Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a organização do trabalho sob o capitalismo e os movimentos juvenis reivindicatórios, assinale a alternativa correta.
O capital monopolista fordista teve relação com as revoltas de 1968, uma vez que seu caráter padronizador influenciava não só nas questões econômicas, mas também no modo de vida de seus trabalhadores.
A partir do fim da década de 60 há um esgotamento do chamado Comunismo de Estado proposto pelo modelo soviético, e o marxismo divide-se em pelo menos três alternativas: a soviética, a chinesa e a cubana.
Embora os eventos da Guerra do Vietnã tenham sido catalisadores das revoltas contra o modelo de vida proposto pelos norte-americanos, tais revoltas também direcionavam-se às intervenções reacionárias no chamado Terceiro Mundo por parte dos Estados Unidos.
Os movimentos de 1968 atingiram diversos âmbitos (cultural, político, econômico), mas não apresentaram muitas peculiaridades conforme a região em que ocorreram.
Com base no texto, está correto afirmar que na Alemanha de Hitler o cinema
vinculou-se essencialmente à divulgação da ideologia do espaço vital.
inaugurou uma nova modalidade política para contagiar as multidões.
acirrou disputas nacionalistas e manifestações favoráveis aos semitas.
tornou-se uma peça vital de todo o mecanismo da propaganda nazista.
Sobre a formação do capitalismo, a organização de trabalhadores e os movimentos reivindicatórios, analise as assertivas abaixo.
I. A Sociedade Fabiana Inglesa caracterizou-se pelo seu radicalismo e lançou as bases do que mais tarde seria o Partido Trabalhista Britânico. II. O período Entre Guerras, na Alemanha, foi caracterizado pela união entre as diferentes vertentes socialistas em favor da recuperação do país. III. A Primeira Internacional Socialista caracterizou-se pelos confrontos entre comunistas e anarquistas, o que pode ser apontado como um dos motivos de seu insucesso. É correto o que se afirma emI, II e III.
III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a situação apresentada no filme A Volta
representava o equilíbrio das forças nacionalistas e internacionais em 1941.
contribuía para acirrar o nacionalismo e justificar a invasão alemã na Polônia.
revelava as atrocidades cometidas por nações inimigas da Alemanha, como a Polônia.
demonstrava o apoio maciço dos intelectuais alemães a Adolf Hitler, naquele momento.
Em outubro de 1949, Mao Tsé-tung, derrotando os nacionalistas, proclamou a República Popular da China. No interior do chamado campo socialista esse fato foi de suma importância, uma vez que
a Revolução possibilitou a criação, em 1950, do bloco de Estados desvinculados dos blocos geopolíticos da Guerra Fria: os Países Não Alinhados.
o mundo vivenciava plenamente a Guerra Fria e, naquele contexto, a adesão da China representou uma grande vitória para o socialismo.
a Revolução Socialista Chinesa, no auge da Guerra Fria, quase precipitou o mundo em uma nova guerra nuclear entre os blocos capitalista e socialista.
a conversão da China ao sistema socialista, no contexto da Guerra Fria, retraiu os Movimentos Nacionais pela Libertação dos países no Oriente Médio.
Em relação à participação política, à cidadania e ao feminismo, assinale a alternativa incorreta.
Com os estudos pós-coloniais, a partir da década de 1960, o movimento feminista deixou de estar restrito às demandas das mulheres brancas de classe média para ganhar adeptos, sobretudo, nos países do então chamado Terceiro Mundo.
A noção de que os gêneros seriam construídos socialmente por meio de um discurso em favor de interesses dominantes, e a possibilidade de sua desconstrução foram argumentos comuns aos movimentos feministas da segunda metade do século XX em diante.
A aceitação da bissexualidade e do lesbianismo passou a fazer parte da pauta de movimentos feministas de forma mais ampla a partir da segunda metade do século XX.
O feminismo e o marxismo constituíram uma convergência teórica e prática ao longo de todo o século XX.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O putting-out system, também conhecido como __________, foi um recurso bastante utilizado pela indústria ___________ inglesa, sobretudo ao longo dos séculos XVII e XVIII, embora já existisse anteriormente, e serviu à gradual substituição do(s) _____________. Através de tal recurso os empregados manufaturavam artigos _________ a partir de _____________________, favorecendo o surgimento da(s) _____________ na ______________.sistema doméstico/ de roupas/ sistema de guildas/ individuais/ suas casas/ família nuclear/ Europa
outsourcing/ de roupas/ sistema de guildas/ de luxo/ matérias-primas trazidas das colônias/ família nuclear/ Ásia
sistema doméstico/ de tecidos/ modos de produção pré-capitalistas/ de luxo/ suas casas/ leis trabalhistas/ Europa
sistema doméstico/ de roupas/ sistema de guildas/ individuais/ suas casas/ leis trabalhistas/ Europa
A exemplo dos escravos romanos e diferentemente dos escravos africanos transportados para a América na Idade Moderna, os hilotas espartanos eram submetidos a este regime individual e separadamente. Pode-se concluir que esta afirmação
está completamente correta.
está errada, pois, embora os escravos na Antiguidade Romana fossem submetidos ao regime de escravidão individual e separadamente, o mesmo não ocorria com os hilotas em Esparta, que constituíam uma população inteira sujeita à dependência coletiva.
está errada, pois os hilotas faziam parte da classe de guerreiros espartanos e gozavam de plena liberdade.
está errada, pois os negros africanos trazidos para a América possuíam destino coletivo, sendo utilizados em larga escala por representações comerciais europeias nas colônias.
Em relação à formação do capitalismo, analise as assertivas abaixo.
I. Enquanto os comerciantes ingleses, a partir do século XVI, ainda eram capazes de lidar perfeitamente com sistemas à parte do capitalismo, este tornou-se cada vez mais enraizado em zonas agrícolas. II. Já nos períodos iniciais da Idade Moderna (1500-1700), países como França e Inglaterra tiveram um aumento substancial na sua população urbana, o que permitiu que sua agricultura se tornasse suficientemente produtiva para prover sustento a um número de pessoas que não mais se voltava para práticas agrícolas. III. A aristocracia inglesa foi a primeira, em toda a Europa, a se desmilitarizar e estava associada a uma monarquia centralizadora, diferentemente do que acontecia sob o feudalismo. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Sobre as etnias africanas e a escravidão, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Malê era o termo utilizado para identificar os escravos muçulmanos. Entre tais grupos de escravos, era comum a alfabetização destinada à leitura do Alcorão, o seu livro sagrado. ( ) Vindos da África Ocidental, os nagôs foram o primeiro povo a ser escravizado em território brasileiro. ( ) Entre os séculos XVIII e XIX, era comum que os escravos libertos no Brasil retornassem ao continente africano levando para lá alguns dos costumes assimilados entre os brasileiros.V/ F/ V
V/ V/ F
F/ F/ V
F/ F/ F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...