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A respeito da escravidão no Ceará, assinale a opção correta.
As condições climáticas do Ceará impediram a utilização de escravos em atividades agrícolas.
A exportação de escravos do Sul do Brasil para o Ceará mobilizou a imprensa local contra a escravidão, em razão da chegada de mão de obra imigrante.
O pequeno número de cativos é um dos motivos pelo qual a escravidão foi abolida anteriormente no Ceará em relação ao restante do país.
Não houve casos de resistência à escravidão no Ceará, dada a pequena quantidade de escravos nessa região.
Devido ao pequeno número de escravos, o fim da escravidão no Ceará não ocorreu mediante um movimento abolicionista.
A política econômica de Juscelino Kubitschek foi definida por um programa de metas, mediante o qual
se repudiou a vinda de capitais estrangeiros, que foram explicitamente rechaçados.
se buscou proteger a classe trabalhadora, inclusive por meio da aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
se criou a Superintendência dos Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), destinada a promover o progresso dessa região.
se construiu a usina de Itaipu, a qual abasteceria o crescente polo automobilístico de São Paulo.
se iniciou a construção da ferrovia Norte-Sul, a qual integraria as diversas regiões do país.
As mudanças políticas e institucionais realizadas pelo movimento civil militar de 31 de março de 1964 incluem
a extinção dos partidos políticos existentes e substituição do sistema multipartidário por sistema com dois partidos.
a cassação de mandatos políticos a partir do endurecimento do regime, com o AI-5, o Ato Institucional n.º 5.
o fim das eleições indiretas para presidente e vice-presidente da República, previstas pela Constituição de 1946.
o fechamento do Congresso, suspensão das eleições para os governos estaduais e estabelecimento de legislação exclusivamente por meio de decreto-lei.
a outorga imediata de nova constituição, em substituição à de 1946.
Em julho de 2013, um importante acontecimento de dimensão global ocorrido no Rio de Janeiro trouxe milhares de visitantes ao Brasil. Nesse sentido, assinale a opção em que é identificado esse evento e sua principal liderança.
Jornada Mundial da Juventude / Papa Francisco
Jornada Espiritual Mundial / Dalai Lama
Conselho Mundial Cristão / Bispo Desmond Tutu
Fórum Social Mundial / Barack Obama
Fórum Econômico Mundial / François Hollande
Em junho de 2012, tendo em vista que o Paraguai havia sido suspenso do MERCOSUL após a destituição do presidente Fernando Lugo, foi aprovada a entrada, nesse bloco econômico, da
Venezuela.
Argentina.
Colômbia.
Bolívia.
Costa Rica.
Em outubro de 2012, morreu em Londres, aos noventa e cinco anos de idade, um relevante historiador do mundo contemporâneo. Ele foi autor de obras que se tornaram clássicas, como a Era das Revoluções e a Era dos Extremos, nas quais ele buscou abordar a história a partir de uma visão marxista, balizada em exaustivas pesquisas. Assinale a opção correspondente ao nome desse historiador.
Tony Judt
Isaac Deutscher
Giovanni Arrigh
Marc Bloch
Eric Hobsbawm
Atualmente, é generalizada a impressão de que ocorre, na Síria, uma guerra civil que repercute de modo negativo na política internacional. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A União Europeia apoia o governo sírio por temer uma possível influência russa na região.
A Síria é uma tradicional aliada dos EUA no Oriente Médio.
O regime democrático em vigor na Síria é destoante das outras ditaduras presentes na região.
A histórica inimizade entre Síria e Irã tem gerado profundas tensões geopolíticas.
A Síria integra o grupo xiita que se opõe a Israel, ao Egito e às monarquias árabes sunitas.
O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem
o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio.
a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros.
a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais.
a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas.
o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.
A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história
deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.
deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.
deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.
deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.
deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.
Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em
utilizar conceitos elaborados para determinada época.
estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.
avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.
enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.
atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.
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