Questões de História

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Considere os itens abaixo.

I. Consistia na abolição dos salários, na estatização das fábricas que empregassem mais de cinco pessoas e na entrega obrigatória das colheitas ao governo.

II. Promovia um retorno parcial ao capitalismo com o objetivo de aumentar a produção e superar a crise econômica. Por essa política, as colheitas passaram a ser vendidas no mercado pelos camponeses; as indústrias que empregavam menos de vinte pessoas foram privatizadas e o governo procurou atrair investimentos estrangeiros.

III. Criados para vigorar por cinco anos, definiam objetivos econômicos e mobilizavam os recursos materiais e humanos russos para alcançá-los. Assim o Estado assumia a função de centralizar e planificar rigidamente a economia.

Considerando as fases da Revolução Comunista na Rússia, os itens referem-se, respectivamente,

  • A. à Nova Economia Política (NEP), ao Programa de Reforma Política e aos Programas Sociais.
  • B. ao programa do partido comunista, à Nova Política Social (NPS) e aos planos quinquenais.
  • C. ao comunismo de guerra, à Nova Economia Política (NEP) e aos planos quinquenais.
  • D. ao socialismo democrático, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.
  • E. ao comunismo de guerra, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.

Tendo-se tornado a segunda potência econômica mundial neste século — e mesmo a primeira, com base em critérios de poder paritário de compra —, a China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de intensificação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos em todos os quadrantes do mundo. Julgue (C ou E) os próximos itens, no que se refere a ações prioritárias da política externa chinesa na presente década. Diante da nova preeminência política da China no cenário global, o país tem reconsiderado, em foros internacionais recentes — como na cúpula dos BRICS, em Fortaleza, em 2014, e na reunião de chanceleres da CELAC, em Pequim, em 2015 —, sua tradicional oposição à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por meio do apoio à fórmula que contempla o acréscimo de seis novos membros permanentes com direito de veto, a maioria dos quais países não industrializados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na trajetória histórica de construção de uma memória oficial celebrativa, por meio da qual passamos a crer que os sujeitos históricos sempre foram e sempre serão homens brancos, letrados e pertencentes às elites dominantes, falar de CIDADANIA implica em reconhecer que, EXCETO:

  • A. Ainda não aprendemos a exercitar a cidadania em uma perspectiva republicana, uma vez que a nossa cultura política em pleno século XXI ainda carrega vícios da política oligárquica, desempoderando os homens comuns e mitificando as celebridades.
  • B. A nossa herança de colonizado no que diz respeito às nossas relações internacionais, bem como a nossa herança de apadrinhado no âmbito nacional têm paralisado os nossos passos rumo à conquista de uma cidadania, conforme está configurada na Constituição Federal.
  • C. O chamado quarto poder, a mídia, tem assumido uma performance predominantemente esclarecedora e construtora de leitores críticos e identidades cidadãs.
  • D. Os cidadãos têm sido substituídos e silenciados pela figura dos consumidores, isso é fruto de um modelo de capitalismo que se afirma e se consolida cada vez mais pela sedução.
  • E. A nossa cultura midiática tem sido coadjuvante na história da nossa alienação política, uma vez que constrói uma política de imagem que heroiciza os bandidos e banditiza todos os movimentos sociais, de modo a intimidar a capacidade de luta e o exercício da soberania do povo brasileiro que está testemunhando o enterro de seus direitos mais preciosos de forma arbitrária e autoritária.

Ao declarar guerra às potências centrais da Europa, Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, falou:

Esperamos que nosso esforço ajude a pôr fim à agressão alemã e abrevie o conflito na Europa.

A relação correta entre a intenção do presidente, identificada na frase, e a Primeira Guerra Mundial, é:

  • A. O presidente dos EUA, que mantivera o país em paz, embora houvesse direcionado a produção manufatureira para a indústria bélica, destinada aos aliados, e concedesse créditos especiais à Inglaterra, decide declarar guerra contra o império japonês.
  • B. Os países em expansão, como os EUA, temendo represália, formam o Eixo Berlim-Roma-Tóquio, pelo qual cada país envolvido comprometia-se a ajudar o outro em caso de ataque de alguma potência não envolvida no conflito, após o encerramento da Guerra.
  • C. A euforia econômica decorrente da recuperação dos EUA favoreceu a recuperação econômica dos governos democráticos na Europa, obrigando as minorias totalitárias encerrar os conflitos aos setores liberais e comunista da Europa, pondo fim à Guerra Mundial.
  • D. A entrada dos EUA ao lado da Entente propiciou um rápido rearmamento das tropas aliadas que conseguiram derrotar a Ale manha em todas as frentes de batalha, encerrando a Guerra, dois anos depois do envio de tropas norte-americanas à Europa.
  • E. A Alemanha foi dividida, após discussão entre os líderes dos EUA e os da Europa, que condicionaram o fim do conflito mundial à partilha do território em zonas de ocupação, o Leste seria controlado pelos europeus e os territórios do Oeste, pelos norte-americanos.

