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Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.
No ensino, a explicação dos fatos históricos é tarefa que deve ser acompanhada por movimento simultâneo de interpretação dos grandes processos e fenômenos de maior duração no tempo.
Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:
estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.
possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória.
extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.
promover um currículo que assuma a existência de múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.
propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:
incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.
valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.
seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.
problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.
valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.
A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que
o Estado interventor torna-se legítimo porque garante, por meio da educação formal, o aumento da oferta de empregos.
os capitalistas estrangeiros investem constantemente com a finalidade de criar novos empregos para a sociedade.
a garantia do emprego está diretamente relacionada com a implantação do modelo pós-fordista de produção e de consumo.
os trabalhadores das linhas de produção em massa têm sido vítimas da introdução dos procedimentos automatizados.
o problema do desemprego é um fenômeno mundial que o Estado pode reverter por meio da emissão constante de moeda.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nessa concepção de ensino de História, os alunos deverão ser capazes de:
I. Aceitar sua própria realidade social, como forma de reduzir seus problemas e aprender a respeitar as diferentes instituições, autoridades políticas e organizações da sociedade civil.
II. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo que o documento histórico escrito e os livros didáticos são os únicos determinantes para o conhecimento da verdade histórica.
III. Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
IV. Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços.
V. Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos e reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Nas últimas décadas, teve grande repercussão entre educadores o debate sobre a utilização do livro didático. Surgiram várias publicações mostrando as vantagens e as limitações sobre esse instrumento que o professor utiliza com seus alunos e que, muitas vezes, representa a única fonte de pesquisa do docente. Identifique a alternativa que apresenta duas sugestões corretas encontradas no livro "Ensinar História", de Schmidt e Cainelli, sobre os cuidados que os professores devem ter na escolha e no uso do livro didático.
Um professor de História apresentou aos alunos o quadro sobre uma temática das duas últimas décadas.
Após as discussões sobre a temática proposta, o professor solicitou às equipes de alunos que identificassem os itens correspondentes ao título apresentado. Conseguiram compreender essa relação as equipes que apontaram os itens
I e II.
I e III.
I, III e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
Um professor de História apresentou aos alunos o seguinte mapa histórico.
O professor trabalhou com os alunos, com base nas concepções de Boris Fausto, o significado histórico das informações contidas no mapa. Após as discussões, o professor concluiu que os agentes históricos, que percorreram a rota assinalada no mapa,
não queriam apenas purificar a sociedade e a estrutura de poder, mas também a instituição de onde provinham.
viam na cúpula das forças armadas o exemplo de como deveria ser o verdadeiro poder republicano.
idealizavam os figurões da República porque eles mantinham os setores da sociedade civil sob total controle.
defendiam a idéia de que todos os brasileiros maiores de 18 anos deveriam votar livremente em eleições diretas.
conseguiram arrastar o exército, os camponeses e os operários na luta armada contra a oligarquia dominante.
No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:
"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."
A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo
mostrar aos alunos que todos os políticos profissionais enganam deliberadamente as diferentes classes sociais com a finalidade de se perpetuar cada vez mais no cargo público.
indicar aos alunos qual a melhor proposta política a ser seguida para que o país tenha políticos que sejam capazes de oferecer melhorias de condições para todas as classes sociais.
revelar aos cidadãos que a política é uma área profissional na qual as pessoas devem se distanciar para não serem iludidas com falsas promessas de campanhas eleitorais.
formar leitores críticos, com domínio para questionar e para perceber as informações e as contradições do que é dito e escrito por seus representantes políticos na vida social.
contribuir para a formação do cidadão consciente de seus deveres para com a nação mesmo que ele tenha que renunciar às suas próprias idéias na defesa do bem comum.
Considere o trecho abaixo.
O uso de novas linguagens em sala de aula, como as imagens estáticas e em movimento, requer do professor
manter o mesmo tipo de abordagem feita em relação ao documento escrito, uma vez que todos os gêneros devem ser tratados como documentos históricos.
selecionar exemplos atuais e polêmicos da mídia, pois o uso de imagens ou materiais de épocas remotas inviabilizam o sucesso desse tipo de abordagem.
dedicar-se à pesquisa acadêmica a fim de dominar as fórmulas desenvolvidas nos estudos teóricos, antes de aplicá-las nas atividades com os alunos.
discutir com os alunos o planejamento do curso e respeitar a decisão da maioria se não houver interesse inicial em trabalhar com materiais alternativos.
preparar-se previamente em relação a aspectos teórico-metodológicos e referenciais básicos, relacionados às especificidades da linguagem com a qual irá trabalhar.
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