Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    Reformista.

  • B.

    Oligárquico.

  • C.

    Integralista.

  • D.

    Totalitário.

  • E.

    Tenentista.

  • A.

    facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.

  • B.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

  • C.

    diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.

  • D.

    estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.

  • E.

    respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.

  • A.

    preocupada com o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, com grandes investimentos nas ferrovias e hidrovias.

  • B.

    de substituição de importações por meio da ampliação da receita do governo, que concentrou recursos destinados à industrialização.

  • C.

    sustentada no controle pelo Estado da infraestrutura e da indústria básica, com as outras áreas da economia nas mãos do capital nacional.

  • D.

    voltada para o desenvolvimento industrial nacional, sem a participação do capital estrangeiro e com forte investimento estatal.

  • E.

    que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.

  • A.

    João Goulart, às vésperas do golpe de 1964.

  • B.

    Getúlio Vargas, às vésperas do suicídio, em 1954.

  • C.

    Jânio Quadros, às vésperas da renúncia, em 1961.

  • D.

    Costa e Silva, às vésperas do AI-5, em 1968.

  • E.

    Figueiredo, às vésperas da Lei da Anistia, em 1979.

  • A.

    Destacamento de Operações de Informações.

  • B.

    Projeto Reação.

  • C.

    Escola das Américas.

  • D.

    Grupo de Segurança Nacional.

  • E.

    Operação Condor.

  • A.

    fizeram apologia à luta armada, por considerá-la a única forma possível de resistência ao autoritarismo.

  • B.

    promoveram pouca mobilização nas ruas durante todo o período, devido à forte repressão do Estado.

  • C.

    com atuações diversas, tiveram destaque no processo de abertura, como na luta pela anistia e nas Diretas Já.

  • D.

    constituíram desde 1964 uma frente de oposição à ditadura conhecida pelo nome de “Frente Ampla”.

  • E.

    foram importantes como forças de oposição até 1968, mas tiveram pouca atuação do AI-5 às Diretas Já.

  • A.

    a maior parte dos seus militantes tinha origem nas camadas populares, principalmente operários e camponeses.

  • B.

    as discordâncias com o PCB estavam relacionadas à perspectiva nacional democrática e reformista do partido.

  • C.

    teve papel de destaque a partir de 1968 e só perdeu fôlego em 1979, com a promulgação da Lei de Anistia.

  • D.

    costuma ser pouco estudada pelos historiadores, pois o seu papel na luta contra a ditadura foi secundário.

  • E.

    a atuação ocorreu apenas no campo, pois na cidade não havia alvo que interessasse aos guerrilheiros.

  • A.

    a organização do trabalho era primitiva, de tal forma que não havia conflito social e transformação.

  • B.

    as formas de organização social não mudavam ao longo do tempo, e portanto não tinham história.

  • C.

    o trabalho especializado impedia que houvesse luta de classes, considerada o motor da história.

  • D.

    eram sociedades que não conheciam a escrita, e portanto não produziram documentos textuais.

  • E.

    poucos vestígios dessas sociedades foram preservados, impossibilitando a escrita da história da época.

  • A.

    a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.

  • B.

    nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo “feudalismo” ou uma mesma “servidão” nos quatro cantos do continente.

  • C.

    nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.

  • D.

    dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.

  • E.

    priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como “Idade das Trevas”.

  • A.

    teve um papel secundário nas sociedades da Antiguidade, sendo pouco discutida mesmo entre os especialistas.

  • B.

    a caracterização das relações de trabalho é pouco importante na compreensão das formas de organização social.

  • C.

    as formas de escravidão no presente são em muito diferentes da escravidão que havia na Antiguidade.

  • D.

    desde que o Brasil aboliu a escravidão, o tema tornou-se ultrapassado e afastado da realidade do aluno.

  • E.

    os temas só têm concretude quando relacionados às questões econômicas, o que não é o caso da escravidão antiga.

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