorativas e o registro oficial de seus grandes feitos. Neste sentido, podemos considerar o ex presidente Getúlio Vargas:

I) Um estadista tão audacioso e empreendedor que ousou mudar a capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília.

II) O único presidente da República que foi na contramão da história das elites no poder e que aderiu a um modelo de gestão inspirado pelo socialismo e pelo paradigma marxista.

III) Um grande investidor da construção da identidade nacional, uma vez que em seu governo tomou iniciativas no âmbito econômico e cultural no sentido de afirmar as potencialidades do Brasil.

IV) Um gestor que destruiu todos os direitos mais valiosos dos trabalhadores brasileiros.

V) Um gestor populista com muita eficiência, uma vez que ele conseguiu silenciar os movimentos sociais, fazendo reformas que beneficiaram os trabalhadores em seus direitos, de modo a frear a onda revolucionária que estava se consolidando no país.

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A. I, II e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I e II.
  • D. I, II e IV.
  • E. III e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...