Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de História da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. comprovam a ausência de preconceitos raciais na sociedade brasileira.
  • B. garantem à sociedade direitos democráticos, assim como a salvaguarda das diferenças cultural e étnica.
  • C. caracterizam o Brasil, desde a independência, como país democrático.
  • D. legitimam a liberdade de crença no Brasil, com a união entre Estado e religião.
  • E. reconhecem a impossibilidade de implantação da democracia plena no Brasil.

  • A.

    apesar de ser uma tarefa difícil, tanto para os colonizadores espanhóis quanto para os historiadores contemporâneos, é fundamental sujeitar a realidade aos seus próprios métodos de conquista ou de análise histórica.

  • B.

    a incompetência demonstrada pelas sociedades pré-colombianas em conduzir sua própria história foi consequência de sua incapacidade de estabelecer modelos civilizatórios semelhantes aos dos europeus.

  • C.

    um modelo pronto e acabado não foi uma aspiração exclusiva dos colonizadores espanhóis nem da análise histórica de muitos pesquisadores, porém, seu principal problema consiste em obrigar a realidade, por bem ou por mal, a adquirir a forma do modelo.

  • D.

    a superioridade cultural dos espanhóis à época da conquista da América foi benéfica para os indígenas, visto que estes não possuíam seus próprios modelos e viviam como animais selvagens.

  • E.

    a História da América não começa com o passado indígena porque a inexistência de modelos nestas sociedades impossibilita que o historiador desenvolva métodos de análise e de reconstituição histórica.

  • A.

    familiarizar os alunos com as ideias sobre masculinidade e feminilidade, de forma a reforçar convenções e regras sociais e reagir às mudanças.

  • B.

    mostrar aos alunos que a ideia de “gênero” deturpou o sentido mais correto do “sexo biológico” como definidor de identidades e papéis sociais.

  • C.

    resgatar a ideia de que “ser homem” e “ser mulher” são concepções atemporais, que não se alteram ao longo do tempo, determinadas por características naturais.

  • D.

    ensinar aos estudantes que existem as relações sexuais naturais, que devem ser aceitas socialmente, e as artificiais, que devem ser questionadas.

  • E.

    capacitar os estudantes para perceber a historicidade e as transformações de concepções, mentalidades, práticas e formas de relações sociais.

  • A.

    extrativismo e a vulcanização da borracha.

  • B.

    cultivo da beterraba e a produção açucareira.

  • C.

    plantio de mandioca e a produção de farinha.

  • D.

    cultivo da uva e a produção de vinho.

  • E.

    curtume e a criação de gado.

Assinale a alternativa correta sobre os motivos que provocaram a redução do fluxo imigratório para o Brasil a partir da década de 1930.

  • A.

    A crise mundial iniciada em 1929 e as mudanças políticas na Europa e no Brasil.

  • B.

    Os protestos internacionais contra a irrestrita política de imigração do governo Vargas.

  • C. O desinteresse da burguesia nacional decorrente da baixa produtividade do imigrante.
  • D.

    As críticas aos impostos cobrados pelo governo brasileiro para subsidiar a imigração.

  • E.

    Os estímulos à imigração inviabilizados pela corrupção dos agenciadores nacionais.

  • A.

    a fundação de missões religiosas, organizadas para conter as invasões de colonos espanhóis em terras portuguesas.

  • B.

    o trabalho nas minas de ouro, descoberto no início do século XVIII, na capitania de Goiás.

  • C.

    a criação de animais de carga para serem fornecidos para as regiões exploradoras dos metais preciosos.

  • D.

    o Tratado de Madri, que reconheceu as terras de Goiás e do Mato Grosso como posse permanente de Portugal.

  • E.

    a produção de tabaco e arroz, duas mercadorias fundamentais para o escambo de escravos na África.

  • A.

    as práticas econômicas liberais, que já eram dominantes em grande parte do continente europeu desde o início do século XV, tornaram-se o fator determinante para que a colonização da América fosse efetivada a partir de 1500.

  • B.

    a grande perseguição aos numerosos protestantes portugueses após as primeiras decisões do Concílio de Trento, situação que obrigou o Estado português a optar pela criação de colônias de povoamento em várias regiões do Brasil.

  • C.

    a consolidação da União Ibérica em fins do século XVI, pois a associação com o poderoso Império espanhol possibilitou a Portugal os primeiros grandes investimentos na produção de açúcar e na generalização do tráfico de escravos.

  • D.

    as intrincadas relações diplomáticas que envolviam Portugal, Inglaterra e França desde o século XIV, pois interessava aos ingleses o início da colonização do Brasil com o objetivo de evitar que a França colonizasse a América.

  • E.

    as novas ideias religiosas concretizadas na Reforma Religiosa, que teve como resposta por parte da Igreja Católica a criação da Companhia de Jesus, que mandou missionários para o Brasil com o intuito de catequizar as sociedades indígenas.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, III e IV.

  • A.

    Patrimonialista.

  • B.

    Cordial.

  • C.

    de Compromisso.

  • D.

    Subdesenvolvido.

  • E.

    Agroexportador.

  • A.

    do Primeiro Reinado, quando D. Pedro I outorgou a Constituição de 1824, fazendo do Brasil um país laico.

  • B.

    da Regência, em que uma das principais reivindicações em várias rebeliões era a laicidade do Estado.

  • C.

    do Estado Novo, em que Getúlio Vargas perseguiu e combateu a Igreja visando a centralização do poder.

  • D.

    da República Velha, quando foi promulgada a Constituição de 1891 que estabelecia a separação entre o Estado e a Igreja.

  • E.

    do Segundo Reinado, devido à “questão religiosa”, enfrentamento entre a Igreja e a maçonaria que se tornou questão de Estado.

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