Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O primeiro ato das reformas de Jango marcou o começo do fim de seu governo. (Boris Fausto. História do Brasil)

A frase permite concluir que as Reformas de Base do governo se constituíram, no Brasil, em um dos principais fatores responsáveis

  • A.

    pela queda do regime ditatorial.

  • B.

    pela democratização do país.

  • C.

    pelo Golpe de 1964.

  • D.

    pelo insucesso do Plano Trienal.

  • E.

    pela adoção do parlamentarismo.

Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.

Um tema fundamental da História do Brasil que pode ser trabalhado em sala de aula para a compreensão desse apoio a que o autor se refere é

  • A.

    o ultranacionalismo e sua imposição pelo governo do I Reinado.

  • B.

    o racismo e sua relação com o enraizamento social do sistema escravista.

  • C.

    o antiimperialismo e o sucesso da política desenvolvimentista do governo JK.

  • D.

    a democracia e a difusão do positivismo nas escolas, durante a Nova República.

  • E.

    o republicanismo e sua irradiação pela comunidade de Canudos.

Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.

Uma política comum aos governos militares brasileiro e chileno, muito usada na propaganda dos mesmos e que contou com significativo apoio da sociedade, foi

  • A.

    o protecionismo e as amplas estatizações na economia, no início do regime.

  • B.

    o pagamento da dívida externa, sanada mediante acordo político com os EUA.

  • C.

    a cooperação político-militar oficializada pelo Plano Condor.

  • D.

    a promoção do chamado “milagre econômico” em ambos os países.

  • E.

    o incentivo às mais variadas expressões culturais, de várias tendências ideológicas.

Em 1969, no Brasil, o Decreto-Lei número 477/69 proibia qualquer professor, aluno ou empregado de confeccionar “material subversivo” ou organizar “movimentos subversivos”, como atesta Selva Guimarães Fonseca em Caminhos da História Ensinada (Campinas: Papirus, 1993, p. 39 ). O conceito de subversão, nesse caso, deve ser compreendido

  • A.

    como um termo cunhado pelos educadores tradicionalistas, para prevenir qualquer ameaça ao funcionamento das escolas e à estabilidade democrática.

  • B.

    no contexto da Doutrina Monroe, que pregava a obediência civil, o patriotismo e a defesa dos valores democráticos contra o totalitarismo.

  • C.

    como uma bandeira pacifista dos grupos de contestação comportamental nos anos 1960, contrários à moral, aos costumes tradicionais e à guerra.

  • D.

    no âmbito do anticomunismo e da Doutrina de Segurança Nacional, incentivados no continente americano pelos Estados Unidos, após a Revolução Cubana.

  • E.

    como uma herança da Era Vargas, após a qual os partidos de esquerda passaram à ilegalidade e qualquer atividade política de oposição tornou-se “caso de polícia”.

Atenção: Um professor de História distribuiu a letra da música abaixo para que os alunos analisassem e cantassem com ele. Leia a letra para responder às questões de números 55 e 56.

A análise da música permite a reconstrução do quadro histórico que lhe deu origem. A intenção do professor, ao propor a atividade com essa música, foi trabalhar com os alunos

  • A.

    as grandes referências intelectuais e políticas do país no regime militar.

  • B.

    os meios usados pelo regime militar para difundir o nacionalismo ufanista.

  • C.

    os acontecimentos que deram origem ao regime militar, nos anos de 1960.

  • D.

    as manifestações sociais de oposição ao regime militar, nos anos de 1970.

  • E.

    as ações revolucionárias da esquerda armada que derrubaram o regime militar.

Observe a figura.

Segundo especialistas, como arqueólogos e antropólogos, uma das razões que levaram as pessoas da pré-história a retratar figuras como as da imagem acima foi, provavelmente,

  • A.

    a necessidade de deixar vestígios e proteger suas habitações.

  • B.

    a falta de símbolos gráficos, ligada ao excesso de misticismo.

  • C.

    o desconhecimento da escrita, relacionado a ideias religiosas.

  • D.

    a caça como atividade lúdica e modo de enfeitar a moradia.

  • E.

    a preocupação pela sobrevivência, associada a ritos mágicos.

O professor, ao trabalhar com a figura, pretendeu que os alunos percebessem que os sumérios, em aproximadamente 2.500 a.C., possuíam uma sociedade

  • A.

    avançada, que já dominava a domesticação de animais, atividade que possivelmente constituía a base de subsistência da população.

  • B.

    complexa, em que já se havia estabelecido a divisão social, comportando a presença de pobres, certamente dominados, e ricos, certamente dominantes.

  • C.

    organizada, na qual os grupos humanos, ao trocarem a vida sedentária pela vida nômade, tornaram-se produtores e organizaram-se politicamente.

  • D.

    agrícola, na qual os camponeses tinham a obrigação de entregar parte da produção ao governo, sendo controlados pelos funcionários do Estado.

  • E.

    gentílica, na qual a propriedade da terra era comunal e a agricultura e a domesticação de animais consistiam as atividades econômicas básicas.

Tucídides pretende que sua obra sobreviva aos tempos. Essa mesma pretensão é encontrada na arquitetura monumental legada pela Grécia Antiga, que pode ser considerada pelo historiador, segundo propõe Jacques Le Goff em História e memória, como

  • A.

    documento material que evoca a celebração do poder e sua perpetuação.

  • B.

    templo da Antiguidade que deve ser reverenciado e mantido para fins religiosos.

  • C.

    prova arqueológica de uma civilização superior, na história da humanidade.

  • D.

    fonte histórica para o conhecimento da cultura letrada da Antiguidade.

  • E.

    patrimônio artístico despido de intencionalidade, que deve ser analisado esteticamente.

Considere as imagens e o texto.

De acordo com o texto, o estudo da forma de produção retratada nas figuras leva a uma comparação entre o camponês medieval, que vivia numa sociedade agrária e marcada por relações sociais baseadas na servidão, e

  • A.

    as grandes propriedades rurais da atualidade, em que, sendo praticamente autossuficientes, predomina o trabalho temporário.

  • B.

    o camponês da atualidade, que, por não ter direito à terra, sobrevive da produção agrícola de subsistência nas zonas rurais.

  • C.

    as relações de trabalho no campo da atualidade, que são marcadas pela prática do trabalho compulsório e sem remuneração.

  • D.

    o trabalhador rural da atualidade, que, por possuir os meios de produção, vive nas cidades, onde predomina o trabalho autônomo.

  • E.

    o trabalhador rural da atualidade, que vive numa sociedade industrial, na qual predominam o trabalho assalariado e a vida urbana.

Com base no conhecimento sobre as representações ideológicas existentes sobre a África, pode-se afirmar que a comparação que o autor faz entre alguns povos africanos e a Europa ocidental, na época medieval, revela uma posição

  • A.

    antropocêntrica da evolução histórica dos povos que viviam no continente africano, considerados no estágio pré-histórico pelos europeus.

  • B.

    racionalista, que formulou princípios políticos, éticos e morais que justificam o domínio europeu no continente africano no final do século XIX.

  • C.

    equivocada da dinâmica cultural própria da África, tratando as especificidades dos povos africanos segundo padrões da civilização nativa.

  • D.

    contrária à ideia de que os africanos eram povos primitivos, inferiores e incapazes de construir civilizações evoluídas como a europeia.

  • E.

    favorável à ideia de que os povos africanos não têm condição de ultrapassar os limites de selvageria e de buscar um novo estado de existência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...