Questões de História do ano 2012

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  • A.

    definia-se como nacionalista, combatia o capitalismo financeiro, defendia o controle do Estado sobre a economia e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.

  • B.

    inspirava-se na tese de Gilberto Freyre, que considerava a sociedade indígena um modelo de civilização e defendia a criação de uma educação voltada para o trabalho.

  • C.

    apoiava radical reforma na estrutura educacional do Brasil e foi a principal criadora do movimento da Escola Nova.

  • D.

    era próxima aos liberais franceses, apoiava a autogestão nos espaços de trabalho e defendia a ampliação do cooperativismo no campo.

  • E.

    amparava-se nas ideologias apoiadoras do Estado do bem-estar social, criticava o conservadorismo da Igreja Católica e se contrapunha às políticas eugenistas.

Segundo Boris Fausto, o golpe de Estado de 1937, no Brasil, foi “saudado com entusiasmo na Alemanha e na Itália”. A reação alemã e italiana pode ser explicada

  • A.

    pelo rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, pois esta nação condenou, de forma veemente, a derrocada da democracia brasileira.

  • B.

    pelo rompimento do acordo de ajuda econômica dos Estados Unidos para o Brasil, que visava financiar a construção de uma usina siderúrgica.

  • C.

    pela defesa do Brasil, junto à Liga das Nações, da legitimidade da aspiração pangermanista do governo de Hitler.

  • D.

    pelo imediato apoio do Brasil à pretensão expansionista alemã sobre a Áustria e ao reconhecimento da Abissínia, na África, como protetorado italiano.

  • E.

    por certa afinidade ideológica existente entre a ordem estabelecida no Brasil durante o Estado Novo e a ordem construída na Alemanha nazista e na Itália fascista.

  • A.

    Reformista.

  • B.

    Oligárquico.

  • C.

    Integralista.

  • D.

    Totalitário.

  • E.

    Tenentista.

  • A.

    facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.

  • B.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

  • C.

    diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.

  • D.

    estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.

  • E.

    respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.

  • A.

    preocupada com o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, com grandes investimentos nas ferrovias e hidrovias.

  • B.

    de substituição de importações por meio da ampliação da receita do governo, que concentrou recursos destinados à industrialização.

  • C.

    sustentada no controle pelo Estado da infraestrutura e da indústria básica, com as outras áreas da economia nas mãos do capital nacional.

  • D.

    voltada para o desenvolvimento industrial nacional, sem a participação do capital estrangeiro e com forte investimento estatal.

  • E.

    que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.

  • A.

    João Goulart, às vésperas do golpe de 1964.

  • B.

    Getúlio Vargas, às vésperas do suicídio, em 1954.

  • C.

    Jânio Quadros, às vésperas da renúncia, em 1961.

  • D.

    Costa e Silva, às vésperas do AI-5, em 1968.

  • E.

    Figueiredo, às vésperas da Lei da Anistia, em 1979.

  • A.

    Destacamento de Operações de Informações.

  • B.

    Projeto Reação.

  • C.

    Escola das Américas.

  • D.

    Grupo de Segurança Nacional.

  • E.

    Operação Condor.

  • A.

    fizeram apologia à luta armada, por considerá-la a única forma possível de resistência ao autoritarismo.

  • B.

    promoveram pouca mobilização nas ruas durante todo o período, devido à forte repressão do Estado.

  • C.

    com atuações diversas, tiveram destaque no processo de abertura, como na luta pela anistia e nas Diretas Já.

  • D.

    constituíram desde 1964 uma frente de oposição à ditadura conhecida pelo nome de “Frente Ampla”.

  • E.

    foram importantes como forças de oposição até 1968, mas tiveram pouca atuação do AI-5 às Diretas Já.

  • A.

    a maior parte dos seus militantes tinha origem nas camadas populares, principalmente operários e camponeses.

  • B.

    as discordâncias com o PCB estavam relacionadas à perspectiva nacional democrática e reformista do partido.

  • C.

    teve papel de destaque a partir de 1968 e só perdeu fôlego em 1979, com a promulgação da Lei de Anistia.

  • D.

    costuma ser pouco estudada pelos historiadores, pois o seu papel na luta contra a ditadura foi secundário.

  • E.

    a atuação ocorreu apenas no campo, pois na cidade não havia alvo que interessasse aos guerrilheiros.

Segundo a obra, em cinco volumes, de Francisco Adolpho de Varnhagen, História Geral do Brasil (1854-1857), a marca da história brasileira seria:

  • A.

    a continuidade da história portuguesa e, portanto, uma história dos brancos, dos heróis portugueses, dos governadores e das instituições de governo.

  • B.

    a relação cultural entre o Brasil e a Holanda, sintetizada na presença do príncipe João Maurício de Nassau no nordeste brasileiro.

  • C.

    a presença da cultura africana que fora trazida pelos africanos escravizados e que se fazia presente na Bahia, na região das Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

  • D.

    a formação da nacionalidade brasileira por meio da miscigenação de índios, negros e brancos, bem como pelo hibridismo das instituições políticas.

  • E.

    o processo de construção de uma nação europeizada baseada nos valores republicanos, portanto uma história vinculada à política do branqueamento do Brasil.

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