Lista completa de Questões de História da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das alternativas seguintes, assinale aquela que não constitui característica do feudalismo.
Na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente inexistia. Presas a uma estrutura rígida e estática, as pessoas eram agrupadas em estamentos, nos quais permaneciam por toda a vida.
Observa-se uma forte influência religiosa no comportamento social e na valorização das idéias Teocêntricas.
A cavalaria foi uma instituição característica da sociedade feudal, constituída pelos nobres que seguiam um código de honra e de conduta.
O poder político sofreu um processo de descentralização, espalhando-se pelas mãos dos grandes proprietários de terras.
A desagregação do mundo medieval pode ser percebida nos diversos níveis da realidade social. A economia, a sociedade, a política, a religião e a cultura sofrem profundas transformações. O Renascimento, a manifestação cultural desse processo de transformações, se opõe ao/às/à
desenvolvimento do racionalismo e experimentalismo.
manifestações da cultura pagã da Antigüidade clássica.
espírito criativo e à diversidade das idéias.
cultura leiga, ao humanismo e ao antropocentrismo.
cultura teocêntrica da Idade Média.
Não podemos atribuir a Calvino
a condenação do sucesso econômico e da conquista de riquezas, na medida em que se tinham, por base, a ganância e a ambição, vícios que se opunham à ética cristã.
o estabelecimento, em Genebra, de um regime de governo de caráter teocrático, em que se confundiam princípios religiosos e políticos.
a crítica severa ao jogo, ao culto a imagens, à dança e ao adultério.
a noção de que o ser humano estava predestinado, de forma absoluta, a merecer o céu ou o inferno.
a ganância pelo lucro que era justificada pela ética religiosa, na medida em que o sucesso econômico e a conquista de riqueza eram sinais da predestinação divina do Paraíso.
O esquema geral da obra é ainda medieval, dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Mas os prenúncios do Renascimento já estão presentes, especialmente na atitude dos homens em relação a seu destino. O texto fala da principal obra de Dante, conhecida como
A Divina Tragédia.
Decamerão.
A Utopia.
A Divina Comédia.
O Elogio da Loucura.
Sobre o Iluminismo, considere as proposições abaixo.
I. O liberalismo econômico, formulado por Adam Smith, defendia que a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura de mercado.
II. O racionalismo burguês, presente no Iluminismo, passou a conceber Deus como expressão da lei universal, que dirige o mundo. O Deus da burguesia tornou-se iluminista, respeitador dos direitos individuais, da liberdade de expressão, da igualdade de todos perante a lei.
III. No plano social, os iluministas introduziram a noção de contrato social, que dizia que somente o acordo de vontade da maioria dos indivíduos legitima o poder do Estado.
IV. A competição comercial, que estimulava o individualismo burguês, entrou em choque com os valores fundamentais do Iluminismo.
Estão corretas
somente I e II.
somente II e III
somente III e IV
somente I, II e III
I, II, III e IV.
Representante do movimento Iluminista que se destacou pelas críticas ao clero católico e à intolerância religiosa. Marcou sua posição em defesa da liberdade de pensamento através da frase:
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
O texto se refere a
Rousseau
Voltaire.
Diderot
Montesquieu
Morus.
É incorreto afirmar que a Constituição Francesa de 1791 estabelecia
a liberdade de produção e de circulação de bens, restringindo a interferência do Estado na economia.
a separação entre o Estado e a Igreja, assegurando liberdade de crença religiosa.
a igualdade jurídica, econômica e social de todas as pessoas.
a criação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário
a monarquia constitucional, na qual o rei perdia os "poderes absolutos do antigo regime".
O neoliberalismo tem como característica
maior intervenção do Estado na economia e no atendimento social, programa de nacionalização e grandes investimentos nos serviços públicos.
o extremismo conservador contra posições progressistas e individualistas e a elaboração de políticas de combate às injustiças sociais.
a valorização do talento, da força, da capacidade individual e a negação dos valores coletivos e sociais.
a recuperação econômica dos países pobres, buscando soluções conjuntas para os problemas sociais, políticos e educacionais nesses países.
Analise as proposições que estão relacionadas ao processo de globalização.
I. "A globalização desvaloriza o ser humano em favor do lucro."
II. "A globalização é criticada por não favorecer a distribuição da riqueza entre os países, agravando a exclusão social."
III. "É um processo que tende a transformar o mundo em um grande e único mercado e uniformizar as economias de todos os países, segundo o modelo imposto pelo neoliberalismo."
IV. "A globalização tem como característica a formação de gigantescos grupos econômico, a partir da fusão de várias empresas ou de companhias líderes do mercado."
Estão corretas
Sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa incorreta.
A evolução orgânica do homem foi suficiente para lhe garantir as condições de enfrentar os desafios da natureza com absoluto sucesso.
Quando o homem começou a transformar a natureza, ele deu início à história e criou os alicerces fundamentais da cultura".
Com habilidade e inteligência, o homem procurou inventar instrumentos capazes de aumentar suas possibilidades de uma existência social mais segura.
Um dos aspectos mais importantes para compreendermos as diferentes trajetórias dos homens é a relação entre história e cultura.
Ao assumir a postura ereta, o homem pôde desenvolver suas habilidades manuais, as quais estimularam o aumento da capacidade cerebral para armazenar e associar informações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...