Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os emblemas oficiais do município do Paulista são: a Bandeira, o Escudo e o Hino oficial. Sobre esses emblemas, considere as afirmativas abaixo.
I. A Bandeira do Paulista tem como lema "ORDEM E TRABALHO".
II. O Escudo é uma roda denteada em cujo centro vêem-se as chaminés das indústrias enlaçadas por dois ramos de algodoeiro.
III. "A letra e a música do Hino do Paulista foram compostas por Joel Andrade e o arranjo musical ficou por conta do maestro Dimas Sedícia".
IV. As cores da Bandeira do Paulista são: amarelo, azul, marrom e o branco.
Estão corretas
somente I, III e IV.
Em face da intensa retirada da floresta, observam-se, hoje em Paulista, apenas vestígios da Mata Atlântica. Para se tentar preservar o que resta dessa vegetação, foram criadas no município algumas unidades de conservação.
I. Estação Ecológica de Caetés preserva a vegetação dos mangues.
II. Reserva Ecológica de Jaguarana preserva a floresta Atlântica.
III. Reserva Ecológica Mata de Dois Irmãos com uma exuberante floresta de eucaliptos.
IV. Reserva Ecológica Mata do Janga preserva o bioma Mata Atlântica.
V. Reserva Ecológica da Mata de Jangadinha preserva a vegetação de mata e mangue.
Estão corretas
III e V.
I e IV.
IV e V.
Assinale a alternativa incorreta.
A primeira invasão holandesa no Brasil ocorreu na cidade de Salvador.
Durante a administração de Maurício de Nassau, houve remodelação da cidade do Recife, onde se construíram pontes e obras sanitárias.
O governo de Maurício de Nassau pode ser considerado um governo habilidoso, que soube pacificar a região, diminuindo a revolta dos luso-brasileiros contra a ocupação holandesa.
Nassau implantou uma política de tolerância religiosa, que permitia a liberdade de culto a católicos e judeus.
O governo holandês criou, em Pernambuco, um sistema de Capitanias Hereditárias.
A Guerra dos Mascates caracterizou-se como uma(um)
luta entre paulistas e portugueses para se obter o controle da região mineradora.
rebelião colonial motivada pelas dificuldades econômicas da empresa açucareira e pela crise de mão-de-obra, que a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão não conseguiu solucionar.
luta dos baianos para romperem com a dominação portuguesa e proclamarem uma República democrática.
conflito entre os senhores-de-engenho de Olinda e os comerciantes do Recife, tendo como estopim a autonomia administrativa pretendida por Recife.
rebelião olindense organizada pelos alfaiates contra a opressão colonial.
A instituição do salário mínimo no Brasil ocorreu durante o governo de
Floriano Peixoto.
Getúlio Vargas.
Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Eurico Gaspar Dutra.
Fernando Henrique Cardoso.
Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:
I. No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II. O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III. "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".
IV. O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.
Estão corretas
somente I e II.
somente I e III.
somente II e III.
somente I e IV.
somente II e IV.
"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.
As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita.
As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc.
As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas.
"As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos".
"As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico".
Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.
I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."
II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."
III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."
IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."
Estão corretas
somente I e III.
somente II e IV.
somente I, II e IV
somente I, III e IV.
I, II, III e IV.
Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:
I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;
II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;
III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;
IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.
Estão corretas as proposições
I, II e III somente.
I, II e IV somente.
I, III e IV somente.
II, III e IV somente
I, II, III e IV
O Partido Operário foi criado em 1890 e em 1892, houve a realização do Iº Congresso Operário Brasileiro. Sobre o operariado brasileiro do final do século XIX, não é correto afirmar.
A classe operária no Brasil organizou-se em torno de sindicatos e de correntes políticas, muitas vezes opositores entre si.
Nos anos iniciais da república, eram os socialistas que detinham a hegemonia do movimento operário.
Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do movimento operário e na criação dos jornais que circulavam, defendendo idéias anarquistas e socialistas.
A Lei Adolfo Gordo facilitava a expulsão de lideranças operárias de origem estrangeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...