Questões sobre Educação em História

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Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Ante o avanço da historiografia e a necessidade de que a sala de aula não esteja à margem de um mundo em contínua transformação, o professor de História de todos os níveis de ensino precisa saber lidar criticamente com as mais diversas fontes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Diferentemente da perspectiva positivista do passado, que resumia as fontes históricas aos documentos escritos, nos dias atuais podem ser considerados fontes para a História, entre muitos outros elementos, a imprensa, as mídias digitais, os acervos de museus, além da linguagem e da oralidade presentes na própria sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que a tarefa normativa da didática da História, tal como compreendida atualmente, retira a relevância do fato histórico como objeto de estudo em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

O livro didático exerce importante papel no ensino de História na escola, especialmente quando oferece distintas formas de compreensão da multifacetada trajetória das sociedades no tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Os livros didáticos, por sua própria natureza, não se subordinam às leis do mercado, de modo que eles não contribuem na organização da relação entre o que é, o que pode ser e o que deveria ser apreendido em relação à disciplina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

A possibilidade de mulheres negras, empregadas como domésticas no sul dos Estados Unidos da América na década de 60 do século passado, produzirem narrativas próprias sobre suas histórias reflete uma postura comum da produção historiográfica brasileira daquele período.

  • C. Certo
  • E. Errado



O reconhecimento da importância das histórias, da diversidade e da pluralidade dos povos indígenas contribui para a construção do respeito aos direitos dessas populações, assim como possibilita que a sociedade e o Estado brasileiros ampliem os diálogos com esses sujeitos sociais acerca da elaboração de políticas públicas que atendam suas demandas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresenta como proposta, a seguinte alternativa:

  • A. A difusão da racionalidade da ciência histórica, acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, extinguindo as crenças religiosas diversas, contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias.
  • B. Ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades.
  • C. Atualmente tem se dado mais destaque ao estudo dos novos temas de inspiração marxista, que privilegiam as análises das infra-estruturas econômicas e das lutas de classe.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:

  • A. Os livros didáticos de História que têm circulado nas escolas brasileiras sempre foram e continuam sendo influenciados pelo paradigma positivista.
  • B. A prática pedagógica dos professores de História no cenário atual brasileiro não tem sido mais fundamentada nos conteúdos dos livros didáticos, mas no uso das tecnologias e das mídias digitais.
  • C. Após o período de redemocratização do Brasil, os livros didáticos que passaram a circular e serem adotados nas escolas foram marcantemente influenciados pelo paradigma marxista, indo de encontro à herança do ensino positivista que fazia apologia aos heróis nacionais e contribuía para a reprodução de alunos passivos e acríticos.
  • D. Considerando-se a estreita relação que há entre o ensino de história na universidade e o ensino de história nas escolas da educação básica, é visível a forte influência dos livros didáticos que são sugeridos pelos professores da educação superior na escolha dos livros que são adotados nas escolas.
  • E. Todos os livros didáticos que estão sendo aprovados pelo PNLD apresentam narrativas históricas influenciadas pela nova história cultural francesa.

A pedagogia griô é uma experiência de ensino de história herdada da cultura africana e indígena que pode contribuir para a expansão do sentimento de historicidade no ambiente escolar, de modo que as novas gerações adquiram o gosto pelo passado por meio da presença de narradores na sala de aula, uma vez que os griôs são os guardiões de memória, possibilitando que os alunos se libertem desse sintoma terrível de desenraizamento por desconhecimento histórico. Essa possibilidade pedagógica se anunciou devido

  • A. Às contribuições do ensino de história positivista que trabalha com as biografias dos excluídos da história.
  • B. Às reformas nas políticas públicas educacionais nacionais que cada vez mais têm valorizado o investimento curricular no ensino da história e da geografia local, isso se confirma nos conteúdos do ENEM.
  • C. Ao profundo diálogo que existe entre a educação histórica na academia e a educação histórica nas escolas.
  • D. À sensibilidade histórica de nossos gestores que têm investido na expansão da conquista da cidadania dos moradores das cidades brasileiras, valorizando cada vez mais o ensino de história local e formando os sujeitos críticos em busca de seu protagonismo.
  • E. Ao amplo leque de possibilidades teóricas, metodológicas e temáticas que foi aberto com a chamada nova história, reconhecendo outras fontes para o ensino e para a pesquisa, para além das fontes escritas. Essa abertura contribuiu para a valorização das fontes orais no que diz respeito à escrita da história local, aprofundando crescentemente o diálogo entre a memória e a história.
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