Questões de História do ano 2006

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Sobre a história do trabalho, considere as seguintes proposições:

I. "O trabalho escravo instalou-se no Brasil de maneira efetiva, por ocasião do estabelecimento da grande empresa monocultora da cana-de-açúcar";

II. "A escravidão moderna foi a única e mais importante base do desenvolvimento da economia da Europa";

III. "Na produção colonial de natureza mercantil, o escravo era explorado como força de trabalho e como mercadoria de grande valor comercial";

IV. "A opção pela escravidão da raça negra é explicada pela submissão e adaptação do negro a qualquer condição de trabalho". Estão corretas as proposições

  • A.

    I e II somente

  • B.

    I e III somente.

  • C.

    I e IV somente.

  • D.

    II e III somente.

  • E. II e IV somente

As alternativas abaixo, relacionadas à Confederação do Equador, estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    Os rebeldes pernambucanos procuraram apoio de outras províncias e conseguiram adesão quase imediata da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará.

  • B.

    A Confederação tinha como modelo a constituição da Colômbia.

  • C.

    A intenção era criar um governo republicano e federativo, em que o poder legislativo fosse soberano.

  • D.

    Todos os líderes do movimento foram condenados à morte, com exceção de Frei Caneca.

  • E.

    Inglaterra foi o país que mais contribuiu com recursos financeiros e militares para reprimir a Confederação.

Sobre a formação da força de trabalho, considere as proposições abaixo.

I. "A automatização dos métodos artesanais de produção diminuiu o emprego da mão-de-obra".

II. "A divisão do trabalho em múltiplas operações deu origem às linhas de montagem, conduzindo o trabalhador à especialização e à alienação em relação ao processo produtivo global".

III. A Revolução industrial teve como conseqüência a humanização imediata das relações de trabalho principalmente no que se refere a salários, condições de higiene e jornada de trabalho.

IV. A mecanização nivelava por baixo a habilidade necessária dos trabalhadores, tornando possível incorporar, com facilidade, trabalho feminino e infantil.

Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I, II e III
  • D. somente I, II e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Das afirmações seguintes, assinale aquela que NÃO está relacionada com o Renascimento.

  • A.

    "A retomada da filosofia grega e, em especial, das idéias de Platão e Aristóteles levou os renascentistas a buscarem explicar o mundo com base na razão".

  • B.

    "A turbulência política convivia com prosperidade econômica. Instalava-se uma sociedade mais competitiva, individualista, distante do coletivismo medieval".

  • C. "Foi um movimento cultural tipicamente rural, que atingiu as classes populares ligadas à agricultura".
  • D.

    "Dentre as características da arte renascentista, está o uso da perspectiva, a exploração de cenas do cotidiano e a exaltação do corpo humano".

  • E.

    "O desenvolvimento comercial deu origem a uma burguesia, que se fortalecia com a concentração de riqueza e ambicionava a participação política".

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Quando o homem começou a transformar a natureza, ele deu início à história, criando os alicerces fundamentais da cultura

  • B.

    O homem faz história, porque cria e recria o mundo, construindo e reconstruindo maneiras de viver cada vez mais complexas e transmitidas de geração a geração.

  • C.

    "A vida em sociedade pressupõe elementos de coesão social, que evitam a existência de conflitos e impossibilitar o estabelecimento de relações de poder".

  • D.

    "A relação história e cultura é um dos aspectos mais importantes para compreendermos as diferentes trajetórias dos homens".

  • E.

    "Os homens são animais sociais, que buscam coletivamente meios para construir sua cultura".

Sobre o trabalho escravo considere as seguintes proposições:

I. "O trabalho escravo faz parte das contradições que marcam os fundamentos da modernidade no mundo".

II. "Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais intransponíveis e preconceitos marcantes contra o trabalho manual".

III. "Como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos praticados contra os escravos, favorecendo, assim, a implantação da escravidão negra nas colônias da América".

 IV. "Na produção colonial de natureza mercantil, o escravo era explorado como força de trabalho e como mercadoria de grande valor comercial".

