Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do vocabulário político do século XIX, do período da Regência e do Império brasileiro, um Saquarema seria um:
político moderado, que se posicionavam entre os Caramurus e os Luzias, no Segundo Reinado. Foram assim denominados por terem a sede de seu jornal no município de Saquarema, no Rio de Janeiro.
liberal do Segundo Reinado. Este nome seria uma alusão ao nome do jornal que pertencia aos liberais exaltados que foram derrotados pelo Barão de Caxias na cidade de Recife, em Pernambuco, na revolta liberal de 1842.
membro do Partido Conservador no Segundo Reinado. Este nome seria uma alusão à fazenda de Monte Alegre, de propriedade do Visconde de Itaboraí, localizada no município de Saquarema, onde reuniam-se muitos políticos conservadores.
político conservador que defendiam o retorno de D. Pedro I ao poder, depois da abdicação de 1831. Possuíam este nome, pois sua sede localizava-se no município de Saquarema, no Rio Janeiro.
nome é uma referência à praia de Saquarema, no Rio de Janeiro, de onde partiram populares em direção ao Campo de Santana, no dia 7 de abril de 1831, exigindo a volta do ministério que foi deposto pelo imperador.
Com base no trecho citado, é correto afirmar que a estrutura sociopolítica do Segundo Reinado:
possuía uma estrutura estamental e uma sociedade de corte, tendo em seu ápice os proprietários de terras e escravos. Num segundo plano, ficavam os pequenos proprietários, o funcionalismo público, os comerciantes, toda a sorte de letrados. Na base estavam os homens livres pobres. Os escravos não pertenciam ao corpo de cidadãos, mas tampouco sua situação de mercadoria foi formalizada legalmente.
estruturou-se a partir de estamentos, tendo na classe imperial a maioria dos privilégios. Dividida entre senhores proprietários de latifúndios de um lado, e os africanos escravizados de outro; a sociedade baseava-se na distinção racial formalizada nas leis do código civil brasileiro. Desta feita, o espaço público de debate esteve limitado à boa sociedade por meio da proibição do voto aos negros.
organizou-se em uma monarquia constitucional baseada na soberania popular.Asoberania, neste caso, significava uma relação particular da realeza com a democracia, para que a vontade do povo se realizasse a rigor. Por meio do Poder Moderador, o governo imperial interferia a favor dos homens livres pobres e dos africanos escravizados. Neste sentido, a sociedade imperial reservava à elite política as decisões sobre os rumos da nação.
possuía uma estrutura estamental dividida entre proprietários de terras e escravos, funcionários públicos; a classe média era formada por homens livres pobres, comerciantes e profissionais liberais; e o estamento subalterno, formado pelos africanos escravizados. Os direitos políticos limitavam-se aos proprietários de terras e escravos. Este aspecto era reforçado pelo voto censitário.
manteve os privilégios senhoriais do Brasil colonial e suas instituições políticas. Este aspecto estruturou a política imperial e a sociabilidade da sociedade de corte. A política era a arena de disputas internas ao estamento senhorial. A liberdade ficava restrita aos proprietários de terras e escravos, relegando aos demais habitantes do império a condição de meros espectadores das decisões políticas.
A respeito da Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que:
não obteve apoio político das massas, nem possuiu lideranças intelectuais expressivas, além de ter sido duramente combatida pelo Partido Comunista.
caracterizou-se enquanto um movimento fascista, seguindo fielmente o modelo italiano, tendo em vista seu militarismo e a cor de seus uniformes.
caracterizou-se enquanto um movimento fascista, seguindo fielmente o modelo italiano, tendo em vista seu militarismo e a cor de seus uniformes.
foi um movimento financiado pelo governo de Mussolini, interessado em obter apoio militar do Brasil.
foi duramente combatido por católicos, comunistas e nacionalistas, tendo em vista sua concepção liberal da política e da economia.
