Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Contribuiu(íram) para tal tendência

  • A. o fato de que os luso-brasileiros já não dispunham do apoio da monarquia espanhola, de quem Portugal se separara há pouco, e a prioridade que tinha para Portugal a guerra contra a Espanha nas fronteiras do reino, e não o conflito no Brasil contra os holandeses.
  • B. a baixa importância econômica que Pernambuco e seu entorno representavam para Portugal à época, e, portanto, o apoio quase nulo dado pelos portugueses à expulsão dos holandeses, pois estavam mais preocupados com a exploração do ouro das Minas Gerais.
  • C. o aparecimento de vários quilombos em diferentes regiões da colônia portuguesa, entre eles o quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi e localizado no Nordeste, o que levou a Coroa Portuguesa a centrar todos os seus esforços na violenta repressão aos quilombos, visando a sua destruição.
  • D. o forte vínculo econômico que aproximava Portugal à Holanda, responsável pelo refino e pela comercialização de grande parte do açúcar português exportado para a Europa, o que tornava a guerra direta entre portugueses e holandeses algo incômodo e desinteressante.
  • E. o receio que tinha Portugal de que a guerra contra a Holanda pudesse insuflar a própria população contra a dominação portuguesa, acirrando os conflitos entre colônia e metrópole, e colocando em risco o projeto português de construção de um grande império colonial.

Ela representa a política externa dos EUA na época

  • A. da Guerra Fria, no contexto da luta contra o comunismo, marcado pelo bloqueio econômico à Cuba socialista e pelo apoio às ditaduras militares na América Latina.
  • B. da Segunda Guerra Mundial, no contexto da disputa pela hegemonia militar e pelo controle geopolítico da América Central e do Oceano Atlântico entre os EUA e a Alemanha nazista.
  • C. do imperialismo, no contexto das atuações marcadas pela “política do grande porrete”, das quais são exemplos as participações nas independências de Cuba e do Panamá.
  • D. da grande depressão econômica dos anos 1930, no momento em que os EUA saíam para o mar em busca de matéria-prima e mercado consumidor para reaquecer a sua economia.
  • E. das independências da América Espanhola no início do século XIX, em um momento em que os EUA pretendiam garantir a hegemonia sobre a América por meio da “Doutrina Monroe”.

Um dos objetivos centrais da construção da estrada de ferro discutida no trecho foi

  • A. estimular o desenvolvimento da indústria paulista, que estaria mais próxima da exportação de seus produtos pelo porto.
  • B. tornar viável a importação de mercadorias por São Paulo, que até então só recebia produtos importados que entrassem no país pelo Rio de Janeiro.
  • C. facilitar o transporte do café do Vale do Paraíba para o porto de Santos, de onde seria exportado para a Europa.
  • D. garantir aos trabalhadores imigrantes vindos da Europa que tivessem acesso livre e direto às fazendas de café do interior e às fábricas da capital.
  • E. escoar o café produzido na região do então chamado “Oeste paulista”, para onde a cafeicultura tinha se expandido recentemente.

O levante citado no trecho foi utilizado como pretexto para a

  • A. aliança do Brasil com o Eixo no contexto imediatamente anterior à Segunda Guerra Mundial, o que provocou reação imediata dos EUA em busca do apoio do Brasil no conflito.
  • B. escalada autoritária que levou ao golpe do Estado Novo em 1937, tendo sido utilizado como justificativa para a aplicação do mecanismo do estado de sítio por parte de Vargas.
  • C. cassação do mandato de deputados e senadores eleitos pelo PCB no contexto do governo constitucional, pondo fim à existência legal do partido que vinha desde a sua fundação em 1922.
  • D. restrição imposta aos trabalhadores de só poderem se organizar em sindicatos controlados pelo Estado, neutralizando a ação política autônoma do movimento operário.
  • E. criação do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), que foi organizado por Vargas com o objetivo de perseguir os movimentos políticos de oposição ao governo.

O que explica esse desenvolvimento é

  • A. a Reforma Protestante.
  • B. a Contrarreforma.
  • C. o Renascimento Urbano.
  • D. o Mercantilismo.
  • E. o Absolutismo.

Observe as imagens a seguir.

Acerca do conflito dos anos 1930 representado nas duas imagens, é correto afirmar que é considerado um “prelúdio da Segunda Guerra” por ter colocado em oposição

  • A. o norte e o sul.
  • B. os desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
  • C. os católicos e os protestantes.
  • D. os fascistas e os antifascistas.
  • E. os comunistas e os capitalistas.

  • A. abolição das economias nacionais devido à fusão de indústrias e de empresas capitalistas em escala global.
  • B. criação de blocos econômicos internacionais com a participação dos países de economia socialista.
  • C. dificuldades econômicas conjugadas com a descrença na capacidade de sua solução pelos meios democráticos.
  • D. independência das colônias africanas devido ao d esequilíbrio provocado pelas revoluções nacionalistas.
  • E. enfraquecimento do Estado na maioria das nações devido ao controle da economia pelos trabalhadores.

  • A. democratização do uso de armas nucleares, o que tornou possível o seu emprego por pequenos grupos de guerrilheiros.
  • B. existência de equilíbrio nuclear entre as maiores p otências, somada à grande corrida armamentista.
  • C. expansão da ideologia da paz armada, que estimulou as potências a equiparem os países pobres com armas nucleares.
  • D. predominância de uma potência nuclear em escala global, que interfere militarmente nos países subdesenvolvidos.
  • E. formação de uma associação internacional de potências nucleares, que garantiu uma paz duradoura e ntre os p aíses.

  • A. procura de formação de blocos econômicos regionais, com a finalidade de resistir ao domínio imperialista.
  • B. privatização das empresas estatais, com a venda de ações das grandes indústrias nas bolsas de investimento.
  • C. liberalização econômica, com a abertura dos mercados nacionais aos capitais financeiro
  • D. política de socialização da economia brasileira, com o controle da produção pelos trabalhadores.
  • E. presença estatal em setores estratégicos da economia, com a limitação de investimentos particulares.

O processo de redemocratização do Brasil avançou em 1979, com a extinção do Ato Institucional número 5 (AI-5) e a anistia política. Ele foi, de certa forma, consolidado, em 1982, com

  • A. a adoção de medidas econômicas liberais.
  • B. a criação da Lei de Segurança Nacional.
  • C. as eleições diretas para os governos estaduais.
  • D. a extensão do direito de voto aos analfabetos.
  • E. a vitória da oposição no Colégio Eleitoral.
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