Questões de História do ano 2006

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Leia as afirmativas abaixo referentes ao período entre guerras e à II Grande Guerra Mundial.

1. As duras condições impostas pelos vencedores da I Grande Guerra, no Tratado de Versalhes, à Alemanha podem ser arroladas como razões para a deflagração da II Guerra.

2. A desorganização econômica da Alemanha causada pelo envolvimento no conflito mundial entre 1914 e1918 pode explicar a ascensão do Nazismo, mas não acarretou movimentos operários.

3. Historiadores da contemporaneidade explicam o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como uma resposta americana às conquistas soviéticas em solo europeu contra os nazistas.

4. A crise de 1929 e a Grande Depressão levaram o democrata Roosevelt ao poder nos EUA para executar um programa de não-intervenção dos poderes públicos na economia, iniciando novo período liberal.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    1 e 3

Analise as afirmativas abaixo sobre aspectos da globalização.

1. O desenvolvimento intensivo de tecnologias da informação e comunicação e nos transportes modificaram, nas últimas décadas, o sistema produtivo e principalmente o mercado de trabalho.

2. O domínio do capital financeiro sobre outras formas nominais de capital acarretou grande expansão das bolsas de valores, feita com forte controle público sobre os capitais especulativos.

3. Os tigres asiáticos, depois de longo período de crescimento, conheceram uma forte crise nos anos 1990, fazendo com que inúmeras empresas viessem à falência, aumentando assim o desemprego.

4. A idéia de desenvolvimento sustentável critica as práticas econômicas baseadas no progresso a qualquer custo e propõe um desenvolvimento centrado no Homem/Mulher, na equidade e na justiça social.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 3 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    2 e 3.

Portugal teve um desempenho relevante na expansão marítima européia no período moderno. Conseguiu descobrir rotas de viagem e conquistar terras. Devido ao seu desempenho tornou- se:

  • A.

    a grande potência européia da época, superando a Espanha, a França e a Inglaterra.

  • B.

    o maior produtor de ouro do século XVII, acumulando riquezas para as transações no comércio internacional.

  • C.

    o colonizador de grandes extensões territoriais, obtendo bons negócios com a cana-de-açúcar.

  • D.

    o maior aliado militar da França, derrotando as forças inglesas que queriam suas terras na África.

  • E.

    o centro das transações comerciais da Europa no século XVII, favorecido pelos seus produtos coloniais.

Com a deflagração da II Guerra Mundial, o governo brasileiro:

  • A.

    não se envolveu com o conflito, ficando neutro e distante das disputas militares durante o período

  • B.

    optou, de imediato, em aliar-se com a França e Inglaterra, defensoras da democracia.

  • C.

    mostrou vacilações com relação a sua opção política, havendo simpatias com o nazismo.

  • D.

    deu claras afirmações diplomáticas em defesa dos nazistas até 1944, criticando os aliados

  • E.

    deu claras afirmações diplomáticas em defesa dos nazistas até 1944, criticando os aliado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São poucos os vestígios arqueológicos pré-históricos que nos restaram hoje. Trata-se basicamente de dois tipos de artefatos: os líticos, obtidos a partir de seixos, blocos de pedra de lascas finas ou espessas, e os artefatos líticos polidos, obtidos a partir de seixos, blocos de pedra e lascas espessas. Identifique a alternativa que expressa a diferença entre esses dois tipos de artefatos líticos ou de pedra:

  • A.

    os seus usos são diferentes: os de pedra lascada serviam para matar animais e os de pedra polida para cortá-los e prepará-los melhor para serem absorvidos de forma mais correta pelo organismo humano.

  • B.

    foram inventados em períodos diferentes: os de pedra lascada eram usados pelos homens do paleolítico (Idade das Pedras) e os de pedra polida eram típicos das primeiras civilizações, como as do Egito e Mesopotâmia.

  • C.

    quanto a sua durabilidade e eficiência, os de pedra polida eram mais fáceis de quebrar, pois foram limados; já os de pedra lascada, mais avançados, eram mais resistentes, dando chance ao homem pré-histórico de melhorar a qualidade de sua alimentação.

  • D.

    quanto ao tempo e aos usos mais elaborados, os de pedra lascada (Idade da Pedra lascada) foram os primeiros a serem inventados, sendo mais rústicos; já os de pedra polida (Neolítico) são mais precisos e mais eficientes para dominar e matar inimigos/comida.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Democracia: palavra grega (...) O que significava ela em grego e na Grécia? Poder do povo, certamente. Mas a palavra demos podia designar também (...) a multidão (...) que os gregos também denominavam os "maus", os "pobres"." (François Hartog."Os Antigos". In: Robert Darnton (org.) Democracia.São Paulo: Record, 2001, p. 89).

O trecho acima identifica uma ambigüidade no conceito grego de democracia. Na Atenas do século V a. C., a democracia era para os 'maus' e 'pobres' um sistema político que os:

  • A.

    incluía parcialmente, pois os que eram poderosos e ricos, aqueles denominados de os "maus", eram incluídos, mas os "pobres", reconhecidos por atenienses livres e escravos sem dinheiro, não o eram.

