Lista completa de Questões sobre Educação em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Ante o avanço da historiografia e a necessidade de que a sala de aula não esteja à margem de um mundo em contínua transformação, o professor de História de todos os níveis de ensino precisa saber lidar criticamente com as mais diversas fontes.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Diferentemente da perspectiva positivista do passado, que resumia as fontes históricas aos documentos escritos, nos dias atuais podem ser considerados fontes para a História, entre muitos outros elementos, a imprensa, as mídias digitais, os acervos de museus, além da linguagem e da oralidade presentes na própria sala de aula.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que a tarefa normativa da didática da História, tal como compreendida atualmente, retira a relevância do fato histórico como objeto de estudo em sala de aula.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
O livro didático exerce importante papel no ensino de História na escola, especialmente quando oferece distintas formas de compreensão da multifacetada trajetória das sociedades no tempo.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Os livros didáticos, por sua própria natureza, não se subordinam às leis do mercado, de modo que eles não contribuem na organização da relação entre o que é, o que pode ser e o que deveria ser apreendido em relação à disciplina.Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.
A possibilidade de mulheres negras, empregadas como domésticas no sul dos Estados Unidos da América na década de 60 do século passado, produzirem narrativas próprias sobre suas histórias reflete uma postura comum da produção historiográfica brasileira daquele período.A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresenta como proposta, a seguinte alternativa:
Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:
A pedagogia griô é uma experiência de ensino de história herdada da cultura africana e indígena que pode contribuir para a expansão do sentimento de historicidade no ambiente escolar, de modo que as novas gerações adquiram o gosto pelo passado por meio da presença de narradores na sala de aula, uma vez que os griôs são os guardiões de memória, possibilitando que os alunos se libertem desse sintoma terrível de desenraizamento por desconhecimento histórico. Essa possibilidade pedagógica se anunciou devido
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...