Lista completa de Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Reformista.
Oligárquico.
Integralista.
Totalitário.
Tenentista.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.
reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.
diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.
estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.
respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
preocupada com o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, com grandes investimentos nas ferrovias e hidrovias.
de substituição de importações por meio da ampliação da receita do governo, que concentrou recursos destinados à industrialização.
sustentada no controle pelo Estado da infraestrutura e da indústria básica, com as outras áreas da economia nas mãos do capital nacional.
voltada para o desenvolvimento industrial nacional, sem a participação do capital estrangeiro e com forte investimento estatal.
que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
João Goulart, às vésperas do golpe de 1964.
Getúlio Vargas, às vésperas do suicídio, em 1954.
Jânio Quadros, às vésperas da renúncia, em 1961.
Costa e Silva, às vésperas do AI-5, em 1968.
Figueiredo, às vésperas da Lei da Anistia, em 1979.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Destacamento de Operações de Informações.
Projeto Reação.
Escola das Américas.
Grupo de Segurança Nacional.
Operação Condor.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
fizeram apologia à luta armada, por considerá-la a única forma possível de resistência ao autoritarismo.
promoveram pouca mobilização nas ruas durante todo o período, devido à forte repressão do Estado.
com atuações diversas, tiveram destaque no processo de abertura, como na luta pela anistia e nas Diretas Já.
constituíram desde 1964 uma frente de oposição à ditadura conhecida pelo nome de Frente Ampla.
foram importantes como forças de oposição até 1968, mas tiveram pouca atuação do AI-5 às Diretas Já.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a maior parte dos seus militantes tinha origem nas camadas populares, principalmente operários e camponeses.
as discordâncias com o PCB estavam relacionadas à perspectiva nacional democrática e reformista do partido.
teve papel de destaque a partir de 1968 e só perdeu fôlego em 1979, com a promulgação da Lei de Anistia.
costuma ser pouco estudada pelos historiadores, pois o seu papel na luta contra a ditadura foi secundário.
a atuação ocorreu apenas no campo, pois na cidade não havia alvo que interessasse aos guerrilheiros.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a organização do trabalho era primitiva, de tal forma que não havia conflito social e transformação.
as formas de organização social não mudavam ao longo do tempo, e portanto não tinham história.
o trabalho especializado impedia que houvesse luta de classes, considerada o motor da história.
eram sociedades que não conheciam a escrita, e portanto não produziram documentos textuais.
poucos vestígios dessas sociedades foram preservados, impossibilitando a escrita da história da época.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.
nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo feudalismo ou uma mesma servidão nos quatro cantos do continente.
nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.
dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.
priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como Idade das Trevas.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
teve um papel secundário nas sociedades da Antiguidade, sendo pouco discutida mesmo entre os especialistas.
a caracterização das relações de trabalho é pouco importante na compreensão das formas de organização social.
as formas de escravidão no presente são em muito diferentes da escravidão que havia na Antiguidade.
desde que o Brasil aboliu a escravidão, o tema tornou-se ultrapassado e afastado da realidade do aluno.
os temas só têm concretude quando relacionados às questões econômicas, o que não é o caso da escravidão antiga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...