Questões de História do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Foi uma junção ímpar: um país com uma população sendo expulsa do campo e o nascimento de um novo modelo de cidade onde o trabalho deixou de ser artesanal. Primeiro veio a máquina a vapor (1712) e depois muitas outras invenções: a máquina de fiar, o tear hidráulico e tantas outras engenhocas que caracterizaram um período conhecido como a:

  • A.

    Revolução Industrial alemã, que se manteve emergente do século XVIII até as vésperas da primeira guerra mundial, em 1914.

  • B.

    Revolução Burguesa européia, um fenômeno que associava o surgimento das indústrias com o crescimento da manufatura de caráter caseiro e artesanal.

  • C.

    Revolução Industrial inglesa, que mecanizou e reorganizou a produção, ditando o desaparecimento de muitas técnicas artesanais.

  • D.

    Revolução Francesa, demarcada pelo aparecimento de pequenas indústrias, com trabalho artesanal em que todos dominavam todo o processo de produção.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As mudanças tecnológicas da Revolução Industrial podem ser divididas em duas grandes fases: a primeira, entre 1750 e 1860, e a segunda, de 1860 até 1945. Sobre esses dois momentos e suas características, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira fase marcou-se pelo uso da máquina a vapor e do ferro, o que possibilitou uma melhoria na produção e transporte.

  • B.

    a primeira fase pode ser identificada pelo motor a explosão movido a petróleo e por uma grande revolução tecnológica.

  • C.

    na segunda fase, a descoberta do petróleo como matéria-prima aprimorou o uso da máquina a vapor, alavancando a indústria têxtil e o transporte.

  • D.

    na segunda fase, o uso do alumínio e do plástico em lugar do ferro criou novas tecnologias, levando a revolução ao seu ápice.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Choiseul, um antigo ministro das colônias francesas de 1765, assim definia a relação entre metrópoles e colônias no mundo moderno: "As colônias não passam de estabelecimentos de comércio." Identifique a alternativa que melhor defina a que tipo de comércio entre colônia e metrópole se referia Choiseul.

  • A.

    comércio colonial, em que ambas as partes trocavam mercadorias manufaturadas livremente.

  • B.

    comércio transatlântico, em que a colônia fazia a produção agrícola e manufaturada e a metrópole o transporte do que era produzido.

  • C.

    troca desigual baseada no pacto colonial pelo qual a colônia fornecia matéria-prima e a metrópole os produtos acabados.

  • D.

    comércio triangular, no qual a colônia trocava manufaturas e escravos africanos por produtos agrícolas vindos da metrópole.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre o assunto, é correto dizer que o interventor Magalhães Barata, com suas palavras, revela que a sua concepção política sobre a questão social que agitava o país desde as primeiras décadas do século XX é:

  • A.

    assistencialista, muito comum entre os governantes desde o período inicial da chamada República Velha, pois viam a questão social como uma questão de polícia e o trabalho como uma doação social.

  • B.

    apoiada no discurso de "amparo ao operariado", amparo esse entendido como medidas que eram dirigidas a esse segmento social e que incluíam melhores salários, saúde, habitação, educação e seguro contra acidentes.

  • C.

    baseada em uma visão econômica nacionalista, defendida pela maioria dos jovens interventores que assumiram o governo dos estados após a Revolução de 30, assentada em medidas que visavam dar condições de trabalho em primeiro lugar à mão-de-obra masculina e juvenil de imigrantes europeus.

  • D.

    social progressista, pois ao mesmo tempo em que buscava assegurar medidas de promoção social ao trabalhador das indústrias, oportunizando-lhe estudar nas escolas noturnas, procurava desenvolver o parque industrial brasileiro com o capital internacional.

"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário".

A afirmativa acima exprime o pensamento dialético de um filósofo pré-socrático grego. Este filósofo é

  • A.

    Avicena.

  • B.

    Tomás de Aquino.

  • C.

    Epicuro.

  • D.

    Heráclito.

  • E.

    Édipo.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Dentre os povos da Antigüidade, os Hebreus distinguiram-se pelo monoteísmo, baseado na crença em Iavé.

  • B.

    O Cristianismo incorporou grande parte das tradições religiosas dos hebreus, que nos foram transmitidas através do Antigo Testamento.

  • C.

    Os Hebreus resolveram deixar o Egito durante o Reinado de Salomão, porque o regime de perseguição, imposto pelos Juízes e o Faraó, tornou-se insustentável

  • D.

    Moisés conduziu o povo hebreu do Egito à Palestina, no episódio conhecido como Êxodo.

  • E.

    Os hebreus celebravam Três grandes festividades, entre as quais a Páscoa, na qual se comemorava a saída do Egito.

Das alternativas seguintes, assinale aquela que não constitui característica do feudalismo.

  • A.

    Na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente inexistia. Presas a uma estrutura rígida e estática, as pessoas eram agrupadas em estamentos, nos quais permaneciam por toda a vida.

  • B. As relações de suserania e vassalagem almejavam o desenvolvimento da economia monetária, o fortalecimento das monarquias nacionais e o fim do antagonismo social entre a nobreza e o clero.
  • C.

    Observa-se uma forte influência religiosa no comportamento social e na valorização das idéias Teocêntricas.

  • D.

    A cavalaria foi uma instituição característica da sociedade feudal, constituída pelos nobres que seguiam um código de honra e de conduta.

  • E.

    O poder político sofreu um processo de descentralização, espalhando-se pelas mãos dos grandes proprietários de terras.

A desagregação do mundo medieval pode ser percebida nos diversos níveis da realidade social. A economia, a sociedade, a política, a religião e a cultura sofrem profundas transformações. O Renascimento, a manifestação cultural desse processo de transformações, se opõe ao/às/à

  • A.

    desenvolvimento do racionalismo e experimentalismo.

  • B.

    manifestações da cultura pagã da Antigüidade clássica.

  • C.

    espírito criativo e à diversidade das idéias.

  • D.

    cultura leiga, ao humanismo e ao antropocentrismo.

  • E.

    cultura teocêntrica da Idade Média.

Não podemos atribuir a Calvino

  • A.

    a condenação do sucesso econômico e da conquista de riquezas, na medida em que se tinham, por base, a ganância e a ambição, vícios que se opunham à ética cristã.

  • B.

    o estabelecimento, em Genebra, de um regime de governo de caráter teocrático, em que se confundiam princípios religiosos e políticos.

  • C.

    a crítica severa ao jogo, ao culto a imagens, à dança e ao adultério.

  • D.

    a noção de que o ser humano estava predestinado, de forma absoluta, a merecer o céu ou o inferno.

  • E.

    a ganância pelo lucro que era justificada pela ética religiosa, na medida em que o sucesso econômico e a conquista de riqueza eram sinais da predestinação divina do Paraíso.

O esquema geral da obra é ainda medieval, dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Mas os prenúncios do Renascimento já estão presentes, especialmente na atitude dos homens em relação a seu destino. O texto fala da principal obra de Dante, conhecida como

  • A.

    A Divina Tragédia.

  • B.

    Decamerão.

  • C.

    A Utopia.

  • D.

    A Divina Comédia.

  • E.

    O Elogio da Loucura.

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