Questões de História do ano 2004

Lista completa de Questões de História do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No período de 1964 a 1985, o Brasil foi governado por militares. Sobre esse período, considere as proposições a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

  • A.

    Somente I, II e III.

  • B.

    Somente I, II e IV.

  • C.

    Somente I, III e IV.

  • D.

    Somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.

  • A.

    Foi criado visando à promoção de uma união aduaneira, com a manutenção de uma área de livre comércio entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, eliminando completamente as tarifas sobre os produtos importados de cada país membro.

  • B.

    Os produtos, que circulam livremente, através das fronteiras dos países do Mercosul, não sofrem restrições alfandegárias, porém há o pagamento de pequenas taxas de importação.

  • C.

    Um importante acordo feito pelo Mercosul estabeleceu que grande parcela das mercadorias produzidas nos países membros podia ser comercializada internamente sem cobrança de tarifas de importação.

  • D.

    O estabelecimento da tarifa externa (TEC) é motivo de divergências, sobretudo da Argentina, que pretende a sua extinção; tal fato tornaria o bloco, apenas, uma zona de livre comércio.

  • E.

    O Mercosul agrupa países subdesenvolvidos, situados na periferia da economia mundial, cuja integração surgiu como estratégia de fortalecimento e inserção de suas economias no processo de globalização.

Analise os itens a seguir.

Estão corretos

  • A.

    apenas I e II.

  • B.

    apenas I e III.

  • C.

    apenas II e III.

  • D.

    apenas I, II e III.

  • E.

    apenas II, III e IV.

Sobre o crescimento da economia, analise as proposições a seguir.

Estão corretas

  • A.

    apenas II, III e IV.

  • B.

    apenas I, III e IV.

  • C.

    apenas I e III.

  • D.

    apenas II e III.

  • E.

    apenas III e IV.

Analise as proposições a seguir.

Estão corretas

  • A.

    apenas II, III e V.

  • B.

    apenas I, II, III e IV.

  • C.

    apenas II, III e IV.

  • D.

    apenas III, IV e V.

  • E.

    apenas I, II e IV

No Nordeste, existem diferentes tipos climáticos, considerando as influências do relevo, da latitude e dos sistemas atmosféricos. Podemos encontrar todos os climas, exceto

  • A.

    climas tropicais quentes e chuvosos das florestas.

  • B.

    climas quentes e semi-áridos das caatingas.

  • C.

    climas quente e úmido com chuvas de outono inverno no litoral oriental.

  • D.

    clima seco de estepe das baixas latitudes.

  • E.

    clima temperado frio de média latitude da região das Chapadas do Araripe e da Ibiapaba.

"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.

  • A.

    Saúde e Meio Ambiente.

  • B.

    Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.

  • C.

    Ética e Pluralidade Cultural.

  • D.

    Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.

"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:

  • A.

    O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.

  • B.

    A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.

  • C.

    Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.

  • D.

    O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.

"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:

  • A.

    levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.

  • B.

    dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.

  • C.

    auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.

  • D.

    ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.

A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:

  • A.

    ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.

  • B.

    ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.

  • C.

    ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.

  • D.

    ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...