Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A origem do nome da cidade do Paulista deve-se ao fato

 
I.   de o coronel Berenguer de Andrade ter vendido o Engenho Paratibe de Baixo e toda a propriedade de Maranguape ao mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, natural do Estado de São Paulo.
II.   de o mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, ter vindo de São Paulo, comandando "um terço de linha" para a guerra e conquista dos Palmares.
III.   de o bandeirante Domingos Jorge Velho ser de origem paulista, contratado para acabar com o "Quilombo dos Palmares". 


Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a III está correta.

  • B.

    Somente a II está correta.

  • C.

    Somente a I e a III estão corretas.

  • D.

    Somente a I está correta.

  • E.

    Todas estão corretas.

Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:

I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.

II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.

III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.

IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I e II somente.

  • B.

    I, II e III somente.

  • C.

    I, III e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente

  • B. I, II e IV somente.
  • C. I, III e IV somente
  • D. II, III e IV somente.
  • E. I, II, III e IV.

Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:

I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.

II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.

III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.

IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições

  • A.

    I e II somente.

  • B.

    I e III somente.

  • C.

    II e IV somente.

  • D.

    I, II e III somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre o ensino da História, analise as proposições abaixo.

I. "A transformação do ensino de História é estratégica não só na luta pelo rompimento com as práticas homogeneizadoras e críticas mas também na criação de novas práticas escolares".

II. "O objetivo do saber histórico escolar é constituído de tradições, idéias, símbolos e significados que dão sentido às diferentes experiências históricas".

III. "O professor de história, num determinado contexto escolar, com sua maneira própria de agir, ser, viver e ensinar, transforma um conjunto de conhecimentos históricos em saberes efetivamente ensináveis e faz com que os alunos não só compreendam mas assimilem e incorporem esses ensinamentos de variadas formas".

IV. "No espaço da sala de aula, é possível o professor de história fazer emergir o plural, a memória daqueles que tradicionalmente não têm direito à história, unindo os fios do presente e do passado, num processo ativo de desalienação. Mas também pode, inconsciente ou deliberadamente, operar o contrário, apenas perpetuando mitos e estereótipos da memória dominante".

 Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III

  • B.

    somente I, II e IV

  • C. somente I, II e IV
  • D. somente II, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Analisando a atuação do professor de história, considere as alternativas abaixo:

I. "O professor, ao diversificar as fontes e dinamizar a pratica de ensino, democratiza o acesso do saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica".

II. "Ensinar e aprender história requer dos professores de história a retomada de uma velha questão: o papel formativo do ensino de história".

 III. "É na ação que os saberes do professor são mobilizados, reconstruídos e assumem significados diversos. Isso exige dele sensibilidade, postura crítica, reflexão permanente sobre suas ações, sobre o cotidiano escolar no sentido de rever saberes e práticas".

 IV. "A relação ensino-aprendizagem deve ser um convite a um desafio para alunos e professores cruzarem ou mesmo subverterem as fronteiras impostas entre as diferentes culturas e os grupos sociais, entre a teoria e a prática, a política e o cotidiano, a história, a arte e a vida".

 Estão corretas:

  • A. somente I, II e III.
  • B. somente I, II e IV.
  • C. somente I, III e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre o professor de História.

I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".

II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".

 III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".

IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".

Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e IV.
  • C. somente I, II e III.
  • D.

    somente I, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

Na visão de Paulo Freire, ensinar exige o reconhecimento e a capacidade de assumir a sua identidade cultural e seus reflexos na formação e na prática docente. Com base na concepção do autor, analise as afirmativas a seguir.

 I. Assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e capaz de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto.

II. O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criticidade e da promoção da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica.

III. Considerar a questão da identidade cultural na dimensão individual e de classe social como também respeitar as diferenças é fator fundamental na prática educativa progressista e na relação professor-aluno.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    I, II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas I e III estão corretas.

As terras ocupadas pelo município do Paulista foram doadas pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, ao seu cunhado

  • A.

    Jerônimo de Albuquerque.

  • B.

    Gonçalo Mendes Leitão.

  • C.

    Mem de Sá.

  • D.

    Albuquerque Arcoverde.

  • E.

    José Antônio Barbosa.

Sobre a história política do município do Paulista, considere as seguintes proposições abaixo.

I. A separação do Distrito do Paulista do município de Olinda deu-se na gestão do prefeito Walfrido Advíncola, em 04 de setembro de 1935, pela lei Estadual número 11.

II. Só em 1937, o primeiro prefeito constitucional, Alfredo Lopes, assumiu a prefeitura do Paulista.

 III. O primeiro prefeito eleito pelo voto do povo foi José Eustáquio de Queiroz, que assumiu em 1947.

 IV. Logo após a Revolução de 1930, o sindicato dos trabalhadores de Paulista foi fundado por Edgar Moury Fernandes, e o primeiro presidente foi Roberto Marques, conhecido pelos chefes de C.T.P como "Roberto do Diabo", pois contava com o apoio e a simpatia da Família Lundgren.

Estão corretas

  • A. somente I, II e III.
  • B. somente I, II e IV.
  • C. somente I, III e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E. I, II, III, IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...