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O texto permite afirmar que para se compreender o mundo da segunda metade do século XX é necessário entender
o fenômeno político do nazi-fascismo.
os resultados do Tratado de Versalhes.
o impacto da Grande Depressão de 1929.
os efeitos da intervenção econômica de 1940.
o processo de desintegração do socialismo.
Uma obra de arte contém elementos significativos no mundo da cultura e pode transformar-se em expressão de fenômenos sociais e políticos. Muitos artistas revelam seu ponto de vista ou de grupos sociais por meio da arte. Considerando as especificidades do contexto histórico na qual a obra foi produzida, depreende-se o engajamento do autor com
as forças militares dos Estados Unidos da América visando conter o avanço das idéias comunistas que ameaçava a República mexicana.
as organizações neo-liberais, que pretendiam promover, mesmo por meio da luta armada, a abertura da economia mexicana.
o Partido Liberal Mexicano, que pretendia realizar uma reforma agrária no país com o apoio financeiro dos grandes industriais.
os movimentos revolucionários europeus, uma vez que as organizações sociais e políticas no México eram sempre de direita.
o nacionalismo revolucionário mexicano, que mesclava heranças culturais indígenas e influências dos ideais comunistas.
Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da
Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial.
Período Entre Guerras.
Chamada Guerra Fria.
Revolução Russa.
Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.
I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.
II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola
III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.
IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.
V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.
Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em
II, IV e V.
II, III e V.
I, IV e V.
I, III e IV.
I, II e III.
Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na década de 1970, uma "nova divisão internacional do trabalho", baseada fundamentalmente na
permanência de grandes empresas, que adotam procedimentos automatizados na produção, exclusivamente nas regiões do velho mundo industrial.
produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos, mantendo o monopólio da produção industrial nos países de economia emergente.
deliberada mudança, por empresas do velho mundo industrial, de parte ou de toda a sua produção ou estoques para outras regiões do mundo.
distribuição mais eqüitativa dos lucros, dos juros e dos salários nos chamados "países globalizados", em razão do processo de dolarização da economia mundial.
maciça transferência de indústrias de ponta dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, em razão da baixa qualificação profissional naqueles países.
Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.
II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.
III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.
IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.
É correto o que se afirma em
Com base no texto é correto afirmar que para o autor a cultura de resistência no Brasil é, respectivamente,
democrática, ecológica e distributiva.
neoliberal, ecológica e concentradora.
autoritária, naturalista e empobrecida.
socialista, urbanizada e concentradora.
nacionalista, urbanizada e progressista.
Com base na problemática descrita no texto pode-se afirmar que
a nova ordem internacional, sob a feição de um capitalismo vitorioso e globalizado está conseguindo impedir o crescimento do processo de miséria, guerra e sofrimento em quase todos os países do chamado Primeiro e Terceiro Mundo.
o Terceiro Mundo e sua gradual decomposição e fissão, em seu todo difere do Primeiro Mundo em um aspecto fundamental: forma uma zona mundial iminente de revolução.
a explosão demográfica nos países emergentes promoveu o alargamento do fosso entre os países do Primeiro Mundo e os países do Terceiro Mundo.
o grande salto da economia mundial e sua crescente internacionalização perturbaram o conceito de Primeiro Mundo e a modernização do Terceiro Mundo.
a continuação do agravamento da desigualdade e exclusão social certamente completará a substituição da tradicional distinção entre países de Primeiro e de Terceiro Mundo pela existência de um Primeiro e de um Terceiro Mundo em cada país.
O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.
Um exemplo da problemática a que o texto se refere e que confirma a análise do autor sobre o final do século XX é
o conflito árabe-israelense no Oriente Médio.
a resistência à dominação militar norte-americana no Vietnam.
a vitória dos palestinos sobre os israelenses no território da faixa de Gaza.
o fracasso militar da invasão do Kwait em 1990.
o impacto da invasão da Baia dos Porcos pela URSS em Cuba.
O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.
Pela análise do texto, pode-se afirmar que, para Hobsbawm, o século XX
acabou numa desordem global cuja natureza não estava clara, e sem mecanismos óbvios para acabar com ela ou mantê-la sob controle.
foi marcado por intenso equilíbrio social, econômico e político, em razão do avanço do imperialismo sobre as nações subdesenvolvidas.
conheceu a ascensão da civilização ocidental, cujas características eram ser capitalista na economia e liberal na estrutura legal e constitucional.
assinalou o fim do confronto entre as ideologias socialista e as capitalistas, o que permitiu a criação de um sistema estável nas relações internacionais.
iniciou um período de progresso material, intelectual e moral quase ininterrupto, quer dizer, de melhoria nas condições de vida nos Estados do norte e do sul.
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