Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    chilena, com Pinochet, e a paraguaia, com Stroessner.

  • B.

    uruguaia, com Bordaberry, e a argentina, com Videla.

  • C.

    argentina, com Videla, e a chilena, com Pinochet.

  • D.

    paraguaia, com Stroessner, e a boliviana, com Ortuño.

  • E.

    boliviana, com Ortuño, e a uruguaia, com Bordaberry.

Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:

  • A.

    o iluminismo forneceu as bases teóricas para que a revolução social fosse concebida enquanto um processo cíclico, tal qual o movimento dos astros. Esta concepção esteve ligada à aplicação das leis naturais na compreensão e racionalização do mundo social.

  • B.

    ao questionarem, no campo das ideias políticas, o Antigo Regime, o poder da Igreja Católica, a sociedade estamental e o absolutismo monárquico, os iluministas forneceram argumentos para um projeto de amplas rupturas, tanto no campo político, quanto no campo social.

  • C.

    a ruptura com os dogmas religiosos possibilitou que os iluministas, valendo-se da razão, tomassem o controle do tempo enquanto categoria retórica de disputa política e rompessem com uma noção de processo histórico teleológico.

  • D.

    no iluminismo, a concepção de Filosofia da História possibilitou que novas maneiras de enxergar o mundo fossem enunciadas. Desta feita, sob um olhar mais filosófico e criativo, a valorização da tradição medieval clássica possibilitou a revolução social.

  • E.

    os pensadores envolvidos na produção Enciclopédia, procurando conciliar razão e fé, mantiveram o poder e a influência da religião católica na condução das revoluções nacionais ocorridas ao longo do século XVIII, na Europa.

Em 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão.Emseu primeiro discurso, o líder sul-africano apresenta seu projeto político para a África do Sul, que consistia em:

  • A.

    acabar com o apartheid e instaurar um governo democrático e plurirracial, conclamando também os brancos na tarefa de construir um novo país livre do preconceito racial.

  • B.

    segregar os brancos e instaurar a ditadura das massas negras, tendo como sistema econômico o socialismo africano.

  • C.

    pôr fim ao regime de apartheid por meio da luta armada e instaurar um governo baseado no projeto político do Congresso NacionalAfricano.

  • D.

    expulsar os brancos da África do Sul e instaurar um governo democrático baseado no Pan- Africanismo.

  • E.

    eleger-se presidente da república sul-africana com o apoio dos negros e permanecer no cargo até sua morte.

Dentre as reformas implantadas pela Frente Sandinista de Libertação Nacional após a revolução na Nicarágua, podem-se destacar:

  • A.

    o fim do salário mínimo, a concessão de subsídios aos agricultores e a intensificação das exportações agrárias, orientados pelaCEPAL.

  • B.

    a estatização de todas as propriedades da família Somoza, assim como dos bancos, a fim de criar uma economia mista, combinando empresas estatais e privadas.

  • C.

    a privatização da educação para que a população fosse alfabetizada e a privatização de todo sistema de saúde, orientados pelo FMI.

  • D.

    a transformação de casas luxuosas em hospitais para atender a população, reduzindo drasticamente o surto de tuberculose deste país.

  • E.

    o controle governamental das exportações de cacau, minério de ferro e banana, a fim de competir com outros países daAmérica Central.

O trecho citado refere-se ao período denominado como “Guerra-Fria”. O padrão único ao qual o autor refere-se pode ser caracterizado pelo:

  • A.

    enfrentamento entre o Capitalismo defendido pela Inglaterra, contra o Socialismo defendido pela República Popular da China.

  • B.

    papel exercido pela União Europeia frente aos conflitos políticos e militares no Oriente Médio causados pelas pretensões neocolonialistas norte-americanas.

  • C.

    choque ideológico entre os países europeus que desejavam manter suas posses coloniais na África e Ásia, e os movimentos de libertação e descolonização defensores do socialismo.

  • D.

    domínio geopolítico do bloco socialista do Hemisfério Sul do globo, e pelo domínio do Hemisfério Norte do globo pelo bloco capitalista.

  • E.

    confronto nas relações internacionais entre duas potências emergentes da Segunda Guerra Mundial, representantes de sistemas antagônicos – o capitalista dosEUAe o comunista da URSS.

