Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado
à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.
à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.
à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.
ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.
à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.
Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual
os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.
a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.
a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.
a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.
a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.
Sobre a micro-história, gênero historiográfico que emergiu na década de 1970, na Europa, inicialmente associado a estudos de casos de resistência à Inquisição, é correto afirmar que
contribuiu para a história cultural ao enfocar fenômenos sociais amplos, pouco estudados, como o feudalismo.
propôs tratar de fenômenos de curta duração, desconectados de temporalidades mais extensas.
abordou a história a partir da perspectiva de indivíduos letrados, que produziram crônicas e relatos sobre suas comunidades.
conquistou o grande público por abrir mão do uso de documentos e enfatizar a história subjetiva, narrada de forma literária.
foi alvo de algumas críticas, como a deficiente relação entre o local e o global que marcou parte dos estudos publicados.
Leia a letra de música.
O Brazil não merece o Brasil
O Brazil tá matando o Brasil
Estes versos da canção Querelas do Brasil, de Mauricio Tapajós e Aldir Blanc, admitem várias interpretações e foram relacionados, no contexto político de 1978, quando foram gravados, com a denúncia da existência de mortos e desaparecidos no Brasil por motivos políticos. Alguns organismos exerceram importante atuação pressionando para que o governo brasileiro respeitasse os Direitos Humanos. Dentre esses organismos, estão
a Anistia Internacional e a Comissão de Justiça e Paz.
a Organização Mundial do Comércio e a Unesco.
a CIA e as emissoras de televisão, como a Rede Globo.
o Vaticano e o Partido dos Trabalhadores.
a OTAN e a campanha pluripartidária pelas Diretas Já.
O esquema cronológico que o quadro identifica, segundo Marc Ferro (A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação, 1983) inscreve-se na concepção de História sob o ponto de vista
globalizante.
eurocêntrico.
romântico.
cultural.
social.
A Constituição de 1824 estabeleceu os princípios fundamentais da organização do Estado Brasileiro. Com base nessa Constituição, o Brasil
tornou-se uma Monarquia constitucional regida por três poderes: Conselho de Estado, Senado e Câmara dos deputados.
passou a ter um chefe de Estado e um chefe de governo, representados, respectivamente, pelo poder executivo e pelo primeiro ministro.
foi dividido em vários estados e municípios, cujos governantes eram eleitos pelo voto direto dos eleitores dessas regiões.
tornou-se um Estado Laico, em que o governo federal assegurava a liberdade de manifestação religiosa aos cidadãos.
passou a ter um imperador que utilizava o poder moderador para exercer o controle sobre os demais poderes.
Analise o texto.
Uma análise do texto permite afirmar que, no processo de colonização do Brasil,
Portugal, para explorar a colônia, teve que estabelecer as bases do desenvolvimento que, contraditoriamente, acabou despertando ideais de libertação na colônia.
Portugal, por medo da ameaça dos invasores, deu autonomia às capitanias hereditárias para desenvolverem uma economia diversificada na colônia.
a Coroa portuguesa, ao permitir, desde o início, a criação de indústrias na colônia, possibilitou o surgimento de grupos políticos interessados na acumulação de riquezas.
a Coroa portuguesa, para impedir a divisão da colônia, estimulou o crescimento da população com o objetivo de assegurar a posse do território americano.
a Metrópole portuguesa, com o intuito de promover o desenvolvimento autônomo da colônia, criou um sistema de controle e de fiscalização nas regiões mineradoras.
No período da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas adotou uma política externa de acordo com os seus interesses políticos e econômicos. Com base nessa consideração, é correto afirmar que,
I. no início da guerra, o governo manteve-se neutro, apesar de o presidente ter manifestado posições políticas que o aproximavam dos países do Eixo;
II. desde o início da guerra, o governo manteve seu apoio incondicional aos países Aliados, pois defendia princípios políticos do liberalismo clássico;
III. a partir de 1942, o governo decidiu, depois de sofrer muitas pressões dos Estados Unidos, alinhar-se ao bloco dos Aliados contra os países do Eixo;
IV. no final da guerra, o governo resolveu declarar apoio aos países do Eixo, pois percebeu que os Aliados estavam sendo influenciados pela União Soviética.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Considere a foto.
No momento histórico em que chegou ao Brasil, "Che" Guevara foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul por um presidente brasileiro que
foi deposto por um golpe de Estado porque pretendia realizar, com amplo apoio popular, as reformas de base no país.
renunciou ao mandato porque foi pressionado pelos poderes legislativo e judiciário, em razão de sua política ultra-esquerdista.
adotou uma política externa baseada nos princípios da autodeterminação dos povos, agradando com isso setores progressistas.
rompeu relações diplomáticas com a União Soviética porque realizou acordos bilaterais com os Estados Unidos da América.
desenvolveu a industrialização com capital externo e com emissões de moeda, criando atrito com o Fundo Monetário Internacional.
Os governos militares tiveram em comum o fato de manterem no país um regime político que contrariava os princípios de Estado de direito. Entretanto, cada um desses governos adotou medidas que os diferenciaram. Identifique a alternativa que associa corretamente o presidente e uma decisão política de seu governo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...