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A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à
linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.
historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.
visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.
tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.
interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.
Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)
ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.
comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.
socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.
socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.
socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.
A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.
I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.
II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.
III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.
IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Levando em consideração a análise da obra A estrada de ferro, o objetivo declarado do pintor e o contexto histórico de sua produção, conclui-se que
Manet, na realização de A estrada de ferro, conseguiu captar o fascínio em relação ao trem, um dos maiores símbolos do progresso do século XIX.
Manet, por meio do quadro, criticou o papel periférico a que a mulher fora relegada pela sociedade burguesa, retratando a monotonia de suas vidas.
a pintura representou a principal mudança na vida da população pobre da Europa, que passou a usufruir das grandes inovações do século XIX.
o quadro foi elaborado como uma crítica ao mundo moderno, centrado em seus avanços tecnológicos e nas transformações no cotidiano.
o ritmo acelerado da modernidade capitalista, simbolizado pelo uso das máquinas a vapor, é apresentado com ironia por Manet.
Acerca da relação entre o Dadaísmo e a I Guerra Mundial (1914-1918), pode-se afirmar que aquele movimento artístico
I – evidenciou a desilusão dos europeus em relação à sua civilização diante dos horrores do conflito;
II – representou nas artes a visão dos combatentes referente à irracionalidade intrínseca daquela guerra;
III – tentou convencer o lado adversário da falta de lógica em seguir na luta mesmo sem esperança de vitória; I
V – demonstrou, como mesmo em momentos de transformação social, as sensibilidades artísticas permanecem semelhantes.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Considerando as transformações nas sociedades europeias, no século XIX, verifica-se que o texto
reforça a identificação entre classes pobres e classes perigosas, uma visão preconceituosa que foi defendida por teorias científicas e aceita pelas elites europeias durante todo o século XIX.
torna evidente a novidade da Londres do século XIX que era a determinação, promovida pelas autoridades administrativas de espaços para cada grupo social, prática, até então, inexistente nas áreas urbanas europeias.
demonstra, como Conan Doyle provou, que ricos e pobres tinham a mesma tendência a cometer crimes e atos violentos, e, por isso, ele estava à frente dos outros escritores de sua época.
apresenta um tipo de ocupação do espaço urbano que, no século XIX, se verificou em cidades europeias transformadas pela intensificação do processo de industrialização.
caracteriza o romance policial e sua dimensão ficcional de forma a percebê-la como irreal quanto aos problemas sociais da cidade de Londres.
Sobre o colapso de valores e instituições da civilização liberal mencionado no texto, analise as justificativas a seguir.
I – A I Guerra Mundial produziu um grande abalo nas crenças liberais, pois demonstrou que a intervenção direta do Estado, em setores da economia, poderia ser necessário e mais eficiente do que a vigência plena das leis de mercado.
II – Adolf Hitler acusou o sistema político liberal de promover o egoísmo entre os membros da sociedade civil, criticando a supremacia dos direitos individuais sobre o bem da nação, objetivo supremo das ações estatais, segundo o nazismo.
III – Os Estados fascistas realizaram inúmeros eventos, investindo fortemente na propaganda e na política de massas, procurando convencer a população, em larga medida, com sucesso, das contradições da democracia liberal.
IV – O crescimento econômico da URSS nos anos 1930, enquanto muitos países sofriam as consequências da Crise de 1929, contribuiu para o desgaste do modelo econômico liberal e influenciou ações estatais intervencionistas no Ocidente capitalista.
São corretas as justificativas
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Tendo como referência o texto acima e o processo da decadência e o fim do Império português, analise as afirmativas abaixo.
I – A crise econômica referida no texto marcou o declínio definitivo do império ultramarino português, que não mais alcançou ganhos, no comércio, com suas colônias, semelhantes aos obtidos com suas possessões asiáticas ao longo do século XVI.
II – O enfraquecimento do domínio português na Ásia, no século XVII, não levou ao seu desaparecimento imediato, o que só ocorreu de forma completa no século XX, após a entrega de Macau à China.
III – Os holandeses contribuíram para a redução da presença portuguesa na Ásia e, no mesmo período, também se assenhorearam, ainda que temporariamente, de parte de suas possessões no continente africano por meio de guerras e acordos.
IV – A independência das últimas possessões portuguesas na África ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, contribuindo, para isso, o fato de o Estado português se recusar a conceder às colônias o estatuto de província.
São corretas as afirmativas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A partir do texto acima, é possível pensar uma série de diferenças entre as guerras do século XX e as anteriores. Sobre esse tema, analise as colocações a seguir.
I – As guerras napoleônicas que, somadas, duraram mais do que qualquer uma das guerras mundiais do século XX, tiveram um número significativamente menor de mortes, por causa, dentre outros fatores, da tecnologia bélica disponível.
II – Até meados do século XIX, dava-se importância essencialmente aos oficiais, como ocorreu quando Napoleão, ao construir o Arco do Triunfo, mandou gravar nele o nome de todos os seus generais.
III – Os fatores referidos no texto são os mesmos que ajudam a explicar as diversas homenagens que passaram a ser prestadas ao soldado desconhecido nas guerras do século XX, em diversos países dos diferentes continentes.
IV – Muitas das guerras do século XIX não alteravam radicalmente o cotidiano da população dos países, algo impensável para os conflitos do século XX, com ampla participação de reservistas e de voluntários, além de ataques frequentes a áreas civis.
São corretas as colocações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando o texto acima e o contexto mundial da década de 1960, analise as afirmativas a seguir.
I – A Revolução Cultural Chinesa contou com a participação ativa dos jovens; no entanto, o seu direcionamento pelo Estado e sua violência tornaram o movimento diferente de outros da mesma época.
II – A análise de Judt se aplica, entre outros, ao movimento hippie norte-americano, caracterizado pelo pacifismo e pelas críticas de costumes direcionadas ao caráter conservador do estilo americano de viver – o american way of life.
III – Um traço comum aos movimentos da década de 1960 foi a participação significativa dos jovens que passaram a se perceber e a serem percebidos como um grupo com características específicas, diferenciando- se dos outros por meio de ações, pensamentos e padrões de consumo.
IV – O clima revolucionário da década de 1960 restringiu- se aos países ricos e aos comunistas, pois, no então chamado Terceiro Mundo, o período caracterizou- se pela estabilidade decorrente do crescimento econômico e pelas restrições impostas ao exercício da cidadania pelos regimes autoritários vigentes em diversos países.
São corretas as afirmativas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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