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No que diz respeito aos tratamentos das fontes, os autores consideram importante no ensino da história e no ofício do historiador,
Em sala de aula, o professor de História pode explorar com os alunos a análise de documentos
Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fernando Novais, sobre a crise do sistema colonial, em sala de aula, tem como objetivo que os alunos compreendam que
A estratégia utilizada pelo professor de História de solicitar a exploração de todas as informações contidas num documento, como o de Joel Rufino dos Santos, além de reforçar o conhecimento já aprendido,
A utilização de documentos escritos com os alunos, em sala de aula, como o texto de João Luís Fragoso e Francisco Carlos Teixeira da Silva, é indispensável como fundamento do método de ensino, principalmente porque
O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,
Acerca dessa questão da ideologia na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. À medida que a relação pedagógica se estreita e ganha transparência, é desejável que tanto o docente quanto os estudantes possam expor civilizadamente suas convicções pessoais.
II. O importante é não colocar a própria visão como a única correta e aprender a separar as coisas. Ter militância é um direito do professor, mas a sala de aula não é um lugar adequado para exercê-la.
III. É possível fazer uma interpretação 100% marxista da história e isso se faz necessário, uma vez que a teoria da história é parte integrante dos currículos.
IV. É necessário o compromisso de ser intelectualmente honesto e deixar claro que existem outros pontos de vista, igualmente legítimos, além daquele que eventualmente será mostrado com mais detalhe.
Estão corretas apenas as afirmativas
a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.
a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.
a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.
a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.
a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.
A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história
deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.
deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.
deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.
deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.
deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.
Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em
utilizar conceitos elaborados para determinada época.
estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.
avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.
enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.
atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.
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