Questões sobre Geral

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O texto permite afirmar que para se compreender o mundo da segunda metade do século XX é necessário entender

  • A.

    o fenômeno político do nazi-fascismo.

  • B.

    os resultados do Tratado de Versalhes.

  • C.

    o impacto da Grande Depressão de 1929.

  • D.

    os efeitos da intervenção econômica de 1940.

  • E.

    o processo de desintegração do socialismo.

Uma obra de arte contém elementos significativos no mundo da cultura e pode transformar-se em expressão de fenômenos sociais e políticos. Muitos artistas revelam seu ponto de vista ou de grupos sociais por meio da arte. Considerando as especificidades do contexto histórico na qual a obra foi produzida, depreende-se o engajamento do autor com

  • A.

    as forças militares dos Estados Unidos da América visando conter o avanço das idéias comunistas que ameaçava a República mexicana.

  • B.

    as organizações neo-liberais, que pretendiam promover, mesmo por meio da luta armada, a abertura da economia mexicana.

  • C.

    o Partido Liberal Mexicano, que pretendia realizar uma reforma agrária no país com o apoio financeiro dos grandes industriais.

  • D.

    os movimentos revolucionários europeus, uma vez que as organizações sociais e políticas no México eram sempre de direita.

  • E.

    o nacionalismo revolucionário mexicano, que mesclava heranças culturais indígenas e influências dos ideais comunistas.

Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da

  • A.

    Primeira Guerra Mundial.

  • B.

    Segunda Guerra Mundial.

  • C.

    Período Entre Guerras.

  • D.

    Chamada Guerra Fria.

  • E.

    Revolução Russa.

Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.

I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.

II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola

III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.

IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.

V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.

Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II e III.

Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na década de 1970, uma "nova divisão internacional do trabalho", baseada fundamentalmente na

  • A.

    permanência de grandes empresas, que adotam procedimentos automatizados na produção, exclusivamente nas regiões do velho mundo industrial.

  • B.

    produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos, mantendo o monopólio da produção industrial nos países de economia emergente.

  • C.

    deliberada mudança, por empresas do velho mundo industrial, de parte ou de toda a sua produção ou estoques para outras regiões do mundo.

  • D.

    distribuição mais eqüitativa dos lucros, dos juros e dos salários nos chamados "países globalizados", em razão do processo de dolarização da economia mundial.

  • E.

    maciça transferência de indústrias de ponta dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, em razão da baixa qualificação profissional naqueles países.

Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.

II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.

III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.

IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. IV, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, apenas.

Com base no texto é correto afirmar que para o autor a cultura de resistência no Brasil é, respectivamente,

  • A.

    democrática, ecológica e distributiva.

  • B.

    neoliberal, ecológica e concentradora.

  • C.

    autoritária, naturalista e empobrecida.

  • D.

    socialista, urbanizada e concentradora.

  • E.

    nacionalista, urbanizada e progressista.

Com base na problemática descrita no texto pode-se afirmar que

  • A.

    a nova ordem internacional, sob a feição de um capitalismo vitorioso e globalizado está conseguindo impedir o crescimento do processo de miséria, guerra e sofrimento em quase todos os países do chamado Primeiro e Terceiro Mundo.

  • B.

    o Terceiro Mundo e sua gradual decomposição e fissão, em seu todo difere do Primeiro Mundo em um aspecto fundamental: forma uma zona mundial iminente de revolução.

  • C.

    a explosão demográfica nos países emergentes promoveu o alargamento do fosso entre os países do Primeiro Mundo e os países do Terceiro Mundo.

  • D.

    o grande salto da economia mundial e sua crescente internacionalização perturbaram o conceito de Primeiro Mundo e a modernização do Terceiro Mundo.

  • E.

    a continuação do agravamento da desigualdade e exclusão social certamente completará a substituição da tradicional distinção entre países de Primeiro e de Terceiro Mundo pela existência de um Primeiro e de um Terceiro Mundo em cada país.

O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.

Um exemplo da problemática a que o texto se refere e que confirma a análise do autor sobre o final do século XX é

  • A.

    o conflito árabe-israelense no Oriente Médio.

  • B.

    a resistência à dominação militar norte-americana no Vietnam.

  • C.

    a vitória dos palestinos sobre os israelenses no território da faixa de Gaza.

  • D.

    o fracasso militar da invasão do Kwait em 1990.

  • E.

    o impacto da invasão da Baia dos Porcos pela URSS em Cuba.

O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.

Pela análise do texto, pode-se afirmar que, para Hobsbawm, o século XX

  • A.

    acabou numa desordem global cuja natureza não estava clara, e sem mecanismos óbvios para acabar com ela ou mantê-la sob controle.

  • B.

    foi marcado por intenso equilíbrio social, econômico e político, em razão do avanço do imperialismo sobre as nações subdesenvolvidas.

  • C.

    conheceu a ascensão da civilização ocidental, cujas características eram ser capitalista na economia e liberal na estrutura legal e constitucional.

  • D.

    assinalou o fim do confronto entre as ideologias socialista e as capitalistas, o que permitiu a criação de um sistema estável nas relações internacionais.

  • E.

    iniciou um período de progresso material, intelectual e moral quase ininterrupto, quer dizer, de melhoria nas condições de vida nos Estados do norte e do sul.

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