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Sabendo que o processo de industrialização substitutiva de importações durante o período compreendido entre a Segunda Guerra Mundial e o ano de 1981 comportou uma diferenciação estrutural interna, julgue o item abaixo.
Nesse período, o processo brasileiro de industrialização substitutiva de importações pode ser dividido em duas fases. Na primeira fase (1950-62), ocorreu industrialização diversificada, mas com ênfase na substituição de importação de bens de capital e de bens intermediários, ao passo que, na segunda fase (1968-81), o foco recaiu na industrialização substitutiva de importação de bens de consumo.
Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.
A partir da década de 40 do século passado, ocorreu um processo de transição demográfica de uma situação em que se tinham elevadas taxas de natalidade e mortalidade para outra, em que essas taxas tornaram-se menores.
Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.
No período em que a economia brasileira era predominantemente exportadora, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto dominante. À medida que a atividade industrial se desenvolvia, as desigualdades regionais tendiam a se perpetuar ou aumentar. Isso ocorreu porque as empresas se instalaram nos centros que ofereciam maiores vantagens em termos de economias externas.
Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,
resgata a verdade acerca do passado.
inventa a cultura social.
constrói o futuro.
dá sentido ao passado das sociedades humanas.
determina as identidades dos indivíduos.
A evolução do déficit fiscal e da dívida pública guarda relação com a estrutura orçamentária, pois o orçamento é peça fundamental da política fiscal. A rigidez orçamentária, quando estabelecida constitucionalmente, pode ser um obstáculo ao controle do déficit e da dívida pública. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.
Com o objetivo de promover o ajuste fiscal, antes da implementação do Plano Real, foi criado o Fundo Social de Emergência (FSE), que quebrava a vinculação constitucional entre receita e despesa. A vigência do FSE, que iria até 1995, se estendeu até 1997 sob a denominação de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que, posteriormente, perdeu o caráter de fundo e passou a existir como Desvinculação da Receita da União (DRU). Apesar dessas medidas, o déficit fiscal permaneceu até o final da implementação do plano.
Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.
Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.
Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.
Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.
No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.
demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.
permite a aproximação às expressões culturais de uma época.
requer a análise sobretudo da letra.
exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.
provoca a dispersão dos alunos.
a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.
a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.
a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.
a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.
a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.
Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.
Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.
A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.
A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.
A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.
A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.
Para a historiografia tradicional e institucionalista, essa compreensão do Estado, o qual se realizaria plenamente no século XIX, teria suas origens na Antiguidade. Com relação ao Egito, esses aspectos revelaram-se na
elaboração de um panteão divino capaz de reger a sociedade humana.
crença da superioridade racial dos egípcios frente aos núbios.
revolução religiosa promovida por Amenófis IV (Akhenaton).
organização clânica das comunidades camponesas (felás).
implementação de um sistema de irrigação que canalizava a água das cheias do Nilo.
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