Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vistas sob a perspectiva histórica, as relações entre Brasil e China foram definidas como um demorado encontro. De 1843, quando foi instalado o consulado brasileiro em Cantão, aos dias de hoje, afastamento e aproximação deram a tônica desse relacionamento. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Sob a vigência da Política Externa Independente, em 1961, o Brasil enviou à República Popular da China uma missão comercial chefiada pelo vice-presidente João Goulart, o que agravou a desconfiança dos militares e da direita brasileira para com Goulart.

  • C. Certo
  • E. Errado

As cidades brasileiras vitrines, geométricas e espetaculares como Brasília escondem em seus escombros as outras cidades, as cidades dos excluídos, as experiências urbanas capitalistas dos que fazem a cidade com seu sangue, suor e lágrimas. Em se tratando de narrar a história da construção de Brasília, dentro de uma proposta metodológica da história vista de baixo, daremos visibilidade a outras experiências citadinas como:

I) A experiência dos movimentos estudantis.

II) As atitudes de justiça e generosidade do gestor Juscelino Kubistchek para com os trabalhadores que construíram a cidade de Brasília. III) Os movimentos dos operários das fábricas.

IV) Essa obra fantástica foi construída pelos nordestinos, chamados de candangos, na esperança de melhorar de vida, esses homens assumiram um cotidiano de trabalho árduo e incessante para concluir a grande obra desenvolvimentista de JK.

V) A geometria urbana dos populares foi desenhada e materializada pelos candangos ao ocuparem o entorno de Brasília, a cidade vitrine, criando assim, as chamadas cidades satélites, já que os construtores de Brasília não eram considerados dignos dessa obra fantástica moderna, pelo idealizador da nova capital.

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A. I, II.
  • B. II,IV e V.
  • C. IV e V.
  • D. III e IV.
  • E. I,III e V.

Com base no conhecimento histórico e no texto é correto afirmar que a Revolução Industrial

  • A. alterou, ao mesmo tempo, o processo de trabalho nas áreas coloniais e as condições sociais do artesão na Inglaterra ao reunir capitais e ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos.
  • B. representou ao mesmo tempo, revolução técnica ou tecnológica das formas de produção e revolução das condições de trabalho e retorno de capital, com a exploração desumana da mão de obra.
  • C. favoreceu a ascensão política das colônias ao promover o desenvolvimento econômico nas área periféricas, a organização do mercado de trabalho e o aumento dos núcleo domésticos de produção.
  • D. desestruturou, ao mesmo tempo, o antigo sistema colonial e as formas de produção capitalista europeia, assim como, possibilitou a formação da sociedade moderna, livre do controle das máquinas.
  • E. tornou a vida do homem, na sociedade colonial, uma constante busca pela apropriação social das inovações tecnológicas originadas do pensamento inglês de progresso e desenvolvimento.

Vistas sob a perspectiva histórica, as relações entre Brasil e China foram definidas como um demorado encontro. De 1843, quando foi instalado o consulado brasileiro em Cantão, aos dias de hoje, afastamento e aproximação deram a tônica desse relacionamento. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Fernando Collor de Melo foi o primeiro presidente brasileiro a empreender visita oficial à China e à Ásia continental.

  • C. Certo
  • E. Errado

O filme “O nome da Rosa” trata do cenário europeu na Idade Média e denuncia as relações e tramas de poder da Igreja Católica. A presença de um missionário franciscano no Convento onde estavam morrendo muitos discípulos inexplicavelmente contribuiu para o desmascaramento dos líderes religiosos que estavam sendo os próprios assassinos de seus discípulos que ousassem ler as obras secretas da Biblioteca. No que diz respeito às concepções de ciência e de História, essa trama cinematográfica pode ser relacionada a, EXCETO:

  • A. Era teocêntrica, na qual o ensino de todas as disciplinas eram fundamentado nas Sagradas Escrituras.
  • B. Democratização do acesso aos saberes livrescos oportunizado pelos líderes religiosos.
  • C. História Sagrada, uma vez que essa está consubstanciada nos dogmas da doutrina cristã eurocêntrica.
  • D. Um exemplo do paradigma positivista na ciência, personificado pelo líder franciscano que assumiu a condição de investigador da verdade sobre as mortes que estavam acontecendo no convento.
  • E. As assimétricas relações de poder entre os líderes e os seus discípulos, uma vez que estes não tinham o direito de frequentar a biblioteca do Convento, só os líderes tinham e quem ousasse entrar lá e folhear os livros morria envenenado.

