Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a

  • A.

    identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.

  • B.

    severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.

  • C.

    análise crítica dos problemas das “reservas” negras e da segregação de negros pelo branco.

  • D.

    fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das “reservas” negras.

  • E.

    conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as “reservas” negras e o apartheid.

Observe a imagem.

A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos

  • A.

    a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.

  • B.

    as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.

  • C.

    a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.

  • D.

    o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.

  • E.

    as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.

A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • A.

    A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • B.

    forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.

  • C.

    tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.

  • D.

    importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.

  • E.

    passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.

Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.

A partir de uma leitura crítica das Figuras 1 e 2 pode-se concluir que a

  • A.

    1 representa os grupos indígenas como selvagens, enquanto a 2 destaca as características culturais específicas dos índios.

  • B.

    1 exprime a forma de dominação imposta às populações indígenas, enquanto a 2 atribui característica de preguiça ao índio.

  • C.

    1 destaca a importância da obra missionária do trabalho de catequese, enquanto a 2 revela aspectos culturais europeus no índio.

  • D.

    1 usa a imagem para analisar as marcas culturais indígenas na sociedade, enquanto a 2 indica o caráter passivo do povo indígena.

  • E.

    1 procura retratar um ritual indígena de antropofagia, enquanto a 2 destaca o caráter imponente e guerreiro dos indígenas.

Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.

Segundo Circe Bittencourt (2001), no caso de uma análise das populações e culturas indígenas, o estudo das ilustrações das diferentes épocas em livros produzidos em diferentes períodos, além de rico material didático de apoio,

  • A.

    demonstra a importância da inexistência de conflitos e disputas com indígenas nas ocupações de terras para a plantação de cana.

  • B.

    serve para demonstrar que a ilustração nos livros didáticos prejudica a compreensão dos textos e a identificação do nível cultural dos indígenas.

  • C.

    transforma o livro em documento de época e possibilita, por intermédio do método do historiador, uma leitura crítica de imagens.

  • D.

    identifica o papel importante dos livros em representar os diferentes grupos indígenas na fase de conquista e colonização europeia.

  • E.

    incentiva a utilização de suportes tecnológicos mais sofisticados nas escolas e melhora as condições de trabalho docente na sala de aula.

No processo de emancipação política do Brasil, fizeram parte da conjuntura internacional, que o texto descreve, respectivamente,

  • A.

    a Revolta dos Emboabas e as Guerras Guaraníticas.

  • B.

    a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.

  • C.

    a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.

  • D.

    as Guerras Guaraníticas e a Revolução Pernambucana.

  • E.

    a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.

O texto faz referência a um movimento social que

  • A.

    expressou reivindicações políticas sem conteúdo religioso.

  • B.

    dissociou elementos religiosos da carência da população.

  • C.

    combinou conteúdo religioso com reivindicação social.

  • D.

    agregou transformações sociais ao fanatismo religioso.

  • E.

    desprezou as carências religiosas e os problemas sociais.

Dentre os artifícios de persuasão e sedução mencionados pelo autor e frequentes na propaganda política associada à política de massas, podemos citar:

  • A.

    a construção da imagem carismática do líder mediante a ampla utilização dos meios de comunicação.

  • B.

    a utilização de linguagem rebuscada e erudita, voltada especialmente para cativar a população letrada.

  • C.

    a transparência na difusão da política estatal e a difusão das vantagens dos princípios econômicos liberais, para o progresso do país.

  • D.

    o combate às representações religiosas e militares e a defesa de valores racionais baseados nos direitos universais do homem.

  • E.

    a concessão de benefícios, autonomia e liberdade de expressão aos trabalhadores e sindicatos.

Segundo o autor, a política a que o texto faz referência teve por objetivos principais

  • A.

    atender às reivindicações dos patrões e dos operários e ampliar a participação das associações de classes na elaboração da legislação trabalhista.

  • B.

    legalizar as organizações de trabalhadores urbanos e atribuir ao operariado o papel de controlador da vida sindical, sem intervenção do Estado.

  • C.

    estabelecer o princípio de pluralidade sindical reivindicado pelos trabalhadores urbanos e tornar os sindicatos mais independentes do Estado.

  • D.

    acabar com a resistência do empresariado em reconhecer os direitos dos trabalhadores e obrigar os operários a apoiar o governo.

  • E.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

Juscelino Kubitschek, com seu Programa de Metas, esperava que, com a intensa industrialização e desenvolvimento da nação, a democracia no Brasil se consolidasse, diminuindo as diferenças entre ricos e pobres. É correto afirmar que esse projeto desenvolvimentista, ao envolver diversas classes sociais, legitimou o seu governo e

  • A.

    rearticulou as forças políticas do país e o operariado a fim de governar com plenos poderes.

  • B.

    implementou uma política nacionalista nas relações comerciais com os norte-americanos.

  • C.

    aglutinou segmentos sociais descontentes e a elite defensora da democracia popular.

  • D.

    criou um novo pacto populista entre as massas trabalhadoras e o chefe de Estado.

  • E.

    transformou o Exército no principal agente impulsionador do desenvolvimento do país.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...