Questões sobre Teoria em História

Lista completa de Questões sobre Teoria em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as proposições abaixo e assinale a incorreta.

  • A.

    "Segundo os princípios da História, denominada positivista, e numa perspectiva tradicional do ensino, o uso escolar do documento tem servido para destacar, exemplificar, descrever e tornar inteligível o que o professor fala."

  • B.

    "Existe um consenso entre a maioria dos historiadores de que o passado deve ser resgatado tal qual aconteceu, ele não pode ser reconstituído em função das questões colocadas pelo presente, visto que passado e presente são processos antagônicos e estanques".

  • C.

    "Dominar, compreender e explicitar os critérios de periodização histórica, das múltiplas temporalidades das sociedades, tornar efetiva a aprendizagem da cronologia são desafios do procedimento histórico em sala de aula."

  • D.

    " O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal."

  • E.

    "Recursos são os materiais de que se dispõe para a ação didática. Dentre eles, estão os recursos humanos em que se destaca a figura do professor."

O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes. São eles:

I. "O novo presente vivido irá compor a História de amanhã. Assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes, que agora pertencem ao passado."

II. "Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, ele não produz o mesmo resultado para todos."

III. "A organização de nossa sociedade, assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes, nem sempre se constituiu de maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre."

IV. "O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e em que condições as sociedades se organizaram para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e IV.

  • B.

    somente I, III e IV

  • C.

    somente I, II e III.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

Considere as proposições abaixo.

I. "Cada estudante precisa se perceber, de fato, como sujeito histórico, e isso só se consegue quando ele se dá conta dos esforços que nossos antepassados fizeram para chegarmos ao estágio civilizatório no qual nos encontramos."

II. "Humanizar o homem é percebê-lo em sua organização social de produção mas também, no conteúdo específico dessa produção."

III. "Muitos professores, por serem contrários ao ensino crítico, acabam alienando seus alunos, pois somente a crítica possibilita uma visão mais abrangente e absoluta compreensão da História."

IV. "Para entender ainda melhor a importância da humanidade nos dias de hoje, é preciso ter bem claro que devemos estar preparados para ocupar um espaço na sociedade globalizada sob o risco de sermos sufocados por ela."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III

  • B.

    somente I, II e III

  • C.

    somente I, III e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre o processo de ensino aprendizagem em História, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    "A história se caracteriza como uma das áreas do conhecimento que estuda os fenômenos sempre em movimento, e esta condição não pode ser perdida no processo de aprendizagem."

  • B.

    "A disciplina história tem como objetivo propiciar ao aluno uma compreensão da realidade, percebendo as contradições e estabelecendo relações entre as diferentes sociedades no tempo, a partir da assimilação do método histórico."

  • C.

    "É importante para o aluno perceber a História através do efeito causal, de referências temporais finitas e estanques e de concepções factuais do processo social."

  • D.

    "O papel do livro didático na vida escolar pode ser o de instrumento de reprodução de ideologias e do saber oficial, impostos por determinados setores do poder e pelo Estado."

  • E.

    "O professor deve trabalhar relações temporais, objetivando explicar que o caminho para o ensino da história deve ser o da curiosidade, do interesse livre."

Sobre o ensino de História, considere as seguintes proposições:

I. As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural.

II. É fundamental separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, indústria editorial e escolas.

III. Discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolveram nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos numa sociedade complexa, marcada por diferenças e desigualdades.

IV. Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica desapareceu da indústria cultural, e a mídia não se faz presente na discussão sobre o que a história ensina nas escolas brasileiras.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I e II somente.

  • B.

    I e III somente.

  • C.

    I e IV somente.

  • D.

    II e IV somente.

  • E.

    I, II, III e IV

Analise as proposições abaixo.

I. "A história, como experiência humana, torna-se objeto de investigação do historiador que a transforma em conhecimento".

II. "O estudo da história é fundamental para perceber o movimento e a diversidade, possibilitando comparações entre grupos e sociedades nos diversos tempos e espaços".

III. "A história não é feita apenas por atores individuais mas também por movimentos sociais, pela classe trabalhadora, pelos militares, etc".

IV. "O componente curricular história deve ensinar a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver". Estão corretas as proposições

  • A. I, II e III somente.
  • B. I, II e IV somente.
  • C. I, III e IV somente.
  • D. II, III e IV somente
  • E. I, II, III e IV somente.

De acordo com a historiografia positivista, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Só tem valor para a história os fatos retirados dos documentos, os únicos testemunhos do real, logo se não há documento, não há história.

  • B.

    Preocupa-se com os acontecimentos do cotidiano da vida humana e reconhece que há várias maneiras de marcar e viver o tempo

  • C.

    Procura discutir diferentes formas de investigar e interpretar a história, buscando torná-la uma história democrática e problematizadora.

  • D.

    É objeto de uma construção, cujo lugar não é tempo homogêneo e vazio, mas, um tempo saturado de "agoras", criticando o historicismo e o procedimento aditivo.

  • E.

    É uma proposta metodológica de construção da história, em que as relações passado/presente são redimensionadas numa relação dialética.

Analisando o pensamento histórico no decorrer da modernidade, considere as seguintes proposições:

I. "No século XVIII, o Iluminismo defendia a idéia de que a história tem um desenvolvimento linear e caminha em direção ao progresso e que a burguesia ocupa um lugar privilegiado na construção dessa cultura centrada na Europa Ocidental".

II. "No século XIX, época do romantismo e de forte nacionalismo, desenvolveu-se um grande interesse pela história, o que propiciou muitos estudos do passado, muitas vezes financiados pelo Estado".

III. "Na primeira metade do século XX, os historiadores franceses ligados à famosa Escola dos Anais promoveram mudanças significativas na maneira de pensar e escrever a história".

IV. "O marxismo deu contribuições decisivas para o aprofundamento da análise histórica, ressaltando a luta de classes e a influência da economia na construção das relações sociais". Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III somente.

  • B.

    II e IV somente.

  • C.

    I, II e III somente.

  • D.

    II, III e IV somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

Correlacionando de forma analítica tempo e história, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como constrói sua concepção de tempo"

  • B.

    Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e imutável.

  • C.

    O tempo é uma convenção criada para facilitar a nossa comunicação e o entendimento do que nos rodeia.

  • D.

    O tempo, marcado por datas, não é um dado da natureza, mas, sim, uma criação cultural que faz parte do sistema de crenças. Em outras palavras, datas são apenas referências.

  • E.

    O estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam de forma determinista, portanto as soluções de ontem não servem para os problemas de hoje.

História Tradicional, conhecida como positivismo histórico, dominou o século XIX, sendo discutida, questionada e transformada ao longo do século XX. Sobre ela, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Utiliza como fontes de estudos os documentos oficiais e não oficiais escritos.

  • B.

    Valoriza os sítios arqueológicos, as edificações e os objetos de coleções e de museus como moedas e selos.

  • C.

    Os sujeitos dessa história são as grandes personalidades políticas, religiosas e militares

  • D.

    Ocupa-se de tudo aquilo que homens e mulheres fizeram no passado e também fazem no tempo presente objetivando transformar a forma de pesquisar e estudar a história.

  • E.

    Privilegia o estudo dos fatos passados que são apresentados numa seqüência de tempo linear e progressiva

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...