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A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados libertadores, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo OHiggins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é
nocivo à concepção crítica de História e deve ser evitado, pois reproduz a velha História dos grandes homens.
pouco recomendado, pois esse tipo de abordagem contraria o gosto popular predominante.
admissível apenas para grandes nomes das artes e das ciências, uma vez que políticos e militares não devem ser individualizados.
interessante quando se inclui a discussão do processo historiográfico que mitificou aqueles personagens.
permitido quando os biografados constituem bom exemplos para os alunos, caso de alguns líderes religiosos e de esquerda.
Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a
identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.
severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.
análise crítica dos problemas das reservas negras e da segregação de negros pelo branco.
fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das reservas negras.
conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as reservas negras e o apartheid.
Observe a imagem.
A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos
a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.
as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.
a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.
o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.
as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.
tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.
importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.
passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Os PCN sugerem autonomia e independência do ensino de História, dada a impossibilidade real de integrar os objetos de conhecimento dessa área às demais disciplinas.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Ao enfatizarem os eixos temáticos, os PCN indicam a necessidade de o ensino de história afastar-se do estudo isolado dos fatos e contextualizá-los no tempo e no espaço.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Os PCN, tal como apresentados no texto, negam a importância do indivíduo na história.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
As propostas para o ensino de história nas duas fases do ensino fundamental são antagônicas e excluem-se mutuamente.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Em geral, os PCN propõem para a educação básica uma abordagem histórica que favoreça o fortalecimento da concepção de cidadania.
Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.
O fato se apresenta tal qual acontecido, cristalino, na narrativa histórica do professor de história em sua atividade na sala de aula.
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