O episódio narrado pelo texto, está diretamente associado

  • A. às dificuldades econômicas de Portugal em manter o império colonial na América, somadas às ideias de liberdade e independência que circulavam na Europa, no início do século XVIII.
  • B. à difusão das ideias iluministas na Europa que condenavam as estruturas absolutistas e de privilégios e enfraqueceram a política colonialista portuguesa a partir dos anos de 1800.
  • C. às transformações econômicas advindas da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, que alteraram substancialmente o panorama sócio-político de Portugal, a partir do século XIX.
  • D. à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte, motivada pela não participação do governo português no bloqueio econômico à Inglaterra, decretado pela França, em 1806.
  • E. à adoção pelo governo português de medidas administrativas que visavam reequilibrar a deficitária balança comercial lusa na Europa e o desenvolvimento econômico do reino, em 1808.

Vistas sob a perspectiva histórica, as relações entre Brasil e China foram definidas como um demorado encontro. De 1843, quando foi instalado o consulado brasileiro em Cantão, aos dias de hoje, afastamento e aproximação deram a tônica desse relacionamento. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. No Brasil, a rigidez ideológica do regime militar, ainda sob o influxo da Guerra Fria, impediu que o país normalizasse suas relações com Pequim, o que somente se deu com a redemocratização, ocorrida em 1985.

  • C. Certo
  • E. Errado

Adeus Lenin também é uma produção cinematográfica que pode ser utilizada para pensarmos o ensino de história e seus desafios. Sobre o cenário do qual trata o texto fílmico e a sua relação com a crise dos paradigmas na história, NÃO podemos afirmar:

  • A. Por tratar da crise do socialismo real e da queda do muro de Berlim, o filme nos leva a compreender o contexto internacional, sobretudo da Rússia no sentido das insatisfações dos cidadãos socialistas com relação ao autoritarismo vigente.
  • B. A visão teleológica marxista que tinha anunciado, por meio de seu viés estruturalista e etapista que após as experiências com o socialismo, as sociedades iriam passar para um modelo de sociedade comunista foi desmistificada com o fim do socialismo soviético e a volta desses povos ao sistema capitalista.
  • C. A história marxista economicista e estruturalista foi validada pelo momento histórico de crise do socialismo real.
  • D. A queda do muro de Berlim repercutiu nos movimentos sociais e na prática pedagógica e acadêmica dos historiadores que defendiam a adesão a uma história marxista radical e revolucionária, tendo como exemplo emblemático de modelo societário a URSS.
  • E. A crise das metanarrativas marxistas foi semeada neste cenário de falência do socialismo soviético e gerou uma crise de identidade nos próprios professores de história e no meio acadêmico, anunciando a necessidade de diálogo com outros paradigmas da história, como a nova história social inglesa e a nova história cultural francesa.

No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma de suas consequências, o que está afirmado em:

  • A. O episódio deu origem ao capitalismo monopolista na Inglaterra, a qual passou a manipular as leis de mercado e permitiu que Napoleão colocasse em prática sua tendência imperialista e invadisse o território brasileiro e áreas coloniais espanholas.
  • B. O acontecimento provocou transformações econômicas, sociais e políticas na Inglaterra devido ao crescimento na demanda por produtos manufaturados ingleses na Europa e na América portuguesa e as guerras napoleônicas nesses continentes.
  • C. O fato possibilitou aos ingleses consolidarem definitivamente sua posição sobre o Império colonial português com a abertura do mercado brasileiro aos seus produtos industriais, que passaram pagar menos impostos que as manufaturas lusitanas.
  • D. A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente americano, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão em construir grande império nas regiões de dominação portuguesa na América.
  • E. O estabelecimento de vantajosos tratados econômicos com a Inglaterra garantiu a prosperidade da economia lusa e o fortalecimento do poder político português, e a sobrevivência do império colonial, durante a crise do Antigo Sistema Colonial.

Vistas sob a perspectiva histórica, as relações entre Brasil e China foram definidas como um demorado encontro. De 1843, quando foi instalado o consulado brasileiro em Cantão, aos dias de hoje, afastamento e aproximação deram a tônica desse relacionamento. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Em 1952, no auge da Guerra da Coreia, emblemática de um sistema mundial bipolar, o Brasil oficializou seu apoio à China Nacionalista, instalando embaixada em Taipé.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...