Questões de História da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Acerca do contexto histórico em que ocorreu a Revolução do Irã e de seus desdobramentos, analise as afirmativas abaixo.

I – A diplomacia dos EUA realizou, no início da década de 1970, oposição sistemática ao governo de Reza Pahlevi, pois o xá exercia um papel de liderança na OPEP.

II – As duas crises do petróleo, na década de 1970, geraram recursos para o Estado iraniano, mas esses não se transformaram em benefícios materiais para a população.

III – A revolução iraniana recebeu apoio imediato dos outros Estados árabes, já que, em grande parte desses países, os xiitas constituíam blocos políticos expressivos.

IV – Em 1980, Saddam Hussein invadiu a zona ocidental do Irã reivindicando algumas áreas para o Iraque e iniciou a guerra Irã x Iraque.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

No texto, o economista resgata, para o debate atual acerca do Estado brasileiro, uma característica da gestão política e econômica que marcou os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek.

Com relação à condução do Estado no período dos governos citados, a principal característica era o

  • A. imperialismo.
  • B. universalismo.
  • C. protecionismo.
  • D. desenvolvimentismo.
  • E. pós-neoliberalismo.

Em Raízes do Brasil, texto publicado em 1936, Sérgio Buarque de Holanda analisa experiências da colonização ibérica na América, realizando, em determinados capítulos, comparações entre valores e práticas que nortearam as iniciativas de conquistadores portugueses e espanhóis. Dentre essas comparações, destaca-se o uso dos conceitos de ladrilhador e semeador por meio dos quais diferenciou- se a(o)

  • A.

    forma de utilização do trabalho indígena.

  • B.

    lógica de criação dos núcleos urbanos.

  • C.

    planejamento das atividades econômicas.

  • D.

    objetivo mercantil da conquista.

  • E.

    caráter predatório de uso dos recursos naturais.

Dentre as ações da Companhia de Jesus na colonização da América portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII, a que correspondeu ao sentido de missão, de acordo com o texto, esteve relacionada

  • A.

    criação de aldeamentos indígenas.

  • B.

    fundação de colégios e seminários.

  • C.

    defesa da escravização de africanos.

  • D.

    condenação do bandeirismo paulista.

  • E.

    implantação de Tribunal da Inquisição.

De acordo com o texto, os quilombos constituídos ao longo do processo de colonização na América portuguesa teriam significado a(o)

  • A.

    reificação das hierarquias da sociedade colonial.

  • B.

    explicitação do caráter improdutivo do uso predominante do trabalho escravo.

  • C.

    desestruturação das atividades econômicas instituídas no espaço colonial.

  • D.

    antagonismo às relações socioeconômicas instauradas nas regiões coloniais.

  • E.

    reconhecimento do direito à liberdade das populações escravizadas.

A consciência do viver em colônias manifestou-se em um conjunto de episódios de revolta ou de tentativa de sublevação – Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Conspiração do Rio de Janeiro – os quais, a despeito de suas particularidades, explicitaram o crescimento de tensões e confrontos entre colonos, colonizadores e colonizados, em finais do século XVIII.

PORQUE

A conjuntura de crise que afetara a economia mineradora gerou a estagnação do mercado interno colonial de tal forma que a Coroa portuguesa, tendo em vista a compensação de sua receita, ampliou a carga tributária sobre a agroexportação.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda falsa.

  • D.

    a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.

  • E.

    as duas afirmativas são falsas.

Em 15 de novembro de 1890, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte encarregada de elaborar a primeira Constituição republicana. O tema principal da discussão foi a relação entre o poder central e os estados. Ao fim e ao cabo, a Constituição de 1891 definiu que

  • A.

    as rendas advindas da exportação ficariam com os governos estaduais.

  • B.

    as forças armadas ficariam sob o comando do Congresso Nacional.

  • C.

    o ensino primário deveria ficar a cargo da União.

  • D.

    o sistema de saúde deveria ficar a cargo dos governos estaduais.

  • E.

    o orçamento participativo favoreceria a representação municipal.

Ao longo da república, na sociedade brasileira, o exercício da cidadania sofreu transformações associadas a ações estatais promotoras de maior inclusão política e social, dentre as quais cita-se o(a)

  • A.

    voto feminino, a partir de 1934.

  • B.

    seguro desemprego, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  • C.

    direito de voto para os analfabetos, a partir de 1946.

  • D.

    reconhecimento da liberdade sindical, a partir de 1937.

  • E.

    proteção dos direitos indígenas, a partir de 1891.

A declaração de Saint-Hilaire, naturalista, que percorreu províncias do Brasil entre 1816 e 1822, se refere, entre outros significados, à seguinte característica da cidadania instaurada por ocasião da independência política:

  • A.

    interdição dos direitos civis dos escravos e dos forros sob a alegação de sua condição estrangeira como africanos.

  • B.

    reconhecimento da nacionalidade brasileira a todos os portugueses de nascimento, residentes no Brasil à época da emancipação.

  • C.

    negligência das populações indígenas, consideradas como fator de impedimento para o controle das regiões interiores.

  • D.

    utilização da religião católica como instrumento de legitimação do pertencimento nacional frente à proibição da liberdade de culto no âmbito privado.

  • E.

    exclusões relativas ao uso dos princípios da liberdade e da propriedade para regular direitos civis e políticos.

A construção do Estado e da nação no Brasil, na primeira metade do século XIX, viabilizou a implementação dos primeiros procedimentos estatísticos, direcionados não só para a contabilização da população como também para a elaboração de diagnósticos variados acerca de comportamentos demográficos e de mapeamentos territoriais. Esses procedimentos estatísticos se caracterizaram por

  • A.

    métodos centralizados de coleta de dados sob a jurisdição exclusiva do ministério do Império.

  • B.

    contabilização populacional e censo eleitoral a partir dos registros paroquiais de nascimento e de óbitos.

  • C.

    mutabilidade das informações em função da dispersão populacional e da incomunicabilidade entre diversas regiões.

  • D.

    técnicas ineficientes de recolhimento e armazenamento dos dados agravadas pelas fraudes regulares em momentos eleitorais.

  • E.

    levantamento dos dados estatísticos dissociados do seu uso regular como instrumento de orientação para as políticas estatais.

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