Questões de História da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A partir de que ano ocorreu a centralização das contas do FGTS pela Caixa Econômica Federal?

  • A.

    1861 (D. Pedro II)

  • B.

    1889 (Marechal Deodoro da Fonseca)

  • C.

    1931 (Getúlio Vargas)

  • D.

    1986 (José Sarney)

  • E.

    1990 (Fernando Collor)

O Positivismo foi a primeira das escolas de pensamento que definiu a especialidade do estudo científico da sociedade, estabelecendo conceitos e uma metodologia de investigação. Como um dos princípios teóricos dessa escola, aponta-se a

  • A.

    percepção de que o conhecimento humano é uma revelação resultante da contemplação e da fé, sendo a sociedade regulada pelos princípios divinos que embasam a moral.

  • B.

    concepção da sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas, que funcionam harmonicamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico.

  • C.

    crença na ideia de que os princípios reguladores da sociedade devem ser pautados na religião e no senso comum, já que tais leis são universais e inatas aos seres humanos.

  • D.

    transposição de conceitos sociológicos e antropológicos para o estudo do comportamento humano, garantindo ações guiadas por preconceitos e interesses particulares.

  • E.

    preocupação em resolver os conflitos sociais por meio da negação da possibilidade de harmonia entre os indivíduos, pautando seus métodos à luz das ciências naturais.

O fragmento da música acima trata da desigualdade que pode ser encontrada em qualquer cidade brasileira.

Utilizando-se os estudos de Karl Marx para explicar as desigualdades socioeconômicas, tem-se:

  • A.

    A dominação da burguesia capitalista sobre a massa é legitimada pela industrialização dos países em desenvolvimento, criando possibilidades para a ascensão social do proletariado.

  • B.

    O subdesenvolvimento socioeconômico dos países está intimamente ligado à luta de classes, uma vez que evidencia o caráter harmônico e justo da sociedade capitalista e das suas relações de produção.

  • C.

    As relações de poder entre as classes depende das qualificações, habilidades, méritos e interesses dos membros de cada um dos grupos que fundam a sociedade, uma vez que a origem da desigualdade está na capacidade individual de cada um em adquirir status.

  • D.

    As desigualdades sociais são produto de um conjunto de relações pautado na propriedade dos meios de produção, dando origem a um sistema social em que uma das classes domina, enquanto a outra é dominada.

  • E.

    Os grupos sociais obtêm status a partir do critério de posições socioprofissionais valorizadas e integradas na sociedade, uma vez que os indivíduos estão vinculados por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.

O pensamento sociológico alemão caracteriza-se pela associação entre história, esforço interpretativo e discernimento das diversidades. O sociólogo alemão Max Weber destacava que não havia oposição entre indivíduo e sociedade. Na visão weberiana,

  • A.

    cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos, já que o sentido das ações é sempre social.

  • B.

    a ordem social submete os indivíduos coercitivamente, pois a sociedade caracteriza-se como uma força exterior a eles.

  • C.

    a sociedade é aquilo que pesa sobre os indivíduos e que determina seus comportamentos e os sentidos de suas ações.

  • D.

    o indivíduo é produzido pela sociedade, e o papel de suas ações limita-se à reprodução dos valores de seu grupo.

  • E.

    os acontecimentos que integram o social têm origem na luta de classes, sendo exteriores aos indivíduos.

Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos

  • A.

    estão prontos, cabendo ao historiador extraí-los dos documentos e apresentá-los como realmente são.

  • B.

    estão prontos nos documentos e não é possível fazer com que mostrem ou digam mais do que aquilo que é dado a ler.

  • C.

    não estão prontos, eles são construídos de uma forma definitiva, são como pedras usadas para a construção do edifício da história.

  • D.

    não estão prontos, eles são construídos; porém essa construção não é definitiva, sendo possível e necessário efetuar contínuas revisões.

  • E.

    não estão prontos, eles são construídos; entretanto, essa construção não é feita pelos historiadores, mas pelo próprio curso da história.

A declaração de Lord Strangford, por ocasião da partida da família real portuguesa em direção ao Brasil, em finais de 1807, representou, na prática, o estabelecimento de um conjunto de ações, dentre as quais se identifica a(o)

  • A.

    restrição ao tráfico intercontinental de escravos, culminando com a proibição integral e efetiva do mesmo em 1830.

  • B.

    garantia de direitos de cidadania plena por meio da naturalização para os súditos ingleses que viessem a residir no Brasil.

  • C.

    criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, cláusula validada pelos Tratados de 1810.

  • D.

    apoio aos governos de D. João VI e de D. Pedro I quanto à manutenção da província Cisplatina no território do Império do Brasil.

  • E.

    cerceamento das relações diplomáticas entre os governos do Brasil e da França, nos quadros das decisões do Congresso de Viena.

Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.

I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.

II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.

III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.

IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.

I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.

II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.

III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.

IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi

  • A.

    política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.

  • B.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • C.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • D.

    causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.

  • E.

    efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.

O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à

  • A.

    crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.

  • B.

    caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.

  • C.

    análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.

  • D.

    denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.

  • E.

    valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.

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