Questões de História do ano 2014

Lista completa de Questões de História do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da escravidão no Brasil e sua abolição, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Os escravos viviam nas piores condições possíveis, o que culminou em revoltas nas fazendas, com a fuga de grupos de escravos que formavam os quilombos. Os quilombos eram comunidades organizadas, onde os negros podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.
  • B. A necessidade de aumentar o mercado consumidor para seus produtos fez a Inglaterra aprovar a Lei Bill Aberdeen em 1845, que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam essa prática. Como as relações anglo-brasileiras eram muito boas e o Brasil já estava pendente à abolição da escravatura, imediatamente aderiu à lei inglesa e proibiu o tráfico de escravos.
  • C. Algumas leis restringiram gradativamente a escravidão: em 1871, a Lei do Ventre Livre dava liberdade aos filhos de escravos nascidos após sua vigência e, em 1885, a Lei dos Sexagenários garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. Mas a escravidão somente foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.
  • D. A lei deu a liberdade jurídica aos escravos, mas a realidade foi cruel com eles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, os negros não conseguiam empregos, sofriam preconceito e discriminação racial.

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. O trabalho escravo no Brasil foi utilizado nas lavouras e nas minas de metais preciosos. O restante do trabalho, como as atividades urbanas e os serviços nos lares, era feito por trabalhadores livres.

  • C. Certo
  • E. Errado

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. Os primeiros escravos no Brasil foram os índios, chamados também de negros da terra.

  • C. Certo
  • E. Errado

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. O tráfico de escravos africanos para o Brasil foi menos importante para a lógica econômica mercantilista que a escravização do índio pelos colonos na América.

  • C. Certo
  • E. Errado

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. A abolição da escravidão no Brasil foi decretada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. No entanto, o estado do Ceará já havia abolido o trabalho escravo em março de 1884.

  • C. Certo
  • E. Errado

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. Entre as leis que procuravam o fim da escravidão no Brasil pode se considerar a Lei do Ventre Livre formulada e defendida por Eusébio de Queiroz em 1850.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens. A Revolução de 1930 foi motivada pelo rompimento da política do café com leite, tendo sido eleito um presidente paulista em vez de um presidente mineiro. Em resposta, um grupo de militares depôs o presidente Washington Luis e transferiu o poder político a Getúlio Vargas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens. Em 1947, o presidente Eurico Gaspar Dutra criou o Conselho Nacional do Petróleo, lançou o slogan O Petróleo é Nosso e fundou a PETROBRAS, que controla toda a produção do petróleo brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens. O fato de a burguesia ter se voltado contra o governo e as instituições democráticas, devido à instabilidade provocada pela radicalização e às ameaças em seus interesses econômicos, constitui uma causa do golpe militar de 1964.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens. A bossa nova foi criada como um movimento cultural de contestação à ditadura durante o governo de Ernesto Geisel.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...