Questões sobre Educação em História

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Considerando a historicidade dos conceitos estruturadores da história, é correto afirmar, quanto à elaboração e à condução das atividades didáticas dessa disciplina, que o professor deve

  • A.

    subordinar as intervenções didáticas ao conhecimento prévio dos alunos.

  • B.

    problematizar a relação entre o conhecimento prévio dos alunos e os conhecimentos históricos.

  • C.

    diferenciar procedimentos metodológicos e conteúdos específicos da disciplina.

  • D.

    desvincular a realidade socioeconômica escolar do planejamento da disciplina.

  • E.

    reconhecer-se como construtor do conhecimento a ser transmitido aos alunos.

Analise as afirmativas a seguir, referentes ao 40 ensino de História.

I. O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.

II. A História Crítica apresenta a história como a seriação dos acontecimentos num eixo espaço-temporal europocêntrico, seguindo um processo evolutivo e uma sequência de etapas que devem cumprir uma trajetória obrigatória.

III. O questionamento sobre o uso exclusivo de fontes escritas levou a investigação histórica a considerar a importância da utilização de outras fontes documentais, aperfeiçoando métodos de leitura de forma a abranger as várias formas de registros produzidos. A comunicação entre os homens, além de escrita, é oral, gestual, figurada, musical e rítmica.

IV. Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas a II e a III estão corretas.

  • C.

    Apenas a I e a III estão corretas.

  • D.

    I, III e IV estão corretas.

  • E.

    Somente a IV está correta.

Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

  • A.

    estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.

  • B.

    concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.

  • C.

    romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

  • D.

    construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.

O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser

  • A. igual àquele feito pelo historiador ao realizar seu trabalho de pesquisa acadêmica, servindo de embasamento para a escrita da História.
  • B.

    adotado para aproximar os alunos dos métodos de produção do conhecimento histórico, estimulando a reflexão sobre esse processo.

  • C.

    evitado por ser estranho aos alunos, que não dominam seu contexto de produção ou mesmo a linguagem da época em que foi produzido.

  • D.

    empregado para transformar os alunos em pequenos historiadores, dotados de condições para escrever suas próprias versões da História.

Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve

  • A.

    focar apenas nos conteúdos históricos programados para aquela faixa etária e medir coletivamente a capacidade de raciocínio histórico, a inteligência cognitiva e a maturidade para investigação.

  • B.

    utilizar exclusivamente provas e testes, ferramentas consideradas eficazes para medir com precisão os conhecimentos adquiridos, independentemente das diferenças existentes entre os alunos.

  • C.

    prever instrumentos de caráter investigativo e formativo, para elaborar um diagnóstico dos alunos e estabelecer estratégias para recuperar os conhecimentos não apreendidos.

  • D.

    servir-se de instrumentos que dispensam a observação e o registro do desempenho escolar, pouco eficientes para verificar a aquisição de habilidades como a participação em debates.

Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas

  • A.

    o domínio dos procedimentos de construção do conhecimento histórico, como a cópia de textos e a valorização de heróis.

  • B.

    o reconhecimento dos valores sociais como resultado de uma cultura única, hegemônica e legítima diante das demais manifestações culturais.

  • C.

    a construção de uma consciência histórica independente das noções de tempo e das culturas que a produziram.

  • D.

    a percepção da História como resultado da ação humana ao longo do tempo, marcada pela pluralidade de sujeitos e de múltiplas memórias.

  • A.

    desconsiderar aspectos que caracterizam a produção de uma letra de música, conforme procedimento conferido às fontes históricas.

  • B.

    descartar o uso de relatos e imagens do período histórico a ser tratado, para facilitar aos alunos a contextualização dos acontecimentos.

  • C.

    evitar anacronismo, abordando o contexto histórico da época em que foi feita a letra da música e aquele relacionado ao acontecimento.

  • D.

    afastar-se dos conhecimentos prévios e das representações dos alunos, que dificultam a compreensão da História.

  • A.

    mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.

  • B.

    incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.

  • C.

    delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.

  • D.

    identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.

O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,

  • A.

    devem ser evitados no ensino de História, por se encontrar distantes dos acontecimentos nacionais e mundiais.

  • B.

    conferem sentido ao conhecimento histórico e auxiliam na compreensão da realidade local.

  • C.

    podem ser largamente utilizados em sala de aula, por dispensar o planejamento devido à proximidade de professores e alunos.

  • D.

    configuram-se como curiosidade própria do turismo, sem estimular o estudo da História.

O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser

  • A.

    igual àquele feito pelo historiador ao realizar seu trabalho de pesquisa acadêmica, servindo de embasamento para a escrita da História.

  • B.

    adotado para aproximar os alunos dos métodos de produção do conhecimento histórico, estimulando a reflexão sobre esse processo.

  • C.

    evitado por ser estranho aos alunos, que não dominam seu contexto de produção ou mesmo a linguagem da época em que foi produzido.

  • D.

    empregado para transformar os alunos em pequenos historiadores, dotados de condições para escrever suas próprias versões da História.

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