Questões de História do ano 2006

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A história do capitalismo, em sua pulsante evolução na época moderna, assistiu a uma transformação fundamental que foi a Revolução Industrial. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A Revolução Industrial, à semelhança das demais revoluções políticas atlânticas, foi vertical no tempo, quase sincrônica, como uma ebulição repentina.

  • B.

    A tipificação dos primeiros séculos do capitalismo como o tempo do Capitalismo Comercial, que seria posteriormente substituído pelo Capitalismo Industrial, encontra limites na teoria mais moderna da evolução do capitalismo.

  • C.

    A dimensão transformadora do capitalismo europeu na época moderna apenas mostrou sua dimensão criativa na fase industrial posterior.

  • D.

    A Revolução Industrial, fenômeno histórico restrito à Idade Moderna, sofreu revezes na sua consolidação com o advento das idéias socialistas.

A propósito do Iluminismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Movimento que seguiu os cânones do Renascimento, ao acompanhar e aprofundar ênfase ao racionalismo, o Iluminismo produziu um conjunto de proposições liberais.

  • B.

    A dinâmica social e política de fins do século XVIII e início do século XIX foi um empecilho para o desenvolvimento do Iluminismo.

  • C.

    A ausência de crítica racional ao absolutismo vertical dos reis europeus sacrificou a criação política do ideário iluminista.

  • D.

    A permanência do Iluminismo residiu na sua contribuição ao pensamento mercantilista e autárquico, ao reforçar o sentido do Estado nacional.

John Locke, ao refletir acerca das monarquias européias e dos governos da Era Moderna,

  • A.

    propõe regimes políticos que substituam, de vez, a monarquia.

  • B.

    assinala sua incompatibilidade teórica e prática com a dimensão parlamentar na vida política.

  • C.

    registra o seu desencanto com a política ao não reconhecer na mesma a capacidade para transformar o meio social.

  • D.

    reconhece o direito de rebelião e a necessidade de certo controle cidadão sobre os governos.

A classe operária

  • A.

    é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas.

  • B.

    é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade.

  • C.

    está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho.

  • D.

    está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial.

A formação dos Estados nacionais na América Latina é muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O predomínio dos chamados "interesses ingleses" se manifestou de forma homogênea em todo o espaço latinoamericano por via da subordinação sem contestação.

  • B.

    A guerra do Paraguai, embora na segunda metade do século XIX, ainda foi uma guerra de afirmação nacional e de acomodação na formação dos Estados platinos na América do Sul.

  • C.

    Os Estados nacionais mais bem organizados, com hegemonias internas mais bem estruturadas, como no caso brasileiro, puderam estabelecer critérios de soberania nacional sem fazer maiores concessões ao longo do século XIX.

  • D.

    Cuba, ao tempo de José Martí, em fins do século XIX, iniciou ruptura definitiva com Espanha, mas procurou evitar, por meio da visão liberal nacionalista de José Antônio Saco, ingerência norte-americana na vida cubana, o que não aconteceu na prática das primeiras décadas do século XX.

A formação e o desenvolvimento dos Estados nacionais na América Latina nos séculos XIX e XX

  • A.

    foi resultante de uma herança colonial autoritária que continuou, sem modernização e ajustes, nesses dois séculos.

  • B.

    incorporou, já no século XIX, o fator povo, ao permitir a inclusão das classes sociais subalternas em ambiente de protagonismo político.

  • C.

    levou à impossibilidade de arranjos de conciliação entre liberais e conservadores, entre associativistas e nacional-desenvolvimentistas.

  • D.

    foi iniciada por líderes imbuídos do ideário burguês liberal. Tais lideranças, depois, se moveram para formas mais locais, como o sistema dos caudilhos na América de expressão espanhola.

Nos Estados Unidos da América, um dos legados da guerra civil do século XIX foi

  • A.

    a divisão permanente entre duas Américas, uma desenvolvida ao sul e outra marcada pelo ranço escravista que subsistiu um século depois no norte.

  • B.

    abriu brechas para o pleno emprego e o fechamento do país a novos imigrantes.

  • C.

    a produção de uma ambigüidade no negro norte- americano: não ser escravo nem cidadão.

  • D.

    uma certa retração na lógica da acumulação de riquezas, que moldava o homem, a qual Aléxis de Tocqueville identificara na sua interpretação do devir dos norte-americanos.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Tomando o texto como referência inicial, é correto afirmar que o século XIX na Europa foi dominado por

  • A.

    forte elevação do peso das tensões que levaram a levantes, guerras civis e insurreições na sua história continental.

  • B.

    movimentos de tensão direta entre potências tradicionais como a Inglaterra, mais ao ocidente, contra a Rússia, no leste.

  • C.

    movimentos de retorno à ordem do Antigo Regime, inimigos da voga liberal que recém se iniciava.

  • D.

    lógica histórica que pode ser apreendida apenas por meio das suas resultantes que proveram o século XX de continuidades do anterior.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta com relação à Europa do século XIX.

  • A.

    O liberalismo foi uma das forças da moda política e intelectual e empurrou todo o mundo europeu para o predomínio das visões burguesas.

  • B.

    Regimes políticos liberais e uma certa ordem intra-européia liberal foram impulsionados pela Inglaterra como valor político e modo de vida por entre as brechas das crises monárquicas na Europa continental.

  • C.

    A idéia democrática, no século XIX, se confunde com o liberalismo.

  • D.

    O papel do Estado foi ampliado em quase todas as sociedades liberais do século XIX na Europa.

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O irracionalismo nacionalista levou os europeus a movimentos como o fascismo e o nazismo.

  • B.

    Os egoísmos nacionais inibiram a cooperação internacional e a busca de soluções para a crise do sistema econômico global.

  • C.

    A crise econômica do capitalismo, apesar de seu efeito econômico, teve baixa ressonância no espaço político.

  • D.

    A ruptura soviética separou ainda mais a Europa Ocidental da Europa do Leste.

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