Lista completa de Questões de História do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direitos sociais, humanos, civis e políticos são importantes para o desenvolvimento do trabalho do professor de história em sala de aula, o que fortalece um conceito básico dessa disciplina denominado
memória.
cultura.
poder.
trabalho.
cidadania.
A moderna concepção de história e a sua inserção na educação escolar subordinam-se à ideia de que
o objeto da história são as relações humanas no tempo e no espaço.
as bases teóricas e os procedimentos metodológicos superam o domínio cognitivo.
textos analíticos e interpretativos reduzem a capacidade de aprendizado na educação básica.
os processos históricos são determinados por forças externas às ações humanas.
a escrita é a linguagem que possibilita a construção do conhecimento.
Considerando a historicidade dos conceitos estruturadores da história, é correto afirmar, quanto à elaboração e à condução das atividades didáticas dessa disciplina, que o professor deve
subordinar as intervenções didáticas ao conhecimento prévio dos alunos.
problematizar a relação entre o conhecimento prévio dos alunos e os conhecimentos históricos.
diferenciar procedimentos metodológicos e conteúdos específicos da disciplina.
desvincular a realidade socioeconômica escolar do planejamento da disciplina.
reconhecer-se como construtor do conhecimento a ser transmitido aos alunos.
Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.
Na solução da questão da disputa com a Bolívia pelo território que hoje corresponde ao estado do Acre, o governo brasileiro comprometeu-se a construir uma ferrovia para ligar o porto de Santo Antônio, localizado no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no rio Mamoré.
Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.
O Território Federal do Guaporé foi criado por Getúlio Vargas mediante o desmembramento de uma parte do território dos estados do Acre e do Amazonas.
Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.
A colonização portuguesa do oeste amazônico, no período colonial, foi motivada pela demanda de látex pelo mercado europeu.
Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.
Em 1866, por decreto do governo do Império do Brasil, os rios Amazonas e Madeira, bem como os seus afluentes, foram abertos, em toda a sua extensão, à navegação mercante internacional.
Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.
Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue os itens de 113 a 116.
No Brasil colônia, a terra era parte do patrimônio pessoal do rei, sendo obtida por meio de doação. Com a lei de terras de 1850, extinguiu-se o regime de posse, contudo, as terras ainda foram mantidas como propriedade do Estado e a sua aquisição se dava somente por doação estatal.
Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.
Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue os itens de 113 a 116.
A política de terras no Brasil e a existência da escravidão foram fatores favoráveis à imigração estrangeira.
Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.
Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue os itens de 113 a 116.
A partir dos anos 50 do século passado, os países capitalistas desenvolvidos intensificaram o processo de industrialização da agricultura no mundo subdesenvolvido como parte da estratégia de revigoramento do capitalismo em âmbito mundial. Esse fato ficou conhecido como Revolução Verde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...