Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os itens abaixo.
I. A relação com o passado deve ser cultivada, desde que se tenha uma compreensão do tempo como algo dinâmico, mas não simplesmente linear e seqüencial.
II. Nada mais significativo e importante, para a construção da cidadania, do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas.
III. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.
IV. A produção do conhecimento está diretamente associada à dimensão da razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiências ou mesmo expressões outras da sensibilidade.
V. O resgate do passado histórico deve ser realizado priorizando-se o utilitarismo das experiências passadas, evitando-se considerar as possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de entender o mundo.
VI. Em nome da velocidade do progresso, deveriam ser criados valores únicos e universais necessariamente aceitos por todos os povos para o desenvolvimento da sociedade.
Os itens que NÃO estão de acordo com a concepção histórica presente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais são APENAS
I, II e III.
I, III e IV.
II, IV e VI.
III, IV e V.
IV, V e VI.
Segundo os autores, o pressuposto básico a que o texto se refere revela o potencial educativo de um museu, pois o discurso museográfico permite
coletar informações sobre os critérios de seleção dos objetos adotados pelos museólogos da época.
reviver a história do passado de um povo; valorizar a construção da memória do Estado Nacional.
demonstrar aos alunos a importância de se rememorar ou glorificar o passado de grupos dominantes.
concretizar mensagens e idéias, comunicar os resultados da produção de um certo conhecimento.
reforçar a concepção de que a museologia está voltada para o estudo de objetos produzidos na passado.
Em 1984, a sociedade brasileira realizou uma extraordinária mobilização política – o movimento das "Diretas já" – para pressionar o Congresso Nacional a votar a reforma constitucional que permitiria:
"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.
Saúde e Meio Ambiente.
Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.
Ética e Pluralidade Cultural.
Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.
"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:
O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.
A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.
Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.
O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.
"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:
levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.
dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.
auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.
ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.
A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:
ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.
ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.
ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.
ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.
No processo de apropriação e produção do conhecimento, o professor de História torna-se ou é o responsável por:
explicitar ao aluno que a sala de aula é apenas um espaço onde se transmite informações.
constatar com seu aluno que a construção histórica é apenas um eco do que os outros já disseram.
dar condições para que o aluno possa participar do processo do fazer, do construir a História.
levar o aluno a entender que o conhecimento histórico é adquirido como um dom.
"A questão do tempo é fundamental no ensino da História. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de questões a serem consideradas", entre elas destacamos:
A convivência com a natureza e as relações sociais não interferem na apreensão da categoria tempo pelas pessoas.
A compreensão da categoria tempo acha-se comprometida na medida em que se disseminam as narrativas orais e cinematográficas.
O tempo é uma categoria histórica construída apenas na memória individual do homem no lugar e no momento em que existiu.
Dependendo do ponto de vista de quem o concebe, o tempo pode abarcar concepções múltiplas.
"Os debates historiográficos contemporâneos têm proporcionado ao longo dos anos uma série de controvérsias, dilemas e confrontos de paradigmas ao se percorrer os caminhos e descaminhos da História". (Vainfas, 1997) Entre as afirmações abaixo, todas são consideradas corretas, com EXCEÇÃO da alternativa:
Na história da historiografia ocidental muitas propostas de investigação foram se sucedendo, tendo hoje especial destaque a chamada Nova História Cultural.
Nos últimos anos, o questionamento dos modelos explicativos de caráter totalizante foi acompanhado da valorização de sujeitos históricos geralmente excluídos das narrativas históricas tradicionais.
As constantes oscilações e mudanças nas correntes historiográficas, levaram ao colapso de idéias e degradação de opiniões entre os intelectuais, perdidos no emaranhado de escolas demográficas estabelecidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...