Estão corretas

  • A. somente I, II e III.
  • B. somente I, II e IV.
  • C. somente I, III e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Sobre a igreja da Santa Isabel- Rainha de Portugal, NÃO é correto afirmar

  • A. Foi, segundo o que está escrito nos livros, uma doação dos irmãos Lundgren ao povo do Paulista e à Arquidiocese.
  • B. O nome da padroeira é uma homenagem dos coronéis Lundgren a sua mãe, a Sra. Elizabeth Lundgren.
  • C.

    A inauguração, bênção e sagração da igreja de Santa Isabel- Rainha de Portugal- aconteceram em 29 de junho de 1950.

  • D.

    A pintura de fundo dos altares é obra do artista plástico Hildebrando Eugênio falecido em 1996.

  • E.

    O local onde está edificada a igreja de Santa Isabel foi destinado anteriormente à construção do prédio sindical, mas a família Lundgren, compreendendo a importância do sindicato e não querendo se indispor com o bispo, doou outro terreno para os tecelões.

Texto para as questões de 34 a 36

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário histórico mundial do século XX, assinale a opção correta.

  • A.

    Há vinculações entre as duas guerras mundiais do século XX, sobretudo quanto ao quadro de disputas por espaço e poder entre grandes potências.

  • B.

    Na primeira metade do século XX, a economia capitalista foi crescentemente marcada pela mais absoluta liberdade de mercado.

  • C.

    Diferentemente do nazismo alemão, o fascismo italiano correspondeu a uma experiência democrática que se identificava com sua época.

  • D.

    A Crise de 1929 circunscreveu-se aos Estados Unidos da América e a alguns países europeus, razão pela qual seus efeitos puderam ser minimizados.

Se no início do século XX a memória era objeto de acurada reflexão, sobretudo por parte dos filósofos, atualmente ela é investigada por distintas vertentes de pesquisadores, que a abordam enquanto fenômeno social. Desta maneira, o conceito "lugar de memória" assumiu grande importância na teoria social. Assinale a alternativa que define corretamente este conceito e o(a) autor(a) que o formulou:

  • A.

    segundo Maurice Halbwachs, a interação entre indivíduos é primordial para a elaboração da memória, seja individual ou coletiva; com isso, o lugar de memória só pode ser pensado em termos de convenções sociais;

  • B.

    segundo Frederic Charles Bartlet, a busca de sentido para o mundo opera com a capacidade humana de lembrar e esquecer, de tal forma que o lugar de memória é marcado como processo cognitivo;

  • C.

    segundo Henri Louis Bergson, a construção de uma representação do passado caracteriza a memória-trabalho como a necessidade humana de imaginar e de evocar uma lembrança; sendo assim, o lugar de memória é necessidade de representação;

  • D.

    segundo Hannah Arendt, a percepção de pertencimento a um mundo que constitui e engloba os indivíduos é um atributo da memória que permite ao ser humano a compreensão da própria finitude; neste sentido, o lugar de memória é o da liberdade;

  • E.

    segundo Pierre Nora, a transmissão das lembranças entre as gerações é um movimento vivo de constituição da memória e da identidade coletiva; desta forma, os lugares de memória são lugares simbólicos onde o passado, já desconectado do presente, persiste.

Na dinâmica social, a seleção do que lembrar e o como fazê-lo mostra-se imprescindível à legitimação do poder. Nesse sentido, o conceito de "tradição inventada", segundo a concepção de T. Ranger e E. Hobsbawn, mostra-se bastante operatório. Marque a alternativa que explicita este conceito:

  • A.

    um conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica, que visa inculcar valores e comportamentos através da repetição, implicando numa continuidade em relação ao passado, conservando velhos costumes para novos fins ou em condições novas;

  • B.

    um conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica, que visa inculcar valores e comportamentos através da repetição, o que implica uma ruptura em relação ao passado, com a invenção de novos costumes;

  • C.

    um conjunto de práticas de natureza simbólica, inventadas de acordo com novas demandas sociais de legitimação do poder, numa perspectiva consensual dos agentes sociais;

  • D.

    um conjunto de práticas rituais que estabeleçam uma liturgia diferenciada, em que a coerção é o principal agente de efetivação e manutenção das novas práticas;

  • E.

    um conjunto de práticas de natureza ritual e/ou simbólica que através da coerção e do convencimento buscam estabelecer uma unidade de ação social.

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