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:

  • A.

    a busca de financiamentos estrangeiros a fim de estimular a diversificação da economia, a redução do papel do Estado na economia e o estabelecimento de políticas liberais, visando a atrair empresas européias contra o imperialismo norte-americano.

  • B.

    o planejamento econômico proposto pela CEPAL. A ampliação do papel do Estado na economia, a modernização da agricultura, privatizações em áreas estratégicas da economia e a busca de financiamentos do bloco socialista em retaliação ao imperialismo norte-americano.

  • C.

    o aumento da produção agrícola, a criação e o fortalecimento do mercado interno, a ampliação do papel do Estado na economia e a redução das importações de bens de consumo, tendo em vista estimular o consumo de produtos nacionais industrializados e reduzir o impacto da deterioração dos termos de troca.

  • D.

    a ampliação das importações de bens de capital, o estímulo à produção agrícola para consumo interno, a ampliação da exportação de bens primários e o planejamento econômico baseado nos modelos propostos pela CEPAL, a fim de ampliar a deterioração dos termos de troca.

  • E.

    a ampliação do papel do Estado na economia, a criação de empresas estatais, a busca do apoio de capitais privados estrangeiros e nacionais e o planejamento econômico, privilegiando áreas estratégicas que estimulassem o crescimento e o econômico do país através da diversificação da economia.

Os historiadores geralmente referem-se à “era dos descobrimentos” como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI em outros continentes. No que se refere ao pioneirismo de Portugal nesse processo, podemos afirmar que:

  • A.

    a transição do país para uma economia capitalista foi um dos fatores que impulsionaram a expansão marítima portuguesa.

  • B.

    a pressão demográfica interna obrigou o governo português a empreender uma busca por novos territórios para sua população.

  • C.

    Portugal precisava de colônias para escoar o excesso de produção existente no país, daí o pioneirismo marítimo.

  • D.

    a unificação de Portugal como Estado nacional e os avanços técnicos obtidos pela “Escola de Sagres” impulsionaram o pioneirismo marítimo português.

  • E.

    a expansão marítima de Portugal esteve associada à necessidade de a burguesia portuguesa romper o estrangulamento de sua economia provocada por seus rivais espanhóis.

Considerando que as ideias mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), quais características abaixo representam as práticas econômicas do mercantilismo?

  • A.

    Liberdade comercial, balança de comércio favorável e apoio à indústria.

  • B.

    Intervencionismo estatal, industrialismo e aumento das importações.

  • C.

    Proibição da prática da usura, incentivo à agricultura e ao colonialismo.

  • D.

    Incentivo à indústria metalúrgica, livre-cambismo e incentivo ao comércio.

  • E.

    Protecionismo alfandegário, balança de comércio favorável e colonialismo.

A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como apresentaram as justificativas para ruptura com a metrópole inglesa. Como resultado dessa ruptura, pode-se afirmar:

  • A.

    O avanço do colonialismo espanhol sobre o norte do continente americano enfraqueceu o governo da coroa inglesa e permitiu a separação das Treze Colônias.

  • B.

    O governo britânico, devido a inúmeras guerras em que se envolveu, reforçou as exigências fiscais sobre o comércio colonial, o que levou os colonos à revolta.

  • C.

    As populações nativas, por meio de diversas alianças tribais, fizeram um levante contra o domínio inglês e deram início ao processo de independência dasTreze Colônias.

  • D.

    As Treze Colônias declararam sua independência, pois discordavam da política escravista do governo britânico.

  • E.

    Influenciados pelas ideias iluministas europeias, os colonos americanos romperam com o governo britânico por discordarem de sua forma de governo (a monarquia) e de sua religião oficial (o anglicanismo).

As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa. A Inglaterra, por sua vez, era a principal oponente da França. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental. Com essa medida, Napoleão esperava:

  • A.

    sufocar a economia da Inglaterra para, posteriormente, derrotá-la militarmente.

  • B.

    permitir que produtos franceses chegassem ao mercado inglês.

  • C.

    fortalecer as revoltas nas colônias britânicas, impedindo que os produtos franceses chegassem a seu território.

  • D.

    acabar com a pirataria dos corsários ingleses, que impedia o comércio colonial francês.

  • E.

    defender o mercado francês dos produtos ingleses e permitir o desenvolvimento da indústria local.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...