Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Os emblemas oficiais do município do Paulista são: a Bandeira, o Escudo e o Hino oficial. Sobre esses emblemas, considere as afirmativas abaixo.

I. A Bandeira do Paulista tem como lema "ORDEM E TRABALHO".

II. O Escudo é uma roda denteada em cujo centro vêem-se as chaminés das indústrias enlaçadas por dois ramos de algodoeiro.

III. "A letra e a música do Hino do Paulista foram compostas por Joel Andrade e o arranjo musical ficou por conta do maestro Dimas Sedícia".

IV. As cores da Bandeira do Paulista são: amarelo, azul, marrom e o branco.

Estão corretas

  • A. somente I e IV.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I, II e III.
  • D.

    somente I, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

Em face da intensa retirada da floresta, observam-se, hoje em Paulista, apenas vestígios da Mata Atlântica. Para se tentar preservar o que resta dessa vegetação, foram criadas no município algumas unidades de conservação.

I. Estação Ecológica de Caetés preserva a vegetação dos mangues.

II. Reserva Ecológica de Jaguarana preserva a floresta Atlântica.

 III. Reserva Ecológica Mata de Dois Irmãos com uma exuberante floresta de eucaliptos.

IV. Reserva Ecológica Mata do Janga preserva o bioma Mata Atlântica.

V. Reserva Ecológica da Mata de Jangadinha preserva a vegetação de mata e mangue.

Estão corretas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C.

    III e V.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    IV e V.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A primeira invasão holandesa no Brasil ocorreu na cidade de Salvador.

  • B.

    Durante a administração de Maurício de Nassau, houve remodelação da cidade do Recife, onde se construíram pontes e obras sanitárias.

  • C.

    O governo de Maurício de Nassau pode ser considerado um governo habilidoso, que soube pacificar a região, diminuindo a revolta dos luso-brasileiros contra a ocupação holandesa.

  • D.

    Nassau implantou uma política de tolerância religiosa, que permitia a liberdade de culto a católicos e judeus.

  • E.

    O governo holandês criou, em Pernambuco, um sistema de Capitanias Hereditárias.

A Guerra dos Mascates caracterizou-se como uma(um)

  • A.

    luta entre paulistas e portugueses para se obter o controle da região mineradora.

  • B.

    rebelião colonial motivada pelas dificuldades econômicas da empresa açucareira e pela crise de mão-de-obra, que a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão não conseguiu solucionar.

  • C.

    luta dos baianos para romperem com a dominação portuguesa e proclamarem uma República democrática.

  • D.

    conflito entre os senhores-de-engenho de Olinda e os comerciantes do Recife, tendo como estopim a autonomia administrativa pretendida por Recife.

  • E.

    rebelião olindense organizada pelos alfaiates contra a opressão colonial.

A instituição do salário mínimo no Brasil ocorreu durante o governo de

  • A.

    Floriano Peixoto.

  • B.

    Getúlio Vargas.

  • C.

    Juscelino Kubitschek de Oliveira.

  • D.

    Eurico Gaspar Dutra.

  • E.

    Fernando Henrique Cardoso.

Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:

I.  No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II.  O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III.  "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".   
IV.  O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.

Estão corretas

  • A.

    somente I e II.

  • B.

    somente I e III.

  • C.

    somente II e III.

  • D.

    somente I e IV.

  • E.

    somente II e IV.

"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita.

  • B.

    As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc.

  • C.

    As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas.

  • D.

    "As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos".

  • E.

    "As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico".

Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.

I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."

II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."

III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."

IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."

Estão corretas

  • A.

    somente I e III.

  • B.

    somente II e IV.

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:

I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;

II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;

III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;

IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente.

  • B.

    I, II e IV somente.

  • C.

    I, III e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente

  • E.

    I, II, III e IV

O Partido Operário foi criado em 1890 e em 1892, houve a realização do Iº Congresso Operário Brasileiro. Sobre o operariado brasileiro do final do século XIX, não é correto afirmar.

  • A.

    A classe operária no Brasil organizou-se em torno de sindicatos e de correntes políticas, muitas vezes opositores entre si.

  • B.

    Nos anos iniciais da república, eram os socialistas que detinham a hegemonia do movimento operário.

  • C.

    Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do movimento operário e na criação dos jornais que circulavam, defendendo idéias anarquistas e socialistas.

  • D. A maior parte do operariado brasileiro concentrava-se na região Nordeste, onde também se encontrava o movimento político mais organizado e atuante da classe operária.
  • E.

    A Lei Adolfo Gordo facilitava a expulsão de lideranças operárias de origem estrangeira.

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