Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à construção da modernidade, observa-se no mundo das idéias e das invenções que
I. as transformações históricas não decorrem apenas da necessidade que os homens têm de melhorar suas condições materiais de existência.
II. os homens questionam as relações sociais e sua organização política, buscam respostas para suas dúvidas e querem entender os mistérios da natureza.
III. em qualquer sociedade, existem concepções de mundo baseadas em valores morais, costumes, sentimentos, inquietações religiosas ou científicas, além das descobertas materiais.
IV. no século XVII, o contraponto às verdades eternas dos dogmas religiosos era o entendimento de que os homens mudam, e com eles a sociedade e sua maneira de compreender o mundo em que vivem. Estão corretas as proposições
I e III somente.
I e IV somente.
I, II e III somente.
I, II e IV somente.
I, II, III e IV.
O século XVII representa a culminação de um processo em que se subverteu a imagem do ser humano e do mundo que o cerca. Sobre essa revolução, assinale a alternativa incorreta.
A ousadia e a necessidade levaram os homens a novos conhecimentos que modificaram suas relações com a natureza, destruíram alguns preconceitos e redefiniram sua posição diante do universo.
A ciência se converteria numa nova espécie de religião, seus sacerdotes seriam os cientistas, muitas vezes tão intransigentes na defesa de suas verdades quanto o dogmático católico.
O homem busca desvincular o conhecimento das necessidades do cotidiano para utilizá-lo, diretamente na tentativa de minimizar os problemas espirituais.
Saber e poder estão vinculados. Quem consegue controlar as relações de poder exerce forte influência sobre o saber assim como a imposição de um saber é uma forma de poder.
As mudanças que ocorreram na visão de mundo afetaram profundamente as gerações seguintes
"As mudanças ocorridas no pensamento europeu contribuíram decisivamente, para a construção das concepções de mundo da modernidade. Na arte, um novo conceito se firmou". Sobre o estilo barroco, considere as seguintes proposições:
I. No primeiro momento, prevaleceu o realismo, com destaque para os pormenores da pintura";
II. A arquitetura inspirou-se nas construções da Roma antiga;
III. A grandeza excessiva, a artificialidade, A ornamentação extravagante e o amplo uso de elementos clássicos, como a coluna, a cúpula e as representações escultóricas de cenas mitológicas são características da arquitetura;
IV. A música caracterizou-se pela grande variedade instrumental, Utilizando-se, inicialmente de polifônicos, que depois foram substituídos pelo canto individual. Estão corretas as proposições
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV
Somente I, III e IV.
Somente II, III e IV.
I, II, III e IV
Analisando-se a construção do processo de civilização, não é correto afirmar que
as sociedades humanas criaram as mais diversas maneiras de explicar como surgiram o mundo e as coisas, construindo culturalmente mitos, lendas e deuses
a história do ser humano é marcada por uma luta constante para se manter como espécie e assegurar sua reprodução
os grandes impérios da Antigüidade tiveram governos centralizados e sofreram grande influência da religião.
entre os povos da Mesopotâmia, a religião desempenhava importante papel na vida cotidiana, com maior intensidade que no Egito, por serem teocêntricos, teocráticos, monoteístas e pacifistas.
nas primeiras civilizações, o homem era diretamente dependente da natureza, para ele, fonte inesgotável de mistérios.
Sobre a história do trabalho, considere as seguintes proposições:
I. "O trabalho escravo instalou-se no Brasil de maneira efetiva, por ocasião do estabelecimento da grande empresa monocultora da cana-de-açúcar";
II. "A escravidão moderna foi a única e mais importante base do desenvolvimento da economia da Europa";
III. "Na produção colonial de natureza mercantil, o escravo era explorado como força de trabalho e como mercadoria de grande valor comercial";
IV. "A opção pela escravidão da raça negra é explicada pela submissão e adaptação do negro a qualquer condição de trabalho". Estão corretas as proposições
I e II somente
I e III somente.
I e IV somente.
II e III somente.
As alternativas abaixo, relacionadas à Confederação do Equador, estão corretas, exceto uma. Assinale-a.
Os rebeldes pernambucanos procuraram apoio de outras províncias e conseguiram adesão quase imediata da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará.
A Confederação tinha como modelo a constituição da Colômbia.
A intenção era criar um governo republicano e federativo, em que o poder legislativo fosse soberano.
Todos os líderes do movimento foram condenados à morte, com exceção de Frei Caneca.
Inglaterra foi o país que mais contribuiu com recursos financeiros e militares para reprimir a Confederação.
Sobre a formação da força de trabalho, considere as proposições abaixo.
I. "A automatização dos métodos artesanais de produção diminuiu o emprego da mão-de-obra".
II. "A divisão do trabalho em múltiplas operações deu origem às linhas de montagem, conduzindo o trabalhador à especialização e à alienação em relação ao processo produtivo global".
III. A Revolução industrial teve como conseqüência a humanização imediata das relações de trabalho principalmente no que se refere a salários, condições de higiene e jornada de trabalho.
IV. A mecanização nivelava por baixo a habilidade necessária dos trabalhadores, tornando possível incorporar, com facilidade, trabalho feminino e infantil.
Estão corretas
Das afirmações seguintes, assinale aquela que NÃO está relacionada com o Renascimento.
"A retomada da filosofia grega e, em especial, das idéias de Platão e Aristóteles levou os renascentistas a buscarem explicar o mundo com base na razão".
"A turbulência política convivia com prosperidade econômica. Instalava-se uma sociedade mais competitiva, individualista, distante do coletivismo medieval".
"Dentre as características da arte renascentista, está o uso da perspectiva, a exploração de cenas do cotidiano e a exaltação do corpo humano".
"O desenvolvimento comercial deu origem a uma burguesia, que se fortalecia com a concentração de riqueza e ambicionava a participação política".
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Quando o homem começou a transformar a natureza, ele deu início à história, criando os alicerces fundamentais da cultura
O homem faz história, porque cria e recria o mundo, construindo e reconstruindo maneiras de viver cada vez mais complexas e transmitidas de geração a geração.
"A vida em sociedade pressupõe elementos de coesão social, que evitam a existência de conflitos e impossibilitar o estabelecimento de relações de poder".
"A relação história e cultura é um dos aspectos mais importantes para compreendermos as diferentes trajetórias dos homens".
"Os homens são animais sociais, que buscam coletivamente meios para construir sua cultura".
Sobre o trabalho escravo considere as seguintes proposições:
I. "O trabalho escravo faz parte das contradições que marcam os fundamentos da modernidade no mundo".
II. "Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais intransponíveis e preconceitos marcantes contra o trabalho manual".
III. "Como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos praticados contra os escravos, favorecendo, assim, a implantação da escravidão negra nas colônias da América".
IV. "Na produção colonial de natureza mercantil, o escravo era explorado como força de trabalho e como mercadoria de grande valor comercial".
Estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...