Questões sobre Educação em História

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Tendo em vista a concepção de memória expressa pelos autores, pode-se afirmar que, dentre as muitas razões existentes para um professor de História visitar um museu com seus alunos, destaca-se:

  • A.

    museográfico, que permite explorar a produção do conhecimento sobre os documentos materiais expostos e abordar, numa perspectiva crítica, a memória historicamente construída.

  • B.

    o potencial educativo das exposições que permitem rememorar o passado e informar os alunos, de forma mais concreta, os livros didáticos, sobre as ações heróicas e os feitos célebres que marcaram a História.

  • C.

    a oportunidade de conhecer o patrimônio material de determinada civilização, a fim de compreender o legado e a memória que esta optou por transmitir por meio da doação de objetos e peças, reunidos naquele acervo.

  • D.

    a complementação das atividades em sala de aula uma vez que a visita em si já é um processo educativo, pois os alunos se interessam e memorizam principalmente através das etiquetas informativas e da seqüência cronológica das coleções.

  • E.

    a chance de obter mais conhecimento sobre a verdadeira memória e a versão correta da história registrada por grupos ou sociedades distintas da nossa, para que haja maior valorização do passado e do multiculturalismo.

Segundo o Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental, ao se trabalhar com uma canção popular nas aulas de História, recurso cada vez mais utilizado em sala e em livros didáticos pelos professores, é correto

  • A.

    interpretar a letra da música de acordo com os conhecimentos e referências de que dispõem os alunos, sem preocupação com a contextualização.

  • B.

    expor as intenções do compositor com aquela obra e explicar didaticamente como a música ajuda a ilustrar o conteúdo histórico estudado.

  • C.

    priorizar a letra e analisá-la poeticamente, uma vez que a obra de arte tem caráter atemporal e deve ser compreendida esteticamente acima de tudo.

  • D.

    utilizar, sempre que possível, a versão original de uma gravação a fim de aproximar o aluno à sonoridade e ao estilo da época.

  • E.

    selecionar canções que obtiveram sucesso e cujas letras respeitem a norma culta da língua, a fim de oportunizar aos alunos o aprimoramento de sua bagagem cultural.

Considere a afirmação abaixo.

Para conhecer tais características, é necessário

  • A.

    aplicar prontamente projetos de motivação à leitura, como Bibliotecas Móveis, e verificar os resultados obtidos por meio da freqüência observada de pais e alunos.

  • B.

    realizar entrevistas que levantem informações a respeito do uso da Internet, a fim de conscientizar os alunos sobre os prejuízos causados pela influência dessa mídia.

  • C.

    envolver preferencialmente toda a equipe escolar na investigação dos hábitos culturais daquela comunidade e realizar uma avaliação diagnóstica dos estudantes.

  • D.

    sondar a profissão e o grau de escolaridade dos pais dos alunos, priorizando inicialmente o letramento dos adultos, antes de desenvolver projetos com os estudantes.

  • E.

    avaliar os índices de reprovação registrados na escola, uma vez que estes são os principais indicadores do grau de letramento e das dificuldades da comunidade.

Na análise de fotografias em sala de aula, é importante ressaltar que estas são "recortes" da realidade, uma vez que são imagens criadas por um autor, construídas como ex-pressões de um momento específico, de acordo com téc-nicas de captação e reprodução. Sendo assim, ao analisar historicamente uma fotografia, como a reproduzida a seguir, os alunos devem aprender a questionar a imagem, ou seja,

I. formular questões a partir da observação minucio-sa, sem ler previamente a legenda, atentando para elementos como lugar, época, ação retratada, estilo das vestimentas, construções e outros detalhes.
II. procurar perceber o olhar do fotógrafo em relação à cidade, identificando os elementos que ele procurou privilegiar, como valores, hábitos e possíveis im-pressões sugeridas pela cena retratada.
III. elaborar uma narrativa ficcional, isto é, uma deter-minada história para aquela imagem, atividade mais produtiva que efetuar a interpretação da fotografia por meio de tentativas de contextualização.
IV. refletir sobre a historicidade do documento, perce-bendo que a fotografia pressupõe o domínio de cer-ta técnica, o gosto estético do seu autor e os limi-tes e possibilidades do seu contexto de produção.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II e IV.

A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a

  • A.

    substituição do enfoque dos aspectos sócio-políticos e culturais dos conteúdos pelos chamados eixos temáticos.

  • B.

    ampliação do conceito de cidadania e maior flexibili-zação do currículo para a montagem e organização dos conteúdos.

  • C.

    retomada da perspectiva positivista, a fim de sanar o crescente déficit de aprendizagem verificado nos alunos de escola pública.

  • D.

    ênfase na formação do pensamento crítico, através do estudo do passado com o objetivo de compreen-der o presente e projetar o futuro.

  • E.

    reformulação do papel do professor, que passou a ser encarado como um profissional técnico e não mais como um educador humanista.

Os PCN's de História para o ensino fundamental definiram como conceitos básicos da disciplina:

  • A.

    sujeito histórico, revolução e independência.

  • B.

    fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico.

  • C.

    tempo histórico, espaço geográfico e paisagem.

  • D.

    fato histórico, relações sociais e mudança social.

  • E.

    tempo histórico, ator social e mudança social.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos gerais do ensino da História:

1. situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.

2. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.

3. dominar a noção de tempo histórico, desenvolvendo atividades de organização do tempo cronológico e de sucessão

4. contribuir para a formação do Estado Nacional, orientando-se pelas idéias da moral e do civismo.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    1 e 3

Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  • A.

    possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória

  • B.

    promover um currículo que assuma existirem múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.

  • C.

    extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.

  • D.

    estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.

  • E.

    propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

  • A.

    incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.

  • B.

    valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.

  • C.

    problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.

  • D.

    valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.

  • E.

    seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.

As afirmações abaixo se referem ao ensino e aprendizagem da História nos termos definidos pelos PCN's da área.

1. O trabalho com as noções de transformação e permanência envolve a dimensão temporal e está relacionado à formação da identidade.

2. Não se aprende História apenas no espaço escolar, porém a escola tem a desempenhar um papel específico em relação às aprendizagens do conhecimento histórico.

3. O ensino e a aprendizagem da História envolvem seleção criteriosa de conteúdos e métodos que contemplem o fato, o sujeito e o tempo históricos.

4. O professor de História cumpre papel importante na construção de relações entre o conteúdo estudado e as experiências vividas e na integração com outras áreas.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 2 apenas .

  • B.

    3 e 4 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    1, 2 e 3 apenas

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

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