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A partir de que ano ocorreu a centralização das contas do FGTS pela Caixa Econômica Federal?
1861 (D. Pedro II)
1889 (Marechal Deodoro da Fonseca)
1931 (Getúlio Vargas)
1986 (José Sarney)
1990 (Fernando Collor)
O Positivismo foi a primeira das escolas de pensamento que definiu a especialidade do estudo científico da sociedade, estabelecendo conceitos e uma metodologia de investigação. Como um dos princípios teóricos dessa escola, aponta-se a
percepção de que o conhecimento humano é uma revelação resultante da contemplação e da fé, sendo a sociedade regulada pelos princípios divinos que embasam a moral.
concepção da sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas, que funcionam harmonicamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico.
crença na ideia de que os princípios reguladores da sociedade devem ser pautados na religião e no senso comum, já que tais leis são universais e inatas aos seres humanos.
transposição de conceitos sociológicos e antropológicos para o estudo do comportamento humano, garantindo ações guiadas por preconceitos e interesses particulares.
preocupação em resolver os conflitos sociais por meio da negação da possibilidade de harmonia entre os indivíduos, pautando seus métodos à luz das ciências naturais.
O fragmento da música acima trata da desigualdade que pode ser encontrada em qualquer cidade brasileira.
Utilizando-se os estudos de Karl Marx para explicar as desigualdades socioeconômicas, tem-se:
A dominação da burguesia capitalista sobre a massa é legitimada pela industrialização dos países em desenvolvimento, criando possibilidades para a ascensão social do proletariado.
O subdesenvolvimento socioeconômico dos países está intimamente ligado à luta de classes, uma vez que evidencia o caráter harmônico e justo da sociedade capitalista e das suas relações de produção.
As relações de poder entre as classes depende das qualificações, habilidades, méritos e interesses dos membros de cada um dos grupos que fundam a sociedade, uma vez que a origem da desigualdade está na capacidade individual de cada um em adquirir status.
As desigualdades sociais são produto de um conjunto de relações pautado na propriedade dos meios de produção, dando origem a um sistema social em que uma das classes domina, enquanto a outra é dominada.
Os grupos sociais obtêm status a partir do critério de posições socioprofissionais valorizadas e integradas na sociedade, uma vez que os indivíduos estão vinculados por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.
O pensamento sociológico alemão caracteriza-se pela associação entre história, esforço interpretativo e discernimento das diversidades. O sociólogo alemão Max Weber destacava que não havia oposição entre indivíduo e sociedade. Na visão weberiana,
cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos, já que o sentido das ações é sempre social.
a ordem social submete os indivíduos coercitivamente, pois a sociedade caracteriza-se como uma força exterior a eles.
a sociedade é aquilo que pesa sobre os indivíduos e que determina seus comportamentos e os sentidos de suas ações.
o indivíduo é produzido pela sociedade, e o papel de suas ações limita-se à reprodução dos valores de seu grupo.
os acontecimentos que integram o social têm origem na luta de classes, sendo exteriores aos indivíduos.
Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos
estão prontos, cabendo ao historiador extraí-los dos documentos e apresentá-los como realmente são.
estão prontos nos documentos e não é possível fazer com que mostrem ou digam mais do que aquilo que é dado a ler.
não estão prontos, eles são construídos de uma forma definitiva, são como pedras usadas para a construção do edifício da história.
não estão prontos, eles são construídos; porém essa construção não é definitiva, sendo possível e necessário efetuar contínuas revisões.
não estão prontos, eles são construídos; entretanto, essa construção não é feita pelos historiadores, mas pelo próprio curso da história.
A declaração de Lord Strangford, por ocasião da partida da família real portuguesa em direção ao Brasil, em finais de 1807, representou, na prática, o estabelecimento de um conjunto de ações, dentre as quais se identifica a(o)
restrição ao tráfico intercontinental de escravos, culminando com a proibição integral e efetiva do mesmo em 1830.
garantia de direitos de cidadania plena por meio da naturalização para os súditos ingleses que viessem a residir no Brasil.
criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, cláusula validada pelos Tratados de 1810.
apoio aos governos de D. João VI e de D. Pedro I quanto à manutenção da província Cisplatina no território do Império do Brasil.
cerceamento das relações diplomáticas entre os governos do Brasil e da França, nos quadros das decisões do Congresso de Viena.
Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.
I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.
II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.
III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.
IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.
I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.
II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.
III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.
IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi
política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.
efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.
O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à
crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.
caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.
análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.
denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.
valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.
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