Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Foi uma junção ímpar: um país com uma população sendo expulsa do campo e o nascimento de um novo modelo de cidade onde o trabalho deixou de ser artesanal. Primeiro veio a máquina a vapor (1712) e depois muitas outras invenções: a máquina de fiar, o tear hidráulico e tantas outras engenhocas que caracterizaram um período conhecido como a:
Revolução Industrial alemã, que se manteve emergente do século XVIII até as vésperas da primeira guerra mundial, em 1914.
Revolução Burguesa européia, um fenômeno que associava o surgimento das indústrias com o crescimento da manufatura de caráter caseiro e artesanal.
Revolução Industrial inglesa, que mecanizou e reorganizou a produção, ditando o desaparecimento de muitas técnicas artesanais.
Revolução Francesa, demarcada pelo aparecimento de pequenas indústrias, com trabalho artesanal em que todos dominavam todo o processo de produção.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As mudanças tecnológicas da Revolução Industrial podem ser divididas em duas grandes fases: a primeira, entre 1750 e 1860, e a segunda, de 1860 até 1945. Sobre esses dois momentos e suas características, é correto afirmar que:
a primeira fase marcou-se pelo uso da máquina a vapor e do ferro, o que possibilitou uma melhoria na produção e transporte.
a primeira fase pode ser identificada pelo motor a explosão movido a petróleo e por uma grande revolução tecnológica.
na segunda fase, a descoberta do petróleo como matéria-prima aprimorou o uso da máquina a vapor, alavancando a indústria têxtil e o transporte.
na segunda fase, o uso do alumínio e do plástico em lugar do ferro criou novas tecnologias, levando a revolução ao seu ápice.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Choiseul, um antigo ministro das colônias francesas de 1765, assim definia a relação entre metrópoles e colônias no mundo moderno: "As colônias não passam de estabelecimentos de comércio." Identifique a alternativa que melhor defina a que tipo de comércio entre colônia e metrópole se referia Choiseul.
comércio colonial, em que ambas as partes trocavam mercadorias manufaturadas livremente.
comércio transatlântico, em que a colônia fazia a produção agrícola e manufaturada e a metrópole o transporte do que era produzido.
troca desigual baseada no pacto colonial pelo qual a colônia fornecia matéria-prima e a metrópole os produtos acabados.
comércio triangular, no qual a colônia trocava manufaturas e escravos africanos por produtos agrícolas vindos da metrópole.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre o assunto, é correto dizer que o interventor Magalhães Barata, com suas palavras, revela que a sua concepção política sobre a questão social que agitava o país desde as primeiras décadas do século XX é:
assistencialista, muito comum entre os governantes desde o período inicial da chamada República Velha, pois viam a questão social como uma questão de polícia e o trabalho como uma doação social.
apoiada no discurso de "amparo ao operariado", amparo esse entendido como medidas que eram dirigidas a esse segmento social e que incluíam melhores salários, saúde, habitação, educação e seguro contra acidentes.
baseada em uma visão econômica nacionalista, defendida pela maioria dos jovens interventores que assumiram o governo dos estados após a Revolução de 30, assentada em medidas que visavam dar condições de trabalho em primeiro lugar à mão-de-obra masculina e juvenil de imigrantes europeus.
social progressista, pois ao mesmo tempo em que buscava assegurar medidas de promoção social ao trabalhador das indústrias, oportunizando-lhe estudar nas escolas noturnas, procurava desenvolver o parque industrial brasileiro com o capital internacional.
"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário".
A afirmativa acima exprime o pensamento dialético de um filósofo pré-socrático grego. Este filósofo é
Avicena.
Tomás de Aquino.
Epicuro.
Heráclito.
Édipo.
Assinale a alternativa incorreta.
Dentre os povos da Antigüidade, os Hebreus distinguiram-se pelo monoteísmo, baseado na crença em Iavé.
O Cristianismo incorporou grande parte das tradições religiosas dos hebreus, que nos foram transmitidas através do Antigo Testamento.
Os Hebreus resolveram deixar o Egito durante o Reinado de Salomão, porque o regime de perseguição, imposto pelos Juízes e o Faraó, tornou-se insustentável
Moisés conduziu o povo hebreu do Egito à Palestina, no episódio conhecido como Êxodo.
Os hebreus celebravam Três grandes festividades, entre as quais a Páscoa, na qual se comemorava a saída do Egito.
Das alternativas seguintes, assinale aquela que não constitui característica do feudalismo.
Na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente inexistia. Presas a uma estrutura rígida e estática, as pessoas eram agrupadas em estamentos, nos quais permaneciam por toda a vida.
Observa-se uma forte influência religiosa no comportamento social e na valorização das idéias Teocêntricas.
A cavalaria foi uma instituição característica da sociedade feudal, constituída pelos nobres que seguiam um código de honra e de conduta.
O poder político sofreu um processo de descentralização, espalhando-se pelas mãos dos grandes proprietários de terras.
A desagregação do mundo medieval pode ser percebida nos diversos níveis da realidade social. A economia, a sociedade, a política, a religião e a cultura sofrem profundas transformações. O Renascimento, a manifestação cultural desse processo de transformações, se opõe ao/às/à
desenvolvimento do racionalismo e experimentalismo.
manifestações da cultura pagã da Antigüidade clássica.
espírito criativo e à diversidade das idéias.
cultura leiga, ao humanismo e ao antropocentrismo.
cultura teocêntrica da Idade Média.
Não podemos atribuir a Calvino
a condenação do sucesso econômico e da conquista de riquezas, na medida em que se tinham, por base, a ganância e a ambição, vícios que se opunham à ética cristã.
o estabelecimento, em Genebra, de um regime de governo de caráter teocrático, em que se confundiam princípios religiosos e políticos.
a crítica severa ao jogo, ao culto a imagens, à dança e ao adultério.
a noção de que o ser humano estava predestinado, de forma absoluta, a merecer o céu ou o inferno.
a ganância pelo lucro que era justificada pela ética religiosa, na medida em que o sucesso econômico e a conquista de riqueza eram sinais da predestinação divina do Paraíso.
O esquema geral da obra é ainda medieval, dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Mas os prenúncios do Renascimento já estão presentes, especialmente na atitude dos homens em relação a seu destino. O texto fala da principal obra de Dante, conhecida como
A Divina Tragédia.
Decamerão.
A Utopia.
A Divina Comédia.
O Elogio da Loucura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...