Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Guerra Fria" foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente de
conflitos continuados entre os esquimós, na Sibéria oriental.
polarização do mundo em dois blocos políticos militares após a Segunda Guerra Mundial.
inclusão das áreas árticas e antárticas nas zonas de segurança, após a Primeira Guerra Mundial.
batalhas de preço entre países exportadores de matérias-primas e países exportadores de bens industrializados.
luta pela emancipação política da Groelândia após a Segunda Guerra Mundial.
A ampliação dos conteúdos dos direitos humanos seguiu o caminho indicado por diferentes lutas sociais e pelas transformações sócio-econômicas e políticas que marcaram as sociedades ao longo dos anos. Assinale abaixo a alternativa que indica o contexto histórico e o órgão a que está diretamente relacionado com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Primeira Guerra Mundial e a Organização das Nações Unidas.
Segunda Guerra Mundial e a Liga das Nações.
Segunda Guerra Mundial e a Organização das Nações Unidas.
Guerra Fria e a Organização das Nações Unidas.
Guerra Fria e a Liga das Nações.
Se no início do século XX a memória era objeto de acurada reflexão, sobretudo por parte dos filósofos, atualmente ela é investigada por distintas vertentes de pesquisadores, que a abordam enquanto fenômeno social. Desta maneira, o conceito "lugar de memória" assumiu grande importância na teoria social. Assinale a alternativa que define corretamente este conceito e o(a) autor(a) que o formulou:
segundo Maurice Halbwachs, a interação entre indivíduos é primordial para a elaboração da memória, seja individual ou coletiva; com isso, o lugar de memória só pode ser pensado em termos de convenções sociais;
segundo Frederic Charles Bartlet, a busca de sentido para o mundo opera com a capacidade humana de lembrar e esquecer, de tal forma que o lugar de memória é marcado como processo cognitivo;
segundo Henri Louis Bergson, a construção de uma representação do passado caracteriza a memória-trabalho como a necessidade humana de imaginar e de evocar uma lembrança; sendo assim, o lugar de memória é necessidade de representação;
segundo Hannah Arendt, a percepção de pertencimento a um mundo que constitui e engloba os indivíduos é um atributo da memória que permite ao ser humano a compreensão da própria finitude; neste sentido, o lugar de memória é o da liberdade;
segundo Pierre Nora, a transmissão das lembranças entre as gerações é um movimento vivo de constituição da memória e da identidade coletiva; desta forma, os lugares de memória são lugares simbólicos onde o passado, já desconectado do presente, persiste.
Na dinâmica social, a seleção do que lembrar e o como fazê-lo mostra-se imprescindível à legitimação do poder. Nesse sentido, o conceito de "tradição inventada", segundo a concepção de T. Ranger e E. Hobsbawn, mostra-se bastante operatório. Marque a alternativa que explicita este conceito:
um conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica, que visa inculcar valores e comportamentos através da repetição, implicando numa continuidade em relação ao passado, conservando velhos costumes para novos fins ou em condições novas;
um conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica, que visa inculcar valores e comportamentos através da repetição, o que implica uma ruptura em relação ao passado, com a invenção de novos costumes;
um conjunto de práticas de natureza simbólica, inventadas de acordo com novas demandas sociais de legitimação do poder, numa perspectiva consensual dos agentes sociais;
um conjunto de práticas rituais que estabeleçam uma liturgia diferenciada, em que a coerção é o principal agente de efetivação e manutenção das novas práticas;
um conjunto de práticas de natureza ritual e/ou simbólica que através da coerção e do convencimento buscam estabelecer uma unidade de ação social.
Considerando o texto anterior, julgue os itens que se seguem, relativos à Revolução Industrial.
A Revolução Industrial foi marcada pela substituição dos utensílios manuais por máquinas e da força humana por energia derivada do vapor e da eletricidade.
Considerando o texto anterior, julgue os itens que se seguem, relativos à Revolução Industrial.
A grande indústria gerou o surgimento de um mercado mundial que acelerou o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de transporte por terra, o que, em contrapartida, influenciou a expansão industrial.
Considerando o texto anterior, julgue os itens que se seguem, relativos à Revolução Industrial.
Com a Revolução Industrial, o trabalho passou a ser disciplinado pelo autocontrole do trabalhador. Os empresários e seus subcontratados consideravam desnecessária a supervisão dos serviços.
Considerando o texto anterior, julgue os itens que se seguem, relativos à Revolução Industrial.
A divisão e a especialização do trabalho contribuíram para o enriquecimento intelectual do trabalhador, e foi dispensada a contratação de mão-de-obra feminina e infantil durante a Revolução Industrial.
Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.
Uma das marcas indeléveis da Revolução Industrial foi a ocorrência de um grande fluxo migratório rural e a conseqüente concentração humana nas cidades.
Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.
A expansão da Revolução Industrial pela Europa consolida a nova sociedade capitalista baseada na indústria e na livre concorrência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...