Tendo-se tornado a segunda potência econômica mundial neste século — e mesmo a primeira, com base em critérios de poder paritário de compra —, a China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de intensificação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos em todos os quadrantes do mundo. Julgue (C ou E) os próximos itens, no que se refere a ações prioritárias da política externa chinesa na presente década. O incremento do prestígio político da China nos últimos anos pode ser aquilatado pelo novo modelo de relação entre potências (new model of great power relations), sugerido pelos chineses aos EUA em 2013 e adotado no final de 2014, durante o encontro dos presidentes Barack Obama e Xi Jinping, em Washington.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Hoje o tempo voa amor, escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir que não há tempo que volte amor”...assim como Lulu Santos está apresentando nessa canção uma concepção de tempo, nós historiadores também exercitamos essa leitura da categoria tempo, a partir de diversos olhares, de conformidade com o paradigma da história , ao qual nos filiamos. Podemos relacionar os diversos olhares sobre o tempo relacionando, EXCETO:

  • A. A história positivista propôs uma concepção de tempo linear e evolucionista.
  • B. O tempo dos historiadores marxistas é o tempo curto dos grandes acontecimentos, uma vez que a sua narrativa histórica é factual, se assemelhando ao discurso dos jornalistas.
  • C. A nova história gerada na França, tendo como marco a publicação da revista Analles em 1929 trouxe no primeiro momento uma proposta para os historiadores de trabalhar com o tempo da longa duração.
  • D. O trabalho com as fontes orais tem contribuído para uma educação histórica bastante significativa no sentido de gerar pertencimento das pessoas comuns à sua espacialidade. Nessa perspectiva, o diálogo entre a memória e a história possibilita a vivência de uma sensibilidade temporal mais subjetiva e qualitativa e não meramente cronológica.
  • E. A nova história social inglesa procurou romper com o marxismo economicista e propôs um diálogo entre a dimensão econômica e cultural. Thompson é um historiador emblemático nessa direção. O trabalho desse historiador com o tempo também vai na direção da subjetividade.

Considere o texto e os itens abaixo.

 O texto e os itens permitem afirmar que Chomsky defende a ideia de que, para os norte-americanos e os soviéticos, a

  • A. ideologia da Guerra Fria foi muito conveniente, pois justificava as agressões a países do Terceiro Mundo e nada mais fazia do que contribuir para manter a dominação sobre esses países.
  • B. Guerra Fria foi muito importante, pois manifestava o conteúdo das novas relações internacionais no plano de integração entre Ocidente e o Bloco Soviético e da dominação do Terceiro Mundo.
  • C. dominação dos países do Terceiro Mundo esteve relacionada à reconstrução da Europa durante a Guerra Fria pois contribuía para restabelecer as relações de controle econômico sobre eles.
  • D. adoção de uma política de distensão, entendimento e cooperação no contexto da Guerra Fria foi muito conveniente pois possibilitou a dominação dos países do Terceiro Mundo pelos dois blocos.
  • E. substituição da política de confronto dos EUA com a URSS por uma política de coexistência pacífica durante a Guerra Fria foi muito importante pois favoreceu a divisão do Terceiro Mundo entre as superpotências.

Tendo-se tornado a segunda potência econômica mundial neste século — e mesmo a primeira, com base em critérios de poder paritário de compra —, a China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de intensificação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos em todos os quadrantes do mundo. Julgue (C ou E) os próximos itens, no que se refere a ações prioritárias da política externa chinesa na presente década. No tocante às relações China-Rússia, Pequim absteve-se na votação da Resolução n.º 68/262 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, referente à integridade territorial da Ucrânia — ainda que tenha subsequentemente demonstrado respeito pela independência, pela soberania e pela integridade territorial daquele país —, tendo em vista suas sensibilidades específicas em relação ao Tibet.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pedagogia griô é uma experiência de ensino de história herdada da cultura africana e indígena que pode contribuir para a expansão do sentimento de historicidade no ambiente escolar, de modo que as novas gerações adquiram o gosto pelo passado por meio da presença de narradores na sala de aula, uma vez que os griôs são os guardiões de memória, possibilitando que os alunos se libertem desse sintoma terrível de desenraizamento por desconhecimento histórico. Essa possibilidade pedagógica se anunciou devido

  • A. Às contribuições do ensino de história positivista que trabalha com as biografias dos excluídos da história.
  • B. Às reformas nas políticas públicas educacionais nacionais que cada vez mais têm valorizado o investimento curricular no ensino da história e da geografia local, isso se confirma nos conteúdos do ENEM.
  • C. Ao profundo diálogo que existe entre a educação histórica na academia e a educação histórica nas escolas.
  • D. À sensibilidade histórica de nossos gestores que têm investido na expansão da conquista da cidadania dos moradores das cidades brasileiras, valorizando cada vez mais o ensino de história local e formando os sujeitos críticos em busca de seu protagonismo.
  • E. Ao amplo leque de possibilidades teóricas, metodológicas e temáticas que foi aberto com a chamada nova história, reconhecendo outras fontes para o ensino e para a pesquisa, para além das fontes escritas. Essa abertura contribuiu para a valorização das fontes orais no que diz respeito à escrita da história local, aprofundando crescentemente o diálogo entre a memória e a história.

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latinoamericano. Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas

  • A. apoiadas pelas elites socialistas, pela organização da classe operária e pelos intelectuais de esquerda, foram responsáveis pela garantia dos direitos civis e políticos aos insurgentes pelo reconhecimento de cidadania aos participantes das guerrilhas.
  • B. marcadas por um nacionalismo exacerbado e ressentidas pela pobreza dos trabalhadores e pelas desigualdades sociais, estimularam o fortalecimento do poder autoritário dos governos militares e a instalação de um forte esquema de repressão na região.
  • C. contrárias à manutenção das desigualdades sociais, à atuação liberalizante do Estado e á política econômica estatizante, colocaram em xeque a estrutura do sistema capitalista no continente e os ideais dos movimentos revolucionários socialistas.
  • D. alicerçadas nos embates ideológicos entre capitalismo e socialismo, entre esquerda e direita, dividiram os campos de ação política e de ação ideológica, que buscavam explicitar problemas econômicos e sociais gerados pelo política desenvolvimentista do Estado.
  • E. aliadas ao descontentamento geral, crescimento da dívida externa e fortalecimento das oposições democráticas, contribuíram para enfraquecer as ditaduras militares e catalisar o retorno à democracia em quase toda a América Latina.
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