Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A origem do nome da cidade do Paulista deve-se ao fato
I. de o coronel Berenguer de Andrade ter vendido o Engenho Paratibe de Baixo e toda a propriedade de Maranguape ao mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, natural do Estado de São Paulo.
II. de o mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, ter vindo de São Paulo, comandando "um terço de linha" para a guerra e conquista dos Palmares.
III. de o bandeirante Domingos Jorge Velho ser de origem paulista, contratado para acabar com o "Quilombo dos Palmares".
Assinale a alternativa correta.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Somente a I e a III estão corretas.
Somente a I está correta.
Todas estão corretas.
Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:
I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.
II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.
III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.
IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.
Estão corretas as proposições
I e II somente.
I, II e III somente.
I, III e IV somente.
II, III e IV somente.
I, II, III e IV.
Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.
I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.
II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.
III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.
IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições
I, II e III somente
Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:
I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.
II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.
III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.
IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições
I e II somente.
I e III somente.
II e IV somente.
I, II e III somente.
I, II, III e IV.
Sobre o ensino da História, analise as proposições abaixo.
I. "A transformação do ensino de História é estratégica não só na luta pelo rompimento com as práticas homogeneizadoras e críticas mas também na criação de novas práticas escolares".
II. "O objetivo do saber histórico escolar é constituído de tradições, idéias, símbolos e significados que dão sentido às diferentes experiências históricas".
III. "O professor de história, num determinado contexto escolar, com sua maneira própria de agir, ser, viver e ensinar, transforma um conjunto de conhecimentos históricos em saberes efetivamente ensináveis e faz com que os alunos não só compreendam mas assimilem e incorporem esses ensinamentos de variadas formas".
IV. "No espaço da sala de aula, é possível o professor de história fazer emergir o plural, a memória daqueles que tradicionalmente não têm direito à história, unindo os fios do presente e do passado, num processo ativo de desalienação. Mas também pode, inconsciente ou deliberadamente, operar o contrário, apenas perpetuando mitos e estereótipos da memória dominante".
Estão corretas
somente I, II e III
somente I, II e IV
Analisando a atuação do professor de história, considere as alternativas abaixo:
I. "O professor, ao diversificar as fontes e dinamizar a pratica de ensino, democratiza o acesso do saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica".
II. "Ensinar e aprender história requer dos professores de história a retomada de uma velha questão: o papel formativo do ensino de história".
III. "É na ação que os saberes do professor são mobilizados, reconstruídos e assumem significados diversos. Isso exige dele sensibilidade, postura crítica, reflexão permanente sobre suas ações, sobre o cotidiano escolar no sentido de rever saberes e práticas".
IV. "A relação ensino-aprendizagem deve ser um convite a um desafio para alunos e professores cruzarem ou mesmo subverterem as fronteiras impostas entre as diferentes culturas e os grupos sociais, entre a teoria e a prática, a política e o cotidiano, a história, a arte e a vida".
Estão corretas:
I, II, III e IV.
Sobre o professor de História.
I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".
II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".
III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".
IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".
Estão corretas
somente I, III e IV.
Na visão de Paulo Freire, ensinar exige o reconhecimento e a capacidade de assumir a sua identidade cultural e seus reflexos na formação e na prática docente. Com base na concepção do autor, analise as afirmativas a seguir.
I. Assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e capaz de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto.
II. O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criticidade e da promoção da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica.
III. Considerar a questão da identidade cultural na dimensão individual e de classe social como também respeitar as diferenças é fator fundamental na prática educativa progressista e na relação professor-aluno.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III estão corretas.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
As terras ocupadas pelo município do Paulista foram doadas pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, ao seu cunhado
Jerônimo de Albuquerque.
Gonçalo Mendes Leitão.
Mem de Sá.
Albuquerque Arcoverde.
José Antônio Barbosa.
Sobre a história política do município do Paulista, considere as seguintes proposições abaixo.
I. A separação do Distrito do Paulista do município de Olinda deu-se na gestão do prefeito Walfrido Advíncola, em 04 de setembro de 1935, pela lei Estadual número 11.
II. Só em 1937, o primeiro prefeito constitucional, Alfredo Lopes, assumiu a prefeitura do Paulista.
III. O primeiro prefeito eleito pelo voto do povo foi José Eustáquio de Queiroz, que assumiu em 1947.
IV. Logo após a Revolução de 1930, o sindicato dos trabalhadores de Paulista foi fundado por Edgar Moury Fernandes, e o primeiro presidente foi Roberto Marques, conhecido pelos chefes de C.T.P como "Roberto do Diabo", pois contava com o apoio e a simpatia da Família Lundgren.
Estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...