Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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De acordo com a historiografia positivista, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Só tem valor para a história os fatos retirados dos documentos, os únicos testemunhos do real, logo se não há documento, não há história.

  • B.

    Preocupa-se com os acontecimentos do cotidiano da vida humana e reconhece que há várias maneiras de marcar e viver o tempo

  • C.

    Procura discutir diferentes formas de investigar e interpretar a história, buscando torná-la uma história democrática e problematizadora.

  • D.

    É objeto de uma construção, cujo lugar não é tempo homogêneo e vazio, mas, um tempo saturado de "agoras", criticando o historicismo e o procedimento aditivo.

  • E.

    É uma proposta metodológica de construção da história, em que as relações passado/presente são redimensionadas numa relação dialética.

Analisando o pensamento histórico no decorrer da modernidade, considere as seguintes proposições:

I. "No século XVIII, o Iluminismo defendia a idéia de que a história tem um desenvolvimento linear e caminha em direção ao progresso e que a burguesia ocupa um lugar privilegiado na construção dessa cultura centrada na Europa Ocidental".

II. "No século XIX, época do romantismo e de forte nacionalismo, desenvolveu-se um grande interesse pela história, o que propiciou muitos estudos do passado, muitas vezes financiados pelo Estado".

III. "Na primeira metade do século XX, os historiadores franceses ligados à famosa Escola dos Anais promoveram mudanças significativas na maneira de pensar e escrever a história".

IV. "O marxismo deu contribuições decisivas para o aprofundamento da análise histórica, ressaltando a luta de classes e a influência da economia na construção das relações sociais". Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III somente.

  • B.

    II e IV somente.

  • C.

    I, II e III somente.

  • D.

    II, III e IV somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

Correlacionando de forma analítica tempo e história, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como constrói sua concepção de tempo"

  • B.

    Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e imutável.

  • C.

    O tempo é uma convenção criada para facilitar a nossa comunicação e o entendimento do que nos rodeia.

  • D.

    O tempo, marcado por datas, não é um dado da natureza, mas, sim, uma criação cultural que faz parte do sistema de crenças. Em outras palavras, datas são apenas referências.

  • E.

    O estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam de forma determinista, portanto as soluções de ontem não servem para os problemas de hoje.

História Tradicional, conhecida como positivismo histórico, dominou o século XIX, sendo discutida, questionada e transformada ao longo do século XX. Sobre ela, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Utiliza como fontes de estudos os documentos oficiais e não oficiais escritos.

  • B.

    Valoriza os sítios arqueológicos, as edificações e os objetos de coleções e de museus como moedas e selos.

  • C.

    Os sujeitos dessa história são as grandes personalidades políticas, religiosas e militares

  • D.

    Ocupa-se de tudo aquilo que homens e mulheres fizeram no passado e também fazem no tempo presente objetivando transformar a forma de pesquisar e estudar a história.

  • E.

    Privilegia o estudo dos fatos passados que são apresentados numa seqüência de tempo linear e progressiva

A historiografia brasileira, nas últimas décadas do século XX, inspira-se basicamente na

  • A.

    Escola Superior de Guerra e no Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES).

  • B.

    Historiografia Social inglesa e nova história francesa.

  • C. Historiografia Social norte-americana e no positivismo histórico.
  • D.

    Convenção sobre o ensino de história firmada entre as nações latino-americanas e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

  • E.

    Comissão nacional de moral e civismo e na historiografia social alemã.

Todas são características da história nova, EXCETO UMA. Assinale-a.

  • A.

    Preocupa-se também com os acontecimentos do cotidiano da vida humana, ligados à vida das famílias, às festas, às formas de ensinar e aprender

  • B.

    Reconhece que há várias formas de marcar e viver o tempo.

  • C.

    Não estuda apenas os fatos passados apresentados de forma linear mas a história nos diversos ritmos, tempos e espaços.

  • D.

    Tudo o que fosse registro das ações humanas passou a ser considerado fonte da história.

  • E.

    Trata-se de uma história política e factual que é extremamente marcante no ensino e nos materiais didáticos.

Sobre o processo de ensino e aprendizagem e utilização do livro didático em história, considere as seguintes proposições:

I. "O texto escrito constitui a principal fonte e ferramenta do processo de ensino e aprendizagem de história".

II. "O livro didático é uma das fontes de conhecimento histórico e, como toda e qualquer fonte, possui uma historicidade que dispensa questionamentos."

III. "O ensino de história é um espaço complexo, no qual atuam diferentes propostas de saber e poder, cabendo aos professores de história o papel fundamental de desenvolver um ensino que contribua para a formação do pensamento crítico e reflexivo, para a construção da cidadania e para a consolidação da democracia entre nós".

 IV. "O livro didático é uma fonte importante que deve ser única e imprescindível na formação de cidadãos do mundo."

Estão corretas:

  • A.

    Somente I e II.

  • B.

    Somente I e III.

  • C.

    Somente II e IV.

  • D.

    Somente II, III e IV.

  • E. Somente II, III e IV.

Analisando o trabalho com o eixo tempo e história; podemos deduzir.

 I. "A Relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como ela constrói sua concepção de tempo".

II. "A compreensão do tempo histórico deve estar limitada a um processo da linearidade".

III. "Quando afirmamos que os homens e a sociedade têm um passado, um presente e um futuro, estamos expressando uma concepção de tempo, que revela marcas de uma cultura".

IV. "Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e unidimensional".

 Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente I e IV.
  • D. somente II e III.
  • E. somente III e IV.

"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário".

A afirmativa acima exprime o pensamento dialético de um filósofo pré-socrático grego. Este filósofo é

  • A.

    Avicena.

  • B.

    Tomás de Aquino.

  • C.

    Epicuro.

  • D.

    Heráclito.

  • E.

    Édipo.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Dentre os povos da Antigüidade, os Hebreus distinguiram-se pelo monoteísmo, baseado na crença em Iavé.

  • B.

    O Cristianismo incorporou grande parte das tradições religiosas dos hebreus, que nos foram transmitidas através do Antigo Testamento.

  • C.

    Os Hebreus resolveram deixar o Egito durante o Reinado de Salomão, porque o regime de perseguição, imposto pelos Juízes e o Faraó, tornou-se insustentável

  • D.

    Moisés conduziu o povo hebreu do Egito à Palestina, no episódio conhecido como Êxodo.

  • E.

    Os hebreus celebravam Três grandes festividades, entre as quais a Páscoa, na qual se comemorava a saída do Egito.

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