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No período de 1964 a 1985, o Brasil foi governado por militares. Sobre esse período, considere as proposições a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV.
Somente I, III e IV.
Somente II, III e IV.
I, II, III e IV.
A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.
Foi criado visando à promoção de uma união aduaneira, com a manutenção de uma área de livre comércio entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, eliminando completamente as tarifas sobre os produtos importados de cada país membro.
Os produtos, que circulam livremente, através das fronteiras dos países do Mercosul, não sofrem restrições alfandegárias, porém há o pagamento de pequenas taxas de importação.
Um importante acordo feito pelo Mercosul estabeleceu que grande parcela das mercadorias produzidas nos países membros podia ser comercializada internamente sem cobrança de tarifas de importação.
O estabelecimento da tarifa externa (TEC) é motivo de divergências, sobretudo da Argentina, que pretende a sua extinção; tal fato tornaria o bloco, apenas, uma zona de livre comércio.
O Mercosul agrupa países subdesenvolvidos, situados na periferia da economia mundial, cuja integração surgiu como estratégia de fortalecimento e inserção de suas economias no processo de globalização.
Analise os itens a seguir.
Estão corretos
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV.
Sobre o crescimento da economia, analise as proposições a seguir.
Estão corretas
apenas II, III e IV.
apenas I, III e IV.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas III e IV.
Analise as proposições a seguir.
Estão corretas
apenas II, III e V.
apenas I, II, III e IV.
apenas II, III e IV.
apenas III, IV e V.
apenas I, II e IV
No Nordeste, existem diferentes tipos climáticos, considerando as influências do relevo, da latitude e dos sistemas atmosféricos. Podemos encontrar todos os climas, exceto
climas tropicais quentes e chuvosos das florestas.
climas quentes e semi-áridos das caatingas.
climas quente e úmido com chuvas de outono inverno no litoral oriental.
clima seco de estepe das baixas latitudes.
clima temperado frio de média latitude da região das Chapadas do Araripe e da Ibiapaba.
"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.
Saúde e Meio Ambiente.
Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.
Ética e Pluralidade Cultural.
Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.
"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:
O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.
A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.
Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.
O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.
"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:
levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.
dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.
auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.
ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.
A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:
ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.
ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.
ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.
ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.
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