Lista completa de Questões de História do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.
Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue os itens de 113 a 116.
Ao longo da história fundiária brasileira, ocorreram diversas manifestações, movimentos, revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa. Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais.
Sabendo que o processo de industrialização substitutiva de importações durante o período compreendido entre a Segunda Guerra Mundial e o ano de 1981 comportou uma diferenciação estrutural interna, julgue o item abaixo.
Nesse período, o processo brasileiro de industrialização substitutiva de importações pode ser dividido em duas fases. Na primeira fase (1950-62), ocorreu industrialização diversificada, mas com ênfase na substituição de importação de bens de capital e de bens intermediários, ao passo que, na segunda fase (1968-81), o foco recaiu na industrialização substitutiva de importação de bens de consumo.
Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.
A partir da década de 40 do século passado, ocorreu um processo de transição demográfica de uma situação em que se tinham elevadas taxas de natalidade e mortalidade para outra, em que essas taxas tornaram-se menores.
Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.
No período em que a economia brasileira era predominantemente exportadora, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto dominante. À medida que a atividade industrial se desenvolvia, as desigualdades regionais tendiam a se perpetuar ou aumentar. Isso ocorreu porque as empresas se instalaram nos centros que ofereciam maiores vantagens em termos de economias externas.
A evolução do déficit fiscal e da dívida pública guarda relação com a estrutura orçamentária, pois o orçamento é peça fundamental da política fiscal. A rigidez orçamentária, quando estabelecida constitucionalmente, pode ser um obstáculo ao controle do déficit e da dívida pública. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.
Com o objetivo de promover o ajuste fiscal, antes da implementação do Plano Real, foi criado o Fundo Social de Emergência (FSE), que quebrava a vinculação constitucional entre receita e despesa. A vigência do FSE, que iria até 1995, se estendeu até 1997 sob a denominação de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que, posteriormente, perdeu o caráter de fundo e passou a existir como Desvinculação da Receita da União (DRU). Apesar dessas medidas, o déficit fiscal permaneceu até o final da implementação do plano.
As assertivas abaixo dizem respeito à Lei de Terras, aprovada pelo Parlamento brasileiro durante o Segundo Reinado.
I. A votação da lei que proibia a obtenção de terras públicas, exceto se fossem compradas, ocorreu no mesmo ano em que foi aprovada a Lei Eusébio de Queiroz, que extinguiu o tráfico negreiro.
II. A lei determinou que todo proprietário registrasse suas propriedades nos Registros Paroquiais, atendendo aos desejos dos grandes proprietários, com recursos suficientes para registrar suas glebas.
III. Os grupos que aprovaram a lei pertenciam à aristocracia agrária e à nascente burguesia industrial, oriunda dos imigrantes, principalmente italianos, que vieram para o Brasil para substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café.
IV. A lei ampliou o acesso à propriedade do solo, à medida que transformou a terra em mercadoria, passível de ser adquirida independentemente da camada social a que pertencesse o indivíduo, que, como única exigência, deveria ser cidadão brasileiro.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Se for eleito a 3 de outubro, no ato da posse, o povo subirá comigo as escadas do Catete. E comigo ficará no governo. (Getúlio Vargas) Em 1951, Vargas voltou à Presidência da República, desta vez legitimado pelo voto popular.
São características a serem reconhecidas durante essa fase da presidência de Vargas:
Liberalismo e Autoritarismo.
Intervencionismo e Coronelismo.
Populismo e Nacionalismo.
Imperialismo e Integralismo.
Sindicalismo e Socialismo.
Os acontecimentos abaixo estão inseridos no contexto histórico da Revolução Farroupilha:
I. Tomada do porto de Laguna (Santa Catarina) pelos farrapos.
II. O Barão de Caxias assume a presidência da Província do Rio Grande do Sul.
III. Ocorre a Batalha de Porongos, em que os negros da infantaria farroupilha são desarmados.
IV. Antonio de Souza Neto proclama a República Rio-Grandense.
V. O presidente da província, Fernandes Braga, é deposto pelos revoltosos.
Assinale a alternativa que apresenta os acontecimentos acima organizados em ordem cronológica, ou seja, do mais antigo ao mais recente.
I III IV V II.
V IV I II III.
IV V II I III.
III II I V IV.
II I IV III V.
São acontecimentos que marcaram a política externa do governo de Jânio Quadros (1961):
I. Rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética.
II. Combate ao colonialismo português na África e Ásia.
III. Condecoração de Ernesto Che Guevara com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Em 1977, o governo de Ernesto Geisel, utilizando-se do AI 5, decretou o recesso do Congresso Nacional e promulgou o Pacote de Abril, que estabelecia:
I. Extensão às eleições estaduais e federais da Lei Falcão, que restringia a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
II. Ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos.
III. Alteração do quorum para a votação de emendas constitucionais pelo Congresso Nacional, de 2/3 para maioria simples, ou seja, metade dos votos mais um.
IV. Criação da eleição indireta nas assembleias estaduais para 1/3 dos senadores denominados pejorativamente de "biônicos".
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...