  • B.

    excluía totalmente, já que "maus" e "pobres' eram os escravos e trabalhadores livres sem propriedades e estes estavam fora da democracia representativa ateniense.

  • C.

    incluía parcialmente, já que os "pobres" eram cidadãos desde que livres e atenienses e os "maus" sempre eram cidadãos plenos, mesmo sem merecerem sê-lo.

  • D.

    excluía totalmente, já que a cidadania ficava restrita na Atenas antiga aos "ricos" e "bons", aqueles que detinham o poder político e social em um mundo escravocrata.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na Europa moderna, um burgo designava geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo urbano primitivo, senhorial. O aparecimento dos primeiros burgos modernos caracterizaram o:

  • A.

    aparecimento das primeiras cidades atuais, com a divisão social do trabalho sustentada pelos setores do comércio, indústria e pelo setor agrícola. Os donos dos burgos eram os burgueses.

  • B.

    surgimento das cidades modernas, como núcleos urbanos diferentes daqueles da Idade Média, onde os senhores feudais donos dos burgos e dos castelos mandavam e governavam.

  • C.

    fim do mundo medieval, demarcado pelo poder descentralizador dos feudos. Os burgos abriram caminho para a urbanização moderna e o surgimento da burguesia.

  • D.

    fim da Idade Média e o surgimento da burguesia. Os burgos atraíam comerciantes, os burgueses, que enriqueciam derrubando os reis absolutistas e centralizadores, os sustentadores do poder rural na Idade Média européia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Martinho Lutero foi um teólogo alemão da Idade Moderna. É considerado o pai espiritual da Reforma Protestante. São características da reforma iniciada por Lutero no século XVI:

  • A.

    a condenação da ostentação católica, e a pregação de que a salvação da alma era individual, dependendo da conduta moral do homem e da leitura da bíblia e não de rituais, cultos e devoções às imagens e santos.

  • B.

    o culto aos santos e a criação de leis e dogmas que regulassem a relação dos fiéis e suas práticas de devoção através da leitura da bíblia, feita de forma indireta por padres e sacerdotes habilitados.

  • C.

    o desprezo aos bens materiais e retorno a uma devoção primitiva, com o culto à leitura individual da bíblia e sua interpretação, criação de escolas dominicais e um projeto de evangelização dos pobres, com desprezo aos reis e aos ricos.

  • D.

    a pregação moralizadora dos devotos por meio de venda de indulgências, prática que regulava a forma pela qual os fiéis iam ser absolvidos de seus pecados pelos sacerdotes e reis na Idade Moderna.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 1543, Nicolau Copérnico divulgou uma nova concepção astronômica, o Heliocentrismo. Nela o sol aparecia pela primeira vez como o centro de órbita em torno da qual gravitavam vários planetas, entre eles a Terra. Essa descoberta, contudo, trouxe muitos problemas a Copérnico e a outros cientistas seus contemporâneos, como Galileu e Giordano Bruno, porque:

  • A.

    Copérnico, Bruno e Galileu pertenciam ao grupo dos iluministas, que contestavam a centralidade da Terra e se chocavam com a Igreja Católica e sua versão bíblica.

  • B.

    era uma descoberta revolucionária, que não se baseava em provas concretas. Na ausência de provas, o governo e a Igreja condenavam os descobridores, taxando-os de inimigos das tradições católicas e protestantes.

  • C.

    Copérnico, Bruno e Galileu eram inimigos do rei da Itália, por isso foram perseguidos. Contudo, seu amigo Colombo seguiu com a descoberta para a Espanha e ali convenceu os reis locais a acreditarem em sua teoria.

  • D.

    essa descoberta dos cientistas renascentistas feria a ordem religiosa da época, que, através do modelo bíblico, acreditava que a Terra e os homens constituíam o centro do universo criado por Deus.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Moderna e ainda muito utilizada, a enciclopédia tem uma história recente. Ela nasce com o iluminismo francês do século XVIII. Seus autores, Diderot e D'Alembert, acreditavam que a enciclopédia era importante porque:

  • A.

    servia para a divulgação do conhecimento do mundo entre os alunos iniciantes, tendo sua justificativa maior no seu uso didático e instrucional básico.

  • B.

    servia para divulgar palavras menos conhecidas no campo da teologia e da sociologia. A enciclopédia era um grande dicionário didático de palavras menos usuais, que servia para educar os príncipes.

  • C.

    como uma nova bíblia, a enciclopédia servia para demarcar que os novos teólogos, e não os iluministas, eram os responsáveis pela produção do conhecimento do mundo.

  • D.

    era um veículo de educação e propaganda iluminista, já que antes dela o conhecimento derivava da teologia e da bíblia e depois dela passou a ser produzido pelos homens e filósofos.

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