Com base no trecho citado, é INCORRETO afirmar que:
este cenário possibilitou que as tendências que questionavam os postulados da autonomia da obra de arte apresentassem soluções díspares, variando das alternativas nacionalistas com referências ao modernismo das décadas de 1920 e 1930, que se desdobram no nacional-popular e no desenvolvimentismo, às perspectivas universalistas fundamentadas em correntes estéticas que vigoraram no alto modernismo europeu.
neste ambiente era comum a coexistência de pol í t i cas es tatai s fundamentadas no desenvolvimentismo, como a do governo Juscelino Kubitscheck, e de projetos culturais de cunho universalista e construtivista.Aperspectiva nacional, presente no desenvolvimentismo, não descartou a realização dos projetos urbanístico e arquitetônico de Brasília, criados por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
o construtivismo que toma conta do cenário cultural e artístico do Brasil a partir da década de 1930, com a criação da moderna arquitetura brasileira no final de década de 1940, nas artes plásticas; e na década de 1950, na poesia é um bom exemplo do compromisso do artista com o projeto democráticoemtermos políticos e sociais.
o surgimento dos grupos de vanguardas esteve relacionado à influência do existencialismo que impregnou as discussões artísticas e filosóficas no Brasil. Sob a égide da crítica pós-moderna, o Cinema Novo, a Bossa Nova e os representantes da poesia concreta, por exemplo, compartilhavam a noção de que, por meio da modernização socioeconômica, com a industrialização e a aceitação da cultura de massa, o Brasil modernizar-se-ia culturalmente.
que a poesia concreta concebida entre meados da década de 1950 e início da década de 1960, ancorada nos pressupostos construtivistas, levantou em seu projeto estético questões que não concerniam somente à literatura. Pelo contrário, sobrepunha-se às demarcações convencionais do campo cultural e compartilhava problemas e soluções com as artes plásticas, a arquitetura, a música e outras linguagens artísticas.
Diante de alguns eventos políticos e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que:
a disputa ideológica entre esquerda e direita caracterizou-se no conflito entre as forças políticas mais expressivas do período: militares e políticos liberais da UDN (União Democrática Nacional) contra sindicalistas e políticos socialistas doPSD(Partido Social Democrático).
com a morte de Getúlio Vargas em 1954, o varguismo sofreu um duro golpe.Apartir de então, os sindicatos e as centrais operárias passariam a apoiar Juscelino Kubitscheck e seu projeto Trabalhista.
o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) expressava a voz dos sindicatos e centrais de operários. Sua força política pode ser comprovada diante da presença deste partido nas alianças políticas de todos os governos no pós-Segunda Guerra: 1950, 1955 e 1960.
Jânio Quadros elegeu-se, em 1961, presidente pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) com apoio daUDN(União Democrática Nacional), com forte apelo moralista e discurso contra a corrupção. Seu símbolo de campanha era uma vassoura. Seu mandato durou apenas seis meses.
a renúncia de Jânio Quadros instaurou uma grave crise política que desdobrou-se na tentativa de grupos militares impedirem a posse do vice-presidente João Goulart, identificado ao comunismo. Apesar da garantia de sua posse e o respeito à Constituição, João Goulart encontrou dificuldades para governar sem o apoio dos sindicatos e centrais sindicais.
Ao longo dos oito anos de governo FHC (1995-2002), medidas, tais como flexibilização das leis trabalhistas, taxas de juros elevadas para atrair o capital estrangeiro, privatização das empresas estatais, desregulação do mercado nacional, corte de gastos governamentais destinados a serviços e programas sociais, destacaram-se entre as mais relevantes deste período. Este conjunto de medidas permitem caracterizar a política deste governo como sendo:
Socialista.
Neoliberal.
Keynesiana
Nacional-desenvolvimentist
Comunista.
Em que ano ocorreu a Conjuração Baiana?
1789
1798
1889
1781
Sobre a Inconfidência Mineira, analise as afirmações abaixo:
I Foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII;
II Joaquim José da Silva Xavier tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira;
III Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II
apenas III
todas as afirmativas acima
Que Presidente da República foi deposto pelo Golpe Militar de 1.964?
Jânio da Silva Quadros.
João Belchior Marques Goulart.
Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Nereu de Oliveira Ramos.
O dia da Abolição da escravatura é comemorado em:
13 de janeiro;
13 de fevereiro;
13 de março;
13 de maio;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...