Questões de História do ano 2013

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A respeito da escravidão no Ceará, assinale a opção correta.

  • A.

    As condições climáticas do Ceará impediram a utilização de escravos em atividades agrícolas.

  • B.

    A exportação de escravos do Sul do Brasil para o Ceará mobilizou a imprensa local contra a escravidão, em razão da chegada de mão de obra imigrante.

  • C.

    O pequeno número de cativos é um dos motivos pelo qual a escravidão foi abolida anteriormente no Ceará em relação ao restante do país.

  • D.

    Não houve casos de resistência à escravidão no Ceará, dada a pequena quantidade de escravos nessa região.

  • E.

    Devido ao pequeno número de escravos, o fim da escravidão no Ceará não ocorreu mediante um movimento abolicionista.

A política econômica de Juscelino Kubitschek foi definida por um programa de metas, mediante o qual

  • A.

    se repudiou a vinda de capitais estrangeiros, que foram explicitamente rechaçados.

  • B.

    se buscou proteger a classe trabalhadora, inclusive por meio da aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  • C.

    se criou a Superintendência dos Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), destinada a promover o progresso dessa região.

  • D.

    se construiu a usina de Itaipu, a qual abasteceria o crescente polo automobilístico de São Paulo.

  • E.

    se iniciou a construção da ferrovia Norte-Sul, a qual integraria as diversas regiões do país.

As mudanças políticas e institucionais realizadas pelo movimento civil militar de 31 de março de 1964 incluem

  • A.

    a extinção dos partidos políticos existentes e substituição do sistema multipartidário por sistema com dois partidos.

  • B.

    a cassação de mandatos políticos a partir do endurecimento do regime, com o AI-5, o Ato Institucional n.º 5.

  • C.

    o fim das eleições indiretas para presidente e vice-presidente da República, previstas pela Constituição de 1946.

  • D.

    o fechamento do Congresso, suspensão das eleições para os governos estaduais e estabelecimento de legislação exclusivamente por meio de decreto-lei.

  • E.

    a outorga imediata de nova constituição, em substituição à de 1946.

Em julho de 2013, um importante acontecimento de dimensão global ocorrido no Rio de Janeiro trouxe milhares de visitantes ao Brasil. Nesse sentido, assinale a opção em que é identificado esse evento e sua principal liderança.

  • A.

    Jornada Mundial da Juventude / Papa Francisco

  • B.

    Jornada Espiritual Mundial / Dalai Lama

  • C.

    Conselho Mundial Cristão / Bispo Desmond Tutu

  • D.

    Fórum Social Mundial / Barack Obama

  • E.

    Fórum Econômico Mundial / François Hollande

Em junho de 2012, tendo em vista que o Paraguai havia sido suspenso do MERCOSUL após a destituição do presidente Fernando Lugo, foi aprovada a entrada, nesse bloco econômico, da

  • A.

    Venezuela.

  • B.

    Argentina.

  • C.

    Colômbia.

  • D.

    Bolívia.

  • E.

    Costa Rica.

Em outubro de 2012, morreu em Londres, aos noventa e cinco anos de idade, um relevante historiador do mundo contemporâneo. Ele foi autor de obras que se tornaram clássicas, como a Era das Revoluções e a Era dos Extremos, nas quais ele buscou abordar a história a partir de uma visão marxista, balizada em exaustivas pesquisas. Assinale a opção correspondente ao nome desse historiador.

  • A.

    Tony Judt

  • B.

    Isaac Deutscher

  • C.

    Giovanni Arrigh

  • D.

    Marc Bloch

  • E.

    Eric Hobsbawm

Atualmente, é generalizada a impressão de que ocorre, na Síria, uma guerra civil que repercute de modo negativo na política internacional. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A União Europeia apoia o governo sírio por temer uma possível influência russa na região.

  • B.

    A Síria é uma tradicional aliada dos EUA no Oriente Médio.

  • C.

    O regime democrático em vigor na Síria é destoante das outras ditaduras presentes na região.

  • D.

    A histórica inimizade entre Síria e Irã tem gerado profundas tensões geopolíticas.

  • E.

    A Síria integra o grupo xiita que se opõe a Israel, ao Egito e às monarquias árabes sunitas.

O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem

  • A.

    o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio.

  • B.

    a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros.

  • C.

    a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais.

  • D.

    a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas.

  • E.

    o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.

A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história

  • A.

    deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.

  • B.

    deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.

  • C.

    deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.

  • D.

    deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.

  • E.

    deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.

Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em

  • A.

    utilizar conceitos elaborados para determinada época.

  • B.

    estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.

  • C.

    avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.

  • D.

    enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.

  • E.

    atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.

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