Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:

I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.

II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.

III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.

IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III somente.

  • B.

    II e IV somente.

  • C.

    III e IV somente.

  • D.

    I, II e III somente

  • E.

    I, II, III e IV

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente.

  • B.

    I, II e IV somente.

  • C.

    II e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente

  • E.

    I, II, III e IV.

"Durante a ditadura militar, muitos artistas e intelectuais procuravam denunciar, dentro do possível, as arbitrariedades do governo". Sobre esse movimento de resistência, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Na música, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros compositores criaram canções de protesto de grande sucesso popular.

  • B.

    Janete Clair e Mazzaropi escreveram peças que satirizavam duramente o governo militar.

  • C.

    No teatro, foram apresentadas peças como: "Liberdade, liberdade"; "se correr o bucho pega, se ficar o bucho come"; "Arena contra Zumbi" e "O rei da vela", todas criticando o governo militar.

  • D.

    Apesar da censura, surgiu o movimento tropicalista, com a participação, dentre outros, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Júlio Medáglia, causando impacto renovador na MPB.

  • E.

    Tiveram repercussões significativas as peças-protestos de autores, como: Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar, Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

Dentre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário brasileiro, destacam-se:

  • A.

    O Ludismo e o Stalinismo

  • B.

    O Anarquismo e anarcossindicalismo.

  • C.

    O Cartismo e o Falangismo.

  • D.

    O Tenentismo e a Coluna Prestes.

  • E.

    A campanha civilista e o Queremismo.

A grande propriedade agrícola (latifúndio), monocultora, escravocrata e exportadora, designada pela expressão inglesa plantation, constituiu a forma básica da colonização Portuguesa no Brasil até a(o)

  • A.

    abolição da escravatura no século XIX.

  • B.

    descoberta e a exploração de metais preciosos, a partir do final do século XVII

  • C.

    início da união ibérica no século XVI.

  • D.

    estabelecimento do governo de Nassau em Pernambuco, no século XVI.

  • E. abertura dos portos brasileiros no século XIX.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Herdamos dos portugueses a maior parte das características da cultura brasileira.

  • B.

    A miscigenação racial propiciou uma democracia racial durante o processo de colonização.

  • C.

    As influências culturais do negro e do índio preponderam sobre a herança portuguesa.

  • D.

    Todos os portugueses que vieram para o Brasil no início da colonização tinham a mesma classe social.

  • E.

    O processo de colonização não afetou a vida das populações indígenas.

É correto afirmar que o fator cultural que mais contribuiu para a unidade nacional brasileira é a(o)

  • A.

    umbanda

  • B.

    folclore indígena.

  • C.

    idioma que falamos

  • D.

    ritmo do samba.

  • E. futebol

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Candango foi o apelido que receberam os trabalhadores pioneiros, provenientes de várias regiões do país, principalmente o Nordeste e trabalharam na construção de Brasília.

  • B.

    A concepção de Brasília como cidade moderna e arrojada é produto da criatividade e do talento do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemayer

  • C. Embora a construção de Brasília tenha sido iniciada no Governo de Juscelino Kubitschek, somente foi inaugurada no Governo de Jânio Quadros.
  • D. A obra desenvolvimentista conduzido pelo Governo de Juscelino fez-se, em grande parte, às custas de empréstimos, investimentos estrangeiros
  • E. A instalação da primeira fábrica de automóveis do Brasil, dentre diversas indústrias, foi uma das principais metas do Governo Juscelino Kubitschek.

Sobre o romantismo no Brasil, considere as afirmativas abaixo.

 I. "O indianismo, gênero literário que exaltava o índio como herói nacional, foi uma grande expressão do romantismo brasileiro".

 II. O poema I-Juca Pirama de Antônio Gonçalves Dias é considerado um clássico da poesia romântica brasileira.

III. "O poeta baiano Castro Alves, liberal e abolicionista, que mostrava, em muitos de seus poemas, indignação com a escravidão, escreveu Navio Negreiro".

 IV. A segunda geração de poetas românticos foi marcada por um profundo subjetivismo. Destacam-se, nesse período, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Fagundes Varela.

Estão corretas

  • A.

    somente I e II.

  • B.

    somente I e III.

  • C.

    somente II e III.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

Sobre o conceito de História, analise as afirmativas abaixo.

I. "...não existe um conceito único e imutável, mas várias formas de conceituar a história, variando de uma sociedade para outra e de uma época para outra.

" II. "O estudo do passado humano nos permite conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e nos fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.

" III. "As conclusões de um historiador nunca são definitivas, sempre haverá novas pesquisas para dar novos enfoques as mais diversas temáticas históricas

." IV. "A história deve ter como principal objetivo a fixação de verdades absolutas e inquestionáveis que expressem, no contexto histórico de cada época, as vivências humanas uniformes."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III.

  • B.

    somente I, II e IV

  • C.

    somente I, III e IV.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

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