Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado

  • A.

    à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.

  • B.

    à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.

  • C.

    à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.

  • D.

    ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.

  • E.

    à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.

Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual

  • A.

    os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.

  • B.

    a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.

  • C.

    a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.

  • D.

    a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.

  • E.

    a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.

Sobre a micro-história, gênero historiográfico que emergiu na década de 1970, na Europa, inicialmente associado a estudos de casos de resistência à Inquisição, é correto afirmar que

  • A.

    contribuiu para a história cultural ao enfocar fenômenos sociais amplos, pouco estudados, como o feudalismo.

  • B.

    propôs tratar de fenômenos de curta duração, desconectados de temporalidades mais extensas.

  • C.

    abordou a história a partir da perspectiva de indivíduos letrados, que produziram crônicas e relatos sobre suas comunidades.

  • D.

    conquistou o grande público por abrir mão do uso de documentos e enfatizar a história subjetiva, narrada de forma literária.

  • E.

    foi alvo de algumas críticas, como a deficiente relação entre o local e o global que marcou parte dos estudos publicados.

Leia a letra de música.

O Brazil não merece o Brasil

O Brazil tá matando o Brasil

Estes versos da canção Querelas do Brasil, de Mauricio Tapajós e Aldir Blanc, admitem várias interpretações e foram relacionados, no contexto político de 1978, quando foram gravados, com a denúncia da existência de mortos e desaparecidos no Brasil por motivos políticos. Alguns organismos exerceram importante atuação pressionando para que o governo brasileiro respeitasse os Direitos Humanos. Dentre esses organismos, estão

  • A.

    a Anistia Internacional e a Comissão de Justiça e Paz.

  • B.

    a Organização Mundial do Comércio e a Unesco.

  • C.

    a CIA e as emissoras de televisão, como a Rede Globo.

  • D.

    o Vaticano e o Partido dos Trabalhadores.

  • E.

    a OTAN e a campanha pluripartidária pelas Diretas Já.

O esquema cronológico que o quadro identifica, segundo Marc Ferro (A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação, 1983) inscreve-se na concepção de História sob o ponto de vista

  • A.

    globalizante.

  • B.

    eurocêntrico.

  • C.

    romântico.

  • D.

    cultural.

  • E.

    social.

A Constituição de 1824 estabeleceu os princípios fundamentais da organização do Estado Brasileiro. Com base nessa Constituição, o Brasil

  • A.

    tornou-se uma Monarquia constitucional regida por três poderes: Conselho de Estado, Senado e Câmara dos deputados.

  • B.

    passou a ter um chefe de Estado e um chefe de governo, representados, respectivamente, pelo poder executivo e pelo primeiro ministro.

  • C.

    foi dividido em vários estados e municípios, cujos governantes eram eleitos pelo voto direto dos eleitores dessas regiões.

  • D.

    tornou-se um Estado Laico, em que o governo federal assegurava a liberdade de manifestação religiosa aos cidadãos.

  • E.

    passou a ter um imperador que utilizava o poder moderador para exercer o controle sobre os demais poderes.

Analise o texto.

Uma análise do texto permite afirmar que, no processo de colonização do Brasil,

  • A.

    Portugal, para explorar a colônia, teve que estabelecer as bases do desenvolvimento que, contraditoriamente, acabou despertando ideais de libertação na colônia.

  • B.

    Portugal, por medo da ameaça dos invasores, deu autonomia às capitanias hereditárias para desenvolverem uma economia diversificada na colônia.

  • C.

    a Coroa portuguesa, ao permitir, desde o início, a criação de indústrias na colônia, possibilitou o surgimento de grupos políticos interessados na acumulação de riquezas.

  • D.

    a Coroa portuguesa, para impedir a divisão da colônia, estimulou o crescimento da população com o objetivo de assegurar a posse do território americano.

  • E.

    a Metrópole portuguesa, com o intuito de promover o desenvolvimento autônomo da colônia, criou um sistema de controle e de fiscalização nas regiões mineradoras.

No período da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas adotou uma política externa de acordo com os seus interesses políticos e econômicos. Com base nessa consideração, é correto afirmar que,

I. no início da guerra, o governo manteve-se neutro, apesar de o presidente ter manifestado posições políticas que o aproximavam dos países do Eixo;

II. desde o início da guerra, o governo manteve seu apoio incondicional aos países Aliados, pois defendia princípios políticos do liberalismo clássico;

III. a partir de 1942, o governo decidiu, depois de sofrer muitas pressões dos Estados Unidos, alinhar-se ao bloco dos Aliados contra os países do Eixo;

IV. no final da guerra, o governo resolveu declarar apoio aos países do Eixo, pois percebeu que os Aliados estavam sendo influenciados pela União Soviética.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Considere a foto.

No momento histórico em que chegou ao Brasil, "Che" Guevara foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul por um presidente brasileiro que

  • A.

    foi deposto por um golpe de Estado porque pretendia realizar, com amplo apoio popular, as reformas de base no país.

  • B.

    renunciou ao mandato porque foi pressionado pelos poderes legislativo e judiciário, em razão de sua política ultra-esquerdista.

  • C.

    adotou uma política externa baseada nos princípios da autodeterminação dos povos, agradando com isso setores progressistas.

  • D.

    rompeu relações diplomáticas com a União Soviética porque realizou acordos bilaterais com os Estados Unidos da América.

  • E.

    desenvolveu a industrialização com capital externo e com emissões de moeda, criando atrito com o Fundo Monetário Internacional.

Os governos militares tiveram em comum o fato de manterem no país um regime político que contrariava os princípios de Estado de direito. Entretanto, cada um desses governos adotou medidas que os diferenciaram. Identifique a alternativa que associa corretamente o presidente e uma decisão política de seu governo.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...