Questões sobre Teoria em História

Lista completa de Questões sobre Teoria em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita.

  • B.

    As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc.

  • C.

    As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas.

  • D.

    "As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos".

  • E.

    "As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico".

Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?

  • A.

    Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados.

  • B.

    Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação.

  • C.

    Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades.

  • D.

    Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico.

  • E.

    Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis.

As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.

1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.

2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.

3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.

4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.

Estão corretas apenas

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:

  • A.

    localizar fontes e descrever os fatos tal qual ocorreram no passado, de forma a tornar a história uma ciência das sociedades humanas.

  • B.

    interpretar documentos escritos e orais à luz de perguntas / problemas contemporâneos, abrindo um diálogo que une ciência, arte e cultura na escrita da história humana.

  • C.

    descobrir novas fontes escritas para recuperar a organização das sociedades através das vozes e ciência plena dos governantes e de suas ações históricas.

  • D.

    interpretar documentos e estatísticas para mapear os fundamentos científicos, exatos e econômicos sustentadores da sociedade do passado e do presente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir do documento acima e dos estudos que se têm sobre a produção historiográfica podemos dizer que:

  • A.

    a historiografia atual, escrita em grande parte no século passado, é conhecida como La nouvelle histoire, A Nova História, e surge nos inícios do século XX, através de um grupo que se reunia em torno da revista dos Annales e que se insurgiu contra a historiografia tradicional, que valorizava a narrativa tradicional de acontecimentos.

  • B.

    a França, através de um grupo de historiadores marxistas, dentre os quais Marc Bloch e Lucien Febvre, propunha reinterpretar a história tradicionalmente conhecida como positivista e reescrevê-la a partir dos paradigmas econômicos.

  • C.

    uma grande parcela da produção historiográfica atual vem da França, que legou aos historiadores de outros países e, muito particularmente, aos brasileiros uma história vista de baixo, que será o paradigma principal proposto pela Nova História Francesa.

  • D.

    historiadores franceses e norte-americanos, a partir da Primeira Guerra Mundial, irão propor uma história escrita com base em conceitos marxistas como estrutura e luta de classe, opondose ao paradigma tradicional, que privilegia os fatos políticos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A história escrita a partir de grandes acontecimentos políticos, que privilegia os heróis, as datas e é narrada linearmente é conhecida como:

  • A.

    Nova História.

  • B.

    Iluminista

  • C.

    Marxista.

  • D.

    Positivista.

Sobre o conceito de História, analise as afirmativas abaixo.

I. "...não existe um conceito único e imutável, mas várias formas de conceituar a história, variando de uma sociedade para outra e de uma época para outra.

" II. "O estudo do passado humano nos permite conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e nos fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.

" III. "As conclusões de um historiador nunca são definitivas, sempre haverá novas pesquisas para dar novos enfoques as mais diversas temáticas históricas

." IV. "A história deve ter como principal objetivo a fixação de verdades absolutas e inquestionáveis que expressem, no contexto histórico de cada época, as vivências humanas uniformes."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III.

  • B.

    somente I, II e IV

  • C.

    somente I, III e IV.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

Sobre a História, é correto afirmar que

  • A.

    "Na construção do saber histórico, são utilizados conhecimentos de diversas outras áreas do saber humano."

  • B.

    "As conclusões dos historiadores devem ser sempre definitivas."

  • C.

    "O historiador não trabalha para o seu tempo e, sim, para a eternidade."

  • D.

    "O fato histórico é o acontecimento reversível que não modifica e não transforma a realidade social."

  • E. "A história é um processo através do qual as grandes personalidades se tornam agentes das constantes transformações."

Sobre o ensino de História, considere as proposições abaixo.

I. "O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade."

II. "O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo."

III. "É primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais."

IV. "O Ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com a qual convive."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III.

  • B.

    somente I, II e IV

  • C.

    somente I, III e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV.

Segundo Marc Bloch "A história não é apenas uma ciência em marcha. Também é uma ciência na infância". Sobre a História, assinale a alternativa correta.

  • A.

    "Procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido. Investiga permanências e mudanças ou transformações de seu modo de vida, no empenho de compreendê-las."

  • B.

    "Focaliza as relações que os homens travam entre si, no seu espaço, ambiente e tempo. Busca compreender as relações de trabalho, familiares, de lazer, religiosas e de poder."

  • C.

    "Centraliza seus estudos nos homens e nos produtos de suas ações. Empenha-se em adquirir conhecimentos sobre o ser humano, enquanto uma espécie animal, e também sobre as criações humanas".

  • D.

    "Estuda as relações do homem com o espaço onde está situado. Procura entender o uso que eles fazem desse espaço, através das relações que mantêm entre si."

  • E.

    "Procura estudar a sociedade por meio das relações de trabalho e da apropriação humana da natureza, para produzir e distribuir os bens necessários às condições materiais que a garantem."

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...