Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 72 e 73
A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do estudo da Guerra Fria.
Tratada pela ciência política tradicional como um modelo fechado de sistema, a Guerra Fria foi mais um processo histórico contraditório que realidade estagnada.
A Guerra Fria teve etapas e momentos que se moveram da hipótese de guerra direta entre as duas superpotências para uma forma de convivência tolerável.
A Guerra Fria, apesar da agressividade verbal e de guerras como a do Vietnã, foi amenizada pela coexistência pacífica na segunda metade dos anos 50.
A crise da Guerra Fria seria apenas claramente perceptível no contexto da derrubada do muro de Berlim.
Texto para as questões 72 e 73
A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.
Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do processo de flexibilização gradual da ordem bipolar.
A Europa renascida pelo aggiornamento econômico e pela renovação política nos anos 50 contribuiu para a redução da tensão direta bipolar.
A América Latina assistiu, indiferente, ao movimento de flexibilização sistêmica da ordem da Guerra Fria nos anos 50 e 60 do século XX.
O bloco soviético manteve-se intacto, sem fissuras, durante toda a Guerra Fria.
A descolonização afro-asiática, apesar de importante para o destino histórico dos povos colonizados, teve ínfimo peso na lógica da flexibilização sistêmica da ordem bipolar.
Weffort, no Brasil, e Portantiero, na Argentina, formularam, em meados da segunda metade do século XX, interpretações, que eles mesmo revisaram mais tarde, acerca do conceito de populismo e sua aplicação na América Latina. Nesse aspecto, a revisão historiográfica mais recente brasileira e argentina
tem sugerido certos limites à utilização dessa categoria analítica para os governos dos dois países para os anos 50 e 60 do século passado.
chama a atenção para o fato de que o povo foi apenas manipulado pelos seus governantes, sem consciência histórica das suas demandas e proposições políticas.
observa que o conceito, por sua conotação relativamente negativa a respeito das classes sociais subalternas, não poderia mais ser usado para o estudo da região.
vem utilizando, sem restrição e cautela teórica, o mesmo conceito para os novos governos de esquerda na América Latina no início do presente século.
A força da economia política da globalização, que se espraiou de modo exuberante na esfera global, particularmente na última década do século XX,
permitiu criar uma ordem internacional estável e previsível do ponto de vista político.
possibilitou que uma ordem econômica internacional fosse implantada por meio da organização de um comércio internacional mais justo e regrado pelos painéis da Organização Mundial do Comércio.
aguçou a busca por competividade das economias nacionais, que seguiram autárquicas e desconfiadas da inserção global.
criou ou ampliou contradições entre os Estados detentores de tecnologia avançada e os que não puderam alcançar a velocidade da transformação científico-tecnológica da sociedade do conhecimento.
A morte, aos 91 anos de idade, do ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet, no dia 10 de dezembro de 2006, dia mundial dos direitos humanos, faz lembrar que
a democracia na América Latina vem sendo capaz de ampliar, de forma generalizada, a elevação geral dos padrões cidadãos da camada social menos favorecida.
seu governo, de caráter ditatorial, foi mantido com apoio explícito dos governantes da democracia norte-americana, os quais demonstravam modesto interesse nos temas dos direitos humanos no Chile e na região.
as ditaduras, na América Latina, foram substituídas por democracias fortes, não sujeitas a crises éticas e alheias ao monitoramento militar ou de chefes políticos com passado na caserna.
as eleições formais realizadas na gestação das novas democracias na América do Sul vêm garantindo tranqüilidade jurídica e política na região para o crescimento econômico sólido e compatível com os países emergentes e os padrões do crescimento da economia global.
Adam Smith, autor do célebre livro Riqueza das Nações, é considerado o fundador do Liberalismo, escola clássica inglesa. Essa escola teve início em:
1728.
1776.
1780.
1810.
1811.
História - História Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A década de 1980 marca o fim do mundo bipolar, em que o pólo capitalista é liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, pela União Soviética. A alternativa que apresenta organizações internacionais associadas ao mundo bipolar é a
"Guerra Fria" foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente de
conflitos continuados entre os esquimós, na Sibéria oriental.
polarização do mundo em dois blocos políticos militares após a Segunda Guerra Mundial.
inclusão das áreas árticas e antárticas nas zonas de segurança, após a Primeira Guerra Mundial.
batalhas de preço entre países exportadores de matérias-primas e países exportadores de bens industrializados.
luta pela emancipação política da Groelândia após a Segunda Guerra Mundial.
A ampliação dos conteúdos dos direitos humanos seguiu o caminho indicado por diferentes lutas sociais e pelas transformações sócio-econômicas e políticas que marcaram as sociedades ao longo dos anos. Assinale abaixo a alternativa que indica o contexto histórico e o órgão a que está diretamente relacionado com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Primeira Guerra Mundial e a Organização das Nações Unidas.
Segunda Guerra Mundial e a Liga das Nações.
Segunda Guerra Mundial e a Organização das Nações Unidas.
Guerra Fria e a Organização das Nações Unidas.
Guerra Fria e a Liga das Nações.
O sistema da época moderna O Antigo Regime é composto pelos seguintes elementos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, intolerânc ia rel igiosa, laic i zação cul tural e _______________________, que é a característica mais marcante desse conjunto. Nesse longo período de transição o _______________________ exerce um poder autocrático. Não se trata, pois, meramente de um estado de transição entre o Estado Feudal e o Estado Burguês emergente.
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente com as palavras
terror -jacobino
feudalismo -senhor feudal
absolutismo -soberano
socialismo- czar
renascimento - homem
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...