Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O primeiro ato das reformas de Jango marcou o começo do fim de seu governo. (Boris Fausto. História do Brasil)
A frase permite concluir que as Reformas de Base do governo se constituíram, no Brasil, em um dos principais fatores responsáveis
pela queda do regime ditatorial.
pela democratização do país.
pelo Golpe de 1964.
pelo insucesso do Plano Trienal.
pela adoção do parlamentarismo.
Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.
Um tema fundamental da História do Brasil que pode ser trabalhado em sala de aula para a compreensão desse apoio a que o autor se refere é
o ultranacionalismo e sua imposição pelo governo do I Reinado.
o racismo e sua relação com o enraizamento social do sistema escravista.
o antiimperialismo e o sucesso da política desenvolvimentista do governo JK.
a democracia e a difusão do positivismo nas escolas, durante a Nova República.
o republicanismo e sua irradiação pela comunidade de Canudos.
Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.
Uma política comum aos governos militares brasileiro e chileno, muito usada na propaganda dos mesmos e que contou com significativo apoio da sociedade, foi
o protecionismo e as amplas estatizações na economia, no início do regime.
o pagamento da dívida externa, sanada mediante acordo político com os EUA.
a cooperação político-militar oficializada pelo Plano Condor.
a promoção do chamado milagre econômico em ambos os países.
o incentivo às mais variadas expressões culturais, de várias tendências ideológicas.
Em 1969, no Brasil, o Decreto-Lei número 477/69 proibia qualquer professor, aluno ou empregado de confeccionar material subversivo ou organizar movimentos subversivos, como atesta Selva Guimarães Fonseca em Caminhos da História Ensinada (Campinas: Papirus, 1993, p. 39 ). O conceito de subversão, nesse caso, deve ser compreendido
como um termo cunhado pelos educadores tradicionalistas, para prevenir qualquer ameaça ao funcionamento das escolas e à estabilidade democrática.
no contexto da Doutrina Monroe, que pregava a obediência civil, o patriotismo e a defesa dos valores democráticos contra o totalitarismo.
como uma bandeira pacifista dos grupos de contestação comportamental nos anos 1960, contrários à moral, aos costumes tradicionais e à guerra.
no âmbito do anticomunismo e da Doutrina de Segurança Nacional, incentivados no continente americano pelos Estados Unidos, após a Revolução Cubana.
como uma herança da Era Vargas, após a qual os partidos de esquerda passaram à ilegalidade e qualquer atividade política de oposição tornou-se caso de polícia.
Atenção: Um professor de História distribuiu a letra da música abaixo para que os alunos analisassem e cantassem com ele. Leia a letra para responder às questões de números 55 e 56.
A análise da música permite a reconstrução do quadro histórico que lhe deu origem. A intenção do professor, ao propor a atividade com essa música, foi trabalhar com os alunos
as grandes referências intelectuais e políticas do país no regime militar.
os meios usados pelo regime militar para difundir o nacionalismo ufanista.
os acontecimentos que deram origem ao regime militar, nos anos de 1960.
as manifestações sociais de oposição ao regime militar, nos anos de 1970.
as ações revolucionárias da esquerda armada que derrubaram o regime militar.
Observe a figura.
Segundo especialistas, como arqueólogos e antropólogos, uma das razões que levaram as pessoas da pré-história a retratar figuras como as da imagem acima foi, provavelmente,
a necessidade de deixar vestígios e proteger suas habitações.
a falta de símbolos gráficos, ligada ao excesso de misticismo.
o desconhecimento da escrita, relacionado a ideias religiosas.
a caça como atividade lúdica e modo de enfeitar a moradia.
a preocupação pela sobrevivência, associada a ritos mágicos.
O professor, ao trabalhar com a figura, pretendeu que os alunos percebessem que os sumérios, em aproximadamente 2.500 a.C., possuíam uma sociedade
avançada, que já dominava a domesticação de animais, atividade que possivelmente constituía a base de subsistência da população.
complexa, em que já se havia estabelecido a divisão social, comportando a presença de pobres, certamente dominados, e ricos, certamente dominantes.
organizada, na qual os grupos humanos, ao trocarem a vida sedentária pela vida nômade, tornaram-se produtores e organizaram-se politicamente.
agrícola, na qual os camponeses tinham a obrigação de entregar parte da produção ao governo, sendo controlados pelos funcionários do Estado.
gentílica, na qual a propriedade da terra era comunal e a agricultura e a domesticação de animais consistiam as atividades econômicas básicas.
Tucídides pretende que sua obra sobreviva aos tempos. Essa mesma pretensão é encontrada na arquitetura monumental legada pela Grécia Antiga, que pode ser considerada pelo historiador, segundo propõe Jacques Le Goff em História e memória, como
documento material que evoca a celebração do poder e sua perpetuação.
templo da Antiguidade que deve ser reverenciado e mantido para fins religiosos.
prova arqueológica de uma civilização superior, na história da humanidade.
fonte histórica para o conhecimento da cultura letrada da Antiguidade.
patrimônio artístico despido de intencionalidade, que deve ser analisado esteticamente.
Considere as imagens e o texto.
De acordo com o texto, o estudo da forma de produção retratada nas figuras leva a uma comparação entre o camponês medieval, que vivia numa sociedade agrária e marcada por relações sociais baseadas na servidão, e
as grandes propriedades rurais da atualidade, em que, sendo praticamente autossuficientes, predomina o trabalho temporário.
o camponês da atualidade, que, por não ter direito à terra, sobrevive da produção agrícola de subsistência nas zonas rurais.
as relações de trabalho no campo da atualidade, que são marcadas pela prática do trabalho compulsório e sem remuneração.
o trabalhador rural da atualidade, que, por possuir os meios de produção, vive nas cidades, onde predomina o trabalho autônomo.
o trabalhador rural da atualidade, que vive numa sociedade industrial, na qual predominam o trabalho assalariado e a vida urbana.
Com base no conhecimento sobre as representações ideológicas existentes sobre a África, pode-se afirmar que a comparação que o autor faz entre alguns povos africanos e a Europa ocidental, na época medieval, revela uma posição
antropocêntrica da evolução histórica dos povos que viviam no continente africano, considerados no estágio pré-histórico pelos europeus.
racionalista, que formulou princípios políticos, éticos e morais que justificam o domínio europeu no continente africano no final do século XIX.
equivocada da dinâmica cultural própria da África, tratando as especificidades dos povos africanos segundo padrões da civilização nativa.
contrária à ideia de que os africanos eram povos primitivos, inferiores e incapazes de construir civilizações evoluídas como a europeia.
favorável à ideia de que os povos africanos não têm condição de ultrapassar os limites de selvageria e de buscar um novo estado de existência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...