Questões sobre Educação em História

Lista completa de Questões sobre Educação em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados “libertadores”, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo O’Higgins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é

  • A.

    nocivo à concepção crítica de História e deve ser evitado, pois reproduz a velha História dos “grandes homens”.

  • B.

    pouco recomendado, pois esse tipo de abordagem contraria o gosto popular predominante.

  • C.

    admissível apenas para grandes nomes das artes e das ciências, uma vez que políticos e militares não devem ser individualizados.

  • D.

    interessante quando se inclui a discussão do processo historiográfico que mitificou aqueles personagens.

  • E.

    permitido quando os biografados constituem bom exemplos para os alunos, caso de alguns líderes religiosos e de esquerda.

Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a

  • A.

    identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.

  • B.

    severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.

  • C.

    análise crítica dos problemas das “reservas” negras e da segregação de negros pelo branco.

  • D.

    fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das “reservas” negras.

  • E.

    conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as “reservas” negras e o apartheid.

Observe a imagem.

A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos

  • A.

    a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.

  • B.

    as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.

  • C.

    a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.

  • D.

    o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.

  • E.

    as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.

A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • A.

    A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • B.

    forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.

  • C.

    tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.

  • D.

    importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.

  • E.

    passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.

Os PCN sugerem autonomia e independência do ensino de História, dada a impossibilidade real de integrar os objetos de conhecimento dessa área às demais disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.

Ao enfatizarem os eixos temáticos, os PCN indicam a necessidade de o ensino de história afastar-se do estudo isolado dos fatos e contextualizá-los no tempo e no espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.

Os PCN, tal como apresentados no texto, negam a importância do indivíduo na história.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.

As propostas para o ensino de história nas duas fases do ensino fundamental são antagônicas e excluem-se mutuamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.

Em geral, os PCN propõem para a educação básica uma abordagem histórica que favoreça o fortalecimento da concepção de cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

O fato se apresenta tal qual acontecido, cristalino, na narrativa histórica do professor de história em sua atividade na sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...