Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As imigrações no Brasil, no final do século XIX e início do século XX,
desenvolveram-se de forma bastante aleatória, sem uma política de migrações discutida pelas elites econômicas e políticas do país.
conferiram um perfil radicalmente distinto à economia nacional até praticamente os anos 30.
modificaram demograficamente a região nordestina do Brasil na mesma proporção que mudaram a composição dos habitantes do sul do país.
ganharam força até para o vale amazônico, em torno do ciclo da borracha e seu peso no mercado externo.
Antônio Conselheiro declarava em 1896 que havia rebanhos mil a correr da praia para o sertão e que o sertão viraria praia e a praia viraria sertão. A respeito do ambiente e dos processos que cercam essa imagem, assinale a opção correta.
A implantação do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país.
Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
A saga de Canudos, na memória nacional, representa a reação ao padecimento social gerado pela modernização conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do século XIX.
A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste do Brasil era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica.
O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
O Império garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado problema negro.
A vida político-partidária do Império, marcada por atritos ideológicos de variados matizes, convergiu, na República, para um ponto programático consensual.
Ao nascer, a República não romperia estruturalmente, de forma revolucionária, as bases econômicas agroexportadoras do Império.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente às eleições e ao voto no Brasil da República Velha.
O sistema eleitoral da República Velha manteve o caráter do voto censitário tal qual existia no sistema imperial.
O voto de cabresto, atrelado ao interesse político do patrão, do fazendeiro, do dono da terra, era uma prática generalizada na República Velha, mas foi rompida com a Revolução de 1930.
As deformações do processo eleitoral da República Velha passavam, entre outras causas, pela relativa tensão entre uma sociedade desigual e iletrada, particularmente nos setores subalternos da sociedade, e uma legislação eleitoral relativamente moderna.
A figura do coronel, chefe de grande base militar e dono de curral eleitoral, não era compatível com a cultura iluminista que presidia a modernização eleitoral da época.
Voto e dinheiro, no Brasil e em muitas partes do mundo, são irmãos há muito tempo. A respeito dessa tensão, assinale a opção correta.
A democracia norte-americana, uma das mais antigas do mundo, não tem tido problemas com os resultados de processos eleitorais nem sofre com a infiltração de interesses econômicos fortes e privatizados nas agendas políticas domésticas e externas do país.
O Brasil do início do século XXI eliminou completamente, das campanhas eleitorais, as formas pouco éticas e discutíveis de financiamento de campanhas políticas.
O processo eleitoral no Brasil apresenta aperfeiçoamentos, no campo da modernização eletrônica, que o distinguem dos procedimentos de várias democracias tradicionais, que ainda computam votos por via de sistema de urnas manuais.
A força do eleitor soberano é um valor menor na concepção jurídica brasileira predominante nas últimas décadas de democratização política.
A Era Vargas vem sendo revista, particularmente
no que se refere à revalorização de sua contribuição à perpetuação do modelo de agroexportação nacional.
no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
pela adoção de uma revolução educacional que permitiu elevar o padrão médio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores.
na reificação da cultura totalitária, ocorrida no Brasil do seu tempo.
O Brasil dos anos 60 do século XX assistiu a transições culturais, políticas e econômicas de grande impacto. Assinale a opção incorreta em relação a essas transformações.
Um regime político ancorado em robusta mobilização da política foi sucedido por um regime fechado.
A economia nacional, ainda relativamente exportadora de café e cacau, moveu-se gradualmente para a inclusão de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida década.
Tomada por onda de internacionalização, a cultura brasileira sofreu um processo de regressão da produção musical de matriz nacional.
A política externa, que iniciara a década com ares de autonomia, voltou a buscar esse parâmetro na diplomacia da prosperidade no final do período considerado.
No Brasil, a democratização da sociedade e a modernização econômica do país, nas últimas décadas do século XX,
passaram a ser sinônimas, ante o peso da transição do regime autoritário para a Nova República.
foram conquistas apenas de uma elite econômica que soube mover o Brasil para as ondas da globalização assimétrica.
serviram de exemplo para todos os países da América Latina e do Caribe.
não caminharam juntas, de forma automática, no período.
Em relação à conquista e à ocupação do espaço geográfico brasileiro, especialmente a capitania do Rio Grande do Norte, é correto afirmar:
Com base na interpretação da charge e nos conhecimentos sobre o colonialismo português no Brasil, pode-se afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...