Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a História, é correto afirmar que
"Na construção do saber histórico, são utilizados conhecimentos de diversas outras áreas do saber humano."
"As conclusões dos historiadores devem ser sempre definitivas."
"O historiador não trabalha para o seu tempo e, sim, para a eternidade."
"O fato histórico é o acontecimento reversível que não modifica e não transforma a realidade social."
Sobre o ensino de História, considere as proposições abaixo.
I. "O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade."
II. "O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo."
III. "É primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais."
IV. "O Ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com a qual convive."
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV
somente I, III e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV.
Segundo Marc Bloch "A história não é apenas uma ciência em marcha. Também é uma ciência na infância". Sobre a História, assinale a alternativa correta.
"Procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido. Investiga permanências e mudanças ou transformações de seu modo de vida, no empenho de compreendê-las."
"Focaliza as relações que os homens travam entre si, no seu espaço, ambiente e tempo. Busca compreender as relações de trabalho, familiares, de lazer, religiosas e de poder."
"Centraliza seus estudos nos homens e nos produtos de suas ações. Empenha-se em adquirir conhecimentos sobre o ser humano, enquanto uma espécie animal, e também sobre as criações humanas".
"Estuda as relações do homem com o espaço onde está situado. Procura entender o uso que eles fazem desse espaço, através das relações que mantêm entre si."
"Procura estudar a sociedade por meio das relações de trabalho e da apropriação humana da natureza, para produzir e distribuir os bens necessários às condições materiais que a garantem."
Analise as proposições abaixo e assinale a incorreta.
"Segundo os princípios da História, denominada positivista, e numa perspectiva tradicional do ensino, o uso escolar do documento tem servido para destacar, exemplificar, descrever e tornar inteligível o que o professor fala."
"Existe um consenso entre a maioria dos historiadores de que o passado deve ser resgatado tal qual aconteceu, ele não pode ser reconstituído em função das questões colocadas pelo presente, visto que passado e presente são processos antagônicos e estanques".
"Dominar, compreender e explicitar os critérios de periodização histórica, das múltiplas temporalidades das sociedades, tornar efetiva a aprendizagem da cronologia são desafios do procedimento histórico em sala de aula."
" O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal."
"Recursos são os materiais de que se dispõe para a ação didática. Dentre eles, estão os recursos humanos em que se destaca a figura do professor."
O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes. São eles:
I. "O novo presente vivido irá compor a História de amanhã. Assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes, que agora pertencem ao passado."
II. "Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, ele não produz o mesmo resultado para todos."
III. "A organização de nossa sociedade, assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes, nem sempre se constituiu de maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre."
IV. "O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e em que condições as sociedades se organizaram para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social."
Estão corretas
somente I, II e IV.
somente I, III e IV
somente I, II e III.
somente II, III e IV.
I, II, III e IV
Considere as proposições abaixo.
I. "Cada estudante precisa se perceber, de fato, como sujeito histórico, e isso só se consegue quando ele se dá conta dos esforços que nossos antepassados fizeram para chegarmos ao estágio civilizatório no qual nos encontramos."
II. "Humanizar o homem é percebê-lo em sua organização social de produção mas também, no conteúdo específico dessa produção."
III. "Muitos professores, por serem contrários ao ensino crítico, acabam alienando seus alunos, pois somente a crítica possibilita uma visão mais abrangente e absoluta compreensão da História."
IV. "Para entender ainda melhor a importância da humanidade nos dias de hoje, é preciso ter bem claro que devemos estar preparados para ocupar um espaço na sociedade globalizada sob o risco de sermos sufocados por ela."
Estão corretas
somente I, II e III
somente I, II e III
somente I, III e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV.
O Ato Institucional número 5 (AI-5), de 1968,
formalizou a ditadura, ao decretar o fechamento do Congresso, dar aos militares poderes absolutos, inclusive para prender e julgar qualquer pessoa, mesmo sem provas contra o acusado.
instaurou eleições para os cargos de governador e prefeito e instituiu a Anistia.
extingüiu os partidos políticos existentes, criando o pluripartidarismo.
estabelecia eleições diretas para Presidência da República, ampliava os poderes do presidente e revogava, por seis meses, as garantias constitucionais.
determinava o confisco de contas de poupança em todo o Território Nacional.
Sobre o processo de ensino aprendizagem em História, assinale a alternativa incorreta.
"A história se caracteriza como uma das áreas do conhecimento que estuda os fenômenos sempre em movimento, e esta condição não pode ser perdida no processo de aprendizagem."
"A disciplina história tem como objetivo propiciar ao aluno uma compreensão da realidade, percebendo as contradições e estabelecendo relações entre as diferentes sociedades no tempo, a partir da assimilação do método histórico."
"É importante para o aluno perceber a História através do efeito causal, de referências temporais finitas e estanques e de concepções factuais do processo social."
"O papel do livro didático na vida escolar pode ser o de instrumento de reprodução de ideologias e do saber oficial, impostos por determinados setores do poder e pelo Estado."
"O professor deve trabalhar relações temporais, objetivando explicar que o caminho para o ensino da história deve ser o da curiosidade, do interesse livre."
Sobre o ensino de História, considere as seguintes proposições:
I. As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural.
II. É fundamental separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, indústria editorial e escolas.
III. Discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolveram nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos numa sociedade complexa, marcada por diferenças e desigualdades.
IV. Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica desapareceu da indústria cultural, e a mídia não se faz presente na discussão sobre o que a história ensina nas escolas brasileiras.
Estão corretas as proposições
I e II somente.
I e III somente.
I e IV somente.
II e IV somente.
I, II, III e IV
Analise as proposições abaixo.
I. "A história, como experiência humana, torna-se objeto de investigação do historiador que a transforma em conhecimento".
II. "O estudo da história é fundamental para perceber o movimento e a diversidade, possibilitando comparações entre grupos e sociedades nos diversos tempos e espaços".
III. "A história não é feita apenas por atores individuais mas também por movimentos sociais, pela classe trabalhadora, pelos militares, etc".
IV. "O componente curricular história deve ensinar a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver". Estão corretas as proposições
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...