Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a
identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.
severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.
análise crítica dos problemas das reservas negras e da segregação de negros pelo branco.
fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das reservas negras.
conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as reservas negras e o apartheid.
Observe a imagem.
A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos
a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.
as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.
a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.
o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.
as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.
tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.
importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.
passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
A partir de uma leitura crítica das Figuras 1 e 2 pode-se concluir que a
1 representa os grupos indígenas como selvagens, enquanto a 2 destaca as características culturais específicas dos índios.
1 exprime a forma de dominação imposta às populações indígenas, enquanto a 2 atribui característica de preguiça ao índio.
1 destaca a importância da obra missionária do trabalho de catequese, enquanto a 2 revela aspectos culturais europeus no índio.
1 usa a imagem para analisar as marcas culturais indígenas na sociedade, enquanto a 2 indica o caráter passivo do povo indígena.
1 procura retratar um ritual indígena de antropofagia, enquanto a 2 destaca o caráter imponente e guerreiro dos indígenas.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
Segundo Circe Bittencourt (2001), no caso de uma análise das populações e culturas indígenas, o estudo das ilustrações das diferentes épocas em livros produzidos em diferentes períodos, além de rico material didático de apoio,
demonstra a importância da inexistência de conflitos e disputas com indígenas nas ocupações de terras para a plantação de cana.
serve para demonstrar que a ilustração nos livros didáticos prejudica a compreensão dos textos e a identificação do nível cultural dos indígenas.
transforma o livro em documento de época e possibilita, por intermédio do método do historiador, uma leitura crítica de imagens.
identifica o papel importante dos livros em representar os diferentes grupos indígenas na fase de conquista e colonização europeia.
incentiva a utilização de suportes tecnológicos mais sofisticados nas escolas e melhora as condições de trabalho docente na sala de aula.
No processo de emancipação política do Brasil, fizeram parte da conjuntura internacional, que o texto descreve, respectivamente,
a Revolta dos Emboabas e as Guerras Guaraníticas.
a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.
a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.
as Guerras Guaraníticas e a Revolução Pernambucana.
a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
O texto faz referência a um movimento social que
expressou reivindicações políticas sem conteúdo religioso.
dissociou elementos religiosos da carência da população.
combinou conteúdo religioso com reivindicação social.
agregou transformações sociais ao fanatismo religioso.
desprezou as carências religiosas e os problemas sociais.
Dentre os artifícios de persuasão e sedução mencionados pelo autor e frequentes na propaganda política associada à política de massas, podemos citar:
a construção da imagem carismática do líder mediante a ampla utilização dos meios de comunicação.
a utilização de linguagem rebuscada e erudita, voltada especialmente para cativar a população letrada.
a transparência na difusão da política estatal e a difusão das vantagens dos princípios econômicos liberais, para o progresso do país.
o combate às representações religiosas e militares e a defesa de valores racionais baseados nos direitos universais do homem.
a concessão de benefícios, autonomia e liberdade de expressão aos trabalhadores e sindicatos.
Segundo o autor, a política a que o texto faz referência teve por objetivos principais
atender às reivindicações dos patrões e dos operários e ampliar a participação das associações de classes na elaboração da legislação trabalhista.
legalizar as organizações de trabalhadores urbanos e atribuir ao operariado o papel de controlador da vida sindical, sem intervenção do Estado.
estabelecer o princípio de pluralidade sindical reivindicado pelos trabalhadores urbanos e tornar os sindicatos mais independentes do Estado.
acabar com a resistência do empresariado em reconhecer os direitos dos trabalhadores e obrigar os operários a apoiar o governo.
reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.
Juscelino Kubitschek, com seu Programa de Metas, esperava que, com a intensa industrialização e desenvolvimento da nação, a democracia no Brasil se consolidasse, diminuindo as diferenças entre ricos e pobres. É correto afirmar que esse projeto desenvolvimentista, ao envolver diversas classes sociais, legitimou o seu governo e
rearticulou as forças políticas do país e o operariado a fim de governar com plenos poderes.
implementou uma política nacionalista nas relações comerciais com os norte-americanos.
aglutinou segmentos sociais descontentes e a elite defensora da democracia popular.
criou um novo pacto populista entre as massas trabalhadoras e o chefe de Estado.
transformou o Exército no principal agente impulsionador do desenvolvimento do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...