Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o contexto das manifestações do ano de 1968 na América Latina, é incorreto afirmar que
em países como Uruguai, México e Chile havia um cenário democrático que duraria pouco tempo, dando lugar a uma escalada autoritária que culminaria nos golpes militares do início da década seguinte.
a generalização de movimentos sociais com aspirações reformistas, sem inclinações evidentemente revolucionárias, visando ao afastamento do exemplo cubano de 1959, obrigaria uma radicalização indesejada naquele contexto.
houve a aproximação de alguns setores da Igreja Católica com ações da esquerda revolucionária.
houve a vigência de ditaduras militares e a intensificação de preceitos da Doutrina de Segurança Nacional em países como Argentina e Brasil.
Leia com atenção as assertivas abaixo.
I. Diferentemente da laicidade do Estado peculiar à Modernidade, na cidade-estado ateniense, a assembleia estava encarregada de diversas questões religiosas, como a instituição de novos cultos, a construção de templos e a realização de festivais e sacrifícios. II. Apesar da igualdade de manifestação, alguns políticos atenienses podiam possuir títulos herdados e distinção em seus trajes, assim como ocorria entre os nobiles romanos. III. As reformas do legislador Sólon foram responsáveis pela ampliação da manifestação política nas assembleias atenienses e por uma plena harmonia política que levou ao chamado Século de Ouro. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
As fatwas de Osama Bin Laden no Afeganistão, convocando a guerra aos infiéis em nome de Alá, mantiveram-se alheias a certos fatores políticos, como às lutas contra a ditadura civil-militar na Argélia e o apoio total à Intifada palestina. Em relação a esta informação, é possível afirmar que
está completamente correta.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden inicialmente tinham caráter laico.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden tiveram importante papel político nos eventos mencionados.
está errada, pois, ainda que tenha se mantido alheio às questões da ditadura cívico-militar na Argélia, Bin Laden foi atuante na Intifada palestina.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a organização do trabalho era primitiva, de tal forma que não havia conflito social e transformação.
as formas de organização social não mudavam ao longo do tempo, e portanto não tinham história.
o trabalho especializado impedia que houvesse luta de classes, considerada o motor da história.
eram sociedades que não conheciam a escrita, e portanto não produziram documentos textuais.
poucos vestígios dessas sociedades foram preservados, impossibilitando a escrita da história da época.
Sobre o papel do Estado-nação na sociedade contemporânea, analise as assertivas abaixo.
I. Mudanças em âmbito econômico, político, social, tecnológico, ambiental etc. são responsáveis pelo abalo das identidades territoriais baseadas em modelos tradicionais e em limites sociais homogêneos e claramente estabelecidos. II. As identidades particularistas são reforçadas como forma de resistência ao processo de globalização. III. O modelo do Estado-nação deixou de ser uma referência absoluta com o advento das sociedades globalizadas. As formas de organização supranacional como a proposta pela União Europeia são um bom exemplo, pois apresentam um harmônico funcionamento independentemente da referência do Estado Nacional. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.
nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo feudalismo ou uma mesma servidão nos quatro cantos do continente.
nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.
dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.
priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como Idade das Trevas.
Em relação às questões da organização do trabalho no mundo capitalista e à terceirização, analise as assertivas abaixo.
I. A terceirização pode ser definida como um processo de gestão por meio do qual algumas tarefas são repassadas a terceiros, enquanto a empresa permanece concentrada em sua área de atuação. II. A importância da terceirização tem relação direta com a necessidade de racionalização de recursos de uma empresa, assim como na reorganização de suas estruturas de formas mais flexíveis. III. Embora o aumento produtivo faça parte dos imperativos em uma sociedade capitalista, na qual o processo de terceirização se insere, tal aumento não sofre alterações consideráveis com o advento da terceirização. É correto o que se afirma emI, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
teve um papel secundário nas sociedades da Antiguidade, sendo pouco discutida mesmo entre os especialistas.
a caracterização das relações de trabalho é pouco importante na compreensão das formas de organização social.
as formas de escravidão no presente são em muito diferentes da escravidão que havia na Antiguidade.
desde que o Brasil aboliu a escravidão, o tema tornou-se ultrapassado e afastado da realidade do aluno.
os temas só têm concretude quando relacionados às questões econômicas, o que não é o caso da escravidão antiga.
Na maioria dos países árabes, sobretudo no Irã, com os xiitas, o fundamentalismo islâmico surgiu por meio de forças de choque de regimes autoritários contrários às intervenções dos Estados Unidos. Sobre esta informação, é possível afirmar que
está completamente certa.
está errada, pois as organizações fundamentalistas sempre surgiram como forças paralelas às estruturas estatais.
está errada, pois os xiitas no Irã foram uma exceção entre os fundamentalistas que serviram de apoio aos regimes autoritários. Ademais, tais regimes não foram contrários, mas patrocinados pelo governo norte-americano.
está errada, pois os xiitas no Irã e os Estados Unidos mantiveram-se alinhados ao longo de toda Guerra Fria.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
ao Gabão.
à Nigéria.
à Argélia.
à Líbia.
à Tunísia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...