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A prática de pesquisa, no campo das ciências sociais, não pode prescindir de alguns procedimentos fundantes à construção do conhecimento, tais como o recorte do objeto de estudo e sua problematização, a formulação das hipóteses etc. Este "saberfazer" do historiador foi sistematizado por Michel de Certeau em um texto basilar, "A operação historiográfica" [A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982]. Assinale a alternativa mais condizente com as proposições desenvolvidas por De Certeau neste trabalho:
o saber histórico vincula-se à qualidade da formação erudita do pesquisador, ao enfoque dos desvios em detrimento dos modelos teóricos e à adoção de uma escrita metafórica;
o saber histórico vincula-se ao reconhecimento do lugar social e intelectual do pesquisador, à relação promovida entre particularidades e modelos teóricos e à composição de sentido através da escrita;
o saber histórico vincula-se à especificidade da formação literária do pesquisador, à prioridade ao biográfico frente ao estrutural e à promoção de uma escrita narrativa;
o saber histórico vincula-se à densidade da experiência de vida do pesquisador, à abordagem de conflitos sociais e à opção pelo relato conjuntural;
o saber histórico vincula-se à pluralidade da formação cultural do pesquisador, a seu interesse pelas vivências cotidianas e das minorias e ao emprego de uma escrita explicitadora dos interditos.
Com base no texto acima e considerando o cenário contemporâneo chinês, além de importantes características do mundo atual, julgue os itens seguintes.
A expressão fábrica de competidores desleais, que está presente no texto e que sintetiza um tipo de observação externa relativa aos chineses, parte do pressuposto de que baixos salários e apropriação indébita da propriedade industrial dão à China vantagens indevidas no competitivo comércio global.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória das sociedades humanas ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.
Muito mais do que mero estudo do passado, a História busca compreender as ações humanas no tempo, de tal modo que o passado possa ser útil para a melhor compreensão do presente.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória das sociedades humanas ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.
Não existe História sem documento. Assim, povos que não dominam a escrita não têm história, justamente porque não conseguem produzir documentos escritos.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória das sociedades humanas ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.
Usando-se uma linguagem da Física, e sendo coerente com o texto, é correto afirmar que a melhor imagem que define a História é a do movimento retilíneo uniforme e que, das cavernas aos arranha-céus, a marcha da História é de contínuo progresso.
A partir dos textos acima, extraídos de obras essenciais de dois historiadores comprometidos com a renovação dos estudos históricos, ainda na primeira metade do século XX, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos conceituais e metodológicos da História.
Em ambos os textos, percebe-se a defesa da relação ativa do historiador com suas fontes, o que acaba por induzir a uma nova forma de relação com o passado.
A partir dos textos acima, extraídos de obras essenciais de dois historiadores comprometidos com a renovação dos estudos históricos, ainda na primeira metade do século XX, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos conceituais e metodológicos da História.
Nos dois casos, de maneira ainda mais explícita no texto de Marc Bloch, é o presente que conduz o trabalho do historiador, levando-o, a partir da realidade e do tempo em que vive, a fazer perguntas ao passado.
A partir dos textos acima, extraídos de obras essenciais de dois historiadores comprometidos com a renovação dos estudos históricos, ainda na primeira metade do século XX, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos conceituais e metodológicos da História.
Uma das características marcantes da História Nova, da qual Febvre e Bloch são notáveis precursores, é a ampliação do seu campo de estudo, abrindo novas frentes de pesquisa em detrimento da antiga e absoluta prevalência do terreno político.
A partir dos textos acima, extraídos de obras essenciais de dois historiadores comprometidos com a renovação dos estudos históricos, ainda na primeira metade do século XX, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos conceituais e metodológicos da História.
Temas como a paisagem, a natureza, os costumes, as trocas e a demografia, entre outros, foram incorporados aos objetos de estudo do historiador contemporâneo, o que implica, não raro, sua permanente interlocução com outras áreas do conhecimento científico.
A partir dos textos acima, extraídos de obras essenciais de dois historiadores comprometidos com a renovação dos estudos históricos, ainda na primeira metade do século XX, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos conceituais e metodológicos da História.
Em pelo menos um ponto, há nítida convergência entre o velho positivismo que o século XIX consagrou e a Nova História surgida no século XX: a quase irrelevância conferida aos acontecimentos, aos fatos, em face da importância atribuída aos processos